domingo, 27 de setembro de 2015

VINDE A MIM

Texto Bíblico: Mateus 11:28-30


28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.




O amor do nosso Pai celestial e a graça do Seu amado Filho Jesus sejam com todos! 

Hoje, vamos meditar nesta tão conhecida passagem do evangelho de Mateus, onde o Senhor Jesus se apresenta como o alívio e descanso para as nossas almas cansadas.


v.28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

O convite amoroso do Senhor Jesus é o "vinde a mim". O convite é livre, e é para você e para mim. Para os ricos e para os pobres. Aqui não há nenhum requisito para você se aproximar do Pastor das nossas almas. Nele descansamos e temos alívio nas "águas tranquilas" e nos "pastos verdejantes" do salmo 23. Certamente Ele nos faz repousar em segurança!

Ele é o Deus vindo em carne no qual seu discípulo João, repousou a cabeça no seu peito (João 13:23). Ele deseja que cada um de nós se achegue à Sua presença sem medo e descanse! "No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor."(1 João 4:18). Que cada um de nós lance fora o medo e a dúvida. O amor de Deus é expresso em Seu filho, e através dele temos livre acesso ao Pai. 

A promessa do Senhor da mansidão é que os que forem a Ele, jamais ele lançará fora! "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora"(João 6:37). E mesmo que você tenha pecado, Ele, o justo, é o seu advogado. "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo"(1 João 2:1).

E o mesmo escritor disse acerca dele: 

"O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos olhos, o que contemplamos e o que as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida"(1 João 1:1 - Sociedade Bíblica Britânica).

Jesus é palpável, acessível e Ele sentiu as mesmas coisas que nós sentimos no nosso corpo de carne. Ele, como Deus, se humanizou, pois Ele é o "Verbo da Vida", ou seja, a Palavra pela qual o mundo foi feito! Ele tem prazer em interagir com aqueles que apelam à sua misericórdia e ao seu socorro. Nos 4 evangelhos, a gente pode ver o quanto Jesus atendeu às pessoas, se solidarizou com elas, chorou e se moveu de íntima compaixão.

O vinde é para todos aqueles que se sentem cansados e oprimidos com os cuidados da vida e com as preocupações cotidianas. Ele é o nosso descanso espiritual que nos livra e do peso e do julgamento religioso. 

Ele é o alívio e o bálsamo para nossas feridas. Com a Sua obra consumada na Cruz, nos é oferecida a paz pelos nossos pecados já perdoados. Por causa dos seus ferimentos (pisaduras) também somos curados.

"O castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." (Isaías 53:5)


v.29 - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.


1 - TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO:

Definição da palavra "jugo": s.m. A canga com que se jungem(prendem) os bois para puxarem o arado ou o carro.
Junta de bois. Forca por baixo da qual os romanos faziam passar os inimigos vencidos.

Fig. Opressão material ou moral: conservar alguém sob seu jugo.

Preito de obediência. Sacudir o jugo, procurar libertar-se.

Aqui há outro convite, depois do "vinde" que é o "tomai sobre vós o meu jugo". Jesus não impõe peso sobre ninguém. A religião e seus costumes sim! Temos que separar o que é ensinamento de Jesus daquilo que é doutrina de homens. Eu posso dizer de mim mesmo, que o momento em que Jesus veio em minha vida, eu fui sendo mudado e moldado aos poucos. Fui largando hábitos que não me interessavam mais. A mudança ocorre de dentro para fora.

Isso aconteceu não porque veio alguém me dizendo "isso pode" ou "isso não pode". Foi uma obra interior feita pelo Espírito Santo! Tanto foi, que até hoje, não sinto falta das coisas que ficaram para trás. Na Palavra de Deus, há uma passagem em Colossenses que traduz isso que acabei de escrever:

"Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens."(Colossenses 2:20-22)

Note que o apóstolo Paulo usou a palavra "carregam" no sentido de que possíveis "irmãos" estavam colocando peso ou jugo sobre outros! Jesus vivia repreendendo os fariseus de sua época pela maneira hipócrita de imporem jugos aos outros e eles mesmos não praticavam aquilo que ensinavam:

"Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los."(Mateus 23:4)

Começamos na fé apoiados na graça do Senhor, mas depois, fazemos conta de um monte de "leis santificadoras" que vão nos cansando com o passar do tempo. Começamos no espírito, mas depois terminamos na carne! 

"Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?"(Gálatas 3:3).

Agora, vamos prestar atenção no significado da palavra insensato: adj. e s.m. Que ou o que perdeu a razão; louco, insano.
Que ou o que é contrário ao bom senso.

Trocando em miúdos, Paulo estava chamando os gálatas de pessoas loucas, insanas e que tinham perdido a razão da sua fé! Isso serve de exemplo para nós, mesmo que esta palavra possa  demostrar uma falta de respeito, ela nos alerta para não cairmos em armadilha.

O apóstolo Paulo discursava ainda sobre isso no capítulo 5 de Gálatas! Esta igreja estava sendo influenciada pelos judaizantes que impunham um "jugo" através da observação de ordenanças da antiga aliança. Uma delas era a circuncisão.

"Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão." (Gálatas 5:1) 

O versículo acima nos alerta quanto a nos colocarmos novamente sob o jugo da servidão! É séria esta advertência! No mundo sem Cristo, havia vários jugos de crendices, costumes e modas que nós carregávamos sem saber. Só soubemos o que era viver sem jugo quando conhecemos a liberdade em Cristo! "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor." (Gálatas 5:13) 

Então, cabe a nós, o bom senso de observarmos o nosso chamamento à liberdade em Cristo e não à libertinagem. Portanto esta "dupla" liberdade no Senhor é sublime, pois não é limitada nem por ensinamentos religiosos humanos e nem pelos rudimentos do mundo.

Esta questão do jugo religioso é tão séria que foi tratada logo no primeiro concílio da Igreja em Jerusalém: “Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós?” (Atos 15:10).


2 - E APRENDEI DE MIM, QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO:

O exemplo do Senhor Jesus compreende a mansidão e a humildade. Vem de alguém que sendo Deus, tomou a forma humana! Ele se esvaziou de Si e se humilhou. O termo em grego para designar este esvaziamento é "kenosis". "De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens"(Filipenses 2:5-7).

Aprendemos de Jesus, quando lemos nos evangelhos, que Ele se acomodou às coisas humildes. Comia o pão de cada dia como qualquer outra pessoa e com qualquer tipo de pessoa. Algumas vezes, os pecadores e publicanos lhe faziam companhia às refeições. 

Noutras vezes, o Senhor dormiu ao relento ou era convidado a pousar numa simples residência. Se apiedou da multidão, dando-lhe o que comer e também a fartou espiritualmente com as suas palavras. Lavou o pé dos seus discípulos. Chorou quando soube da morte de Lázaro.

E o que falar dos momentos em que os pecadores vinham a Ele em busca do perdão dos pecados. Ele os perdoava, tirava-lhes o jugo e não os julgava! E os muitos que Ele curou e teve piedade da situação calamitosa em que se encontravam? Em tudo, havia a marca do amor de Deus em Seus atos.

Jesus nasceu numa manjedoura e seguiu a sua vida sem luxos. Ele é aquele sem parecer e sem formosura de Isaías 53. Terminou a Sua obra morrendo numa rude cruz, mas teve uma ressurreição gloriosa ao terceiro dia!!! O Senhor quer que aprendamos dele, pois Ele foi o exemplo vivo dos seus próprios ensinamentos. Ele deseja que o observemos na maneira de agir ou de falar através da Sua viva e eficaz Palavra.

De fato e de coração Ele é manso e humilde. Ou seja, no íntimo ele é assim e deseja que sejamos como Ele. Ele não era como os fariseus com seus discursos vazios. O seu discurso tinha autoridade.

Não sejamos crentes só da "boca para fora", mas em espírito e em verdade adoremos a Deus e pratiquemos a Sua Palavra. Isto vai muito além de um manual de boa conduta. São palavras transformadoras quando as praticamos! "Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha"(Mateus 7:24).


3 - E ENCONTRAREIS DESCANSO PARA AS VOSSAS ALMAS:

Jesus é aquele em quem podemos descansar e esperar. Não devemos nos perturbar por coisas alguma! "Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim"(João 14:1).

A Palavra de Deus diz assim: "Descansa no SENHOR e espera nele" (Salmo 37:7a). Há outro trecho em que somos convidados a descansar n'Ele: "Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR" (Salmo 27:14).

Se você espera no Senhor, você estará descansando. Através da sua oração Deus estará agindo e concederá paz e certeza ao seu coração.

No Antigo Testamento, Deus anima seu servo Moisés com estas palavras: "Disse, pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar"(Êxodo 33:14)Hoje, podemos ter esse descanso na pessoa amada e bendita do Filho de Deus. Devemos descansar nossas almas nele e lançar todas as nossas preocupações e anseios sobre ele! "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós"(1 Pedro 5:7).

Deus abençoou e santificou o sábado para o descanso do povo de Israel. Vemos aí o símbolo de Cristo como o nosso Descanso Sabático. Ele é o perfeito e santo filho de Deus que santifica todos os que creem n'Ele. Assim como Deus santificou o sábado, Ele santificou Cristo e o enviou ao mundo (João 10:36).

Há uma música cristã chamada "O teu trabalho é descansar em Mim", cuja letra retrata exatamente o descanso em Cristo:

"Não tenha sobre ti
Um só cuidado qualquer que seja
Pois um somente um
Seria muito para ti

É Meu somente Meu todo trabalho
E o teu trabalho é descansar em Mim
É Meu somente Meu todo trabalho
E o teu trabalho é descansar em Mim"


v.30 - Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

O próprio sacrifício de Jesus subiu como cheiro suave a Deus, pois Ele prontamente se entregou para morrer em nosso lugar. "E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave" (Efésios 5:2). 

O Senhor opera com mansidão, e com suavidade, trata as suas ovelhas. Ele não é como o mercenário que não cuida do rebanho. O Sumo Pastor dá a sua vida pelas ovelhas: "Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas"(João 10:15).

Quando Jesus advertiu os fariseus que queriam apredejar uma mulher adúltera, ele disse aos acusadores religiosos: "Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela"(João 8:7).

Se você tem sido acusado e julgado injustamente pelos fariseus atuais, lembre-se que em Jesus Cristo você pode encontrar o fardo leve do perdão de seus pecados! "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito" (Romanos 8:1).

No mesmo capítulo 8 de João, o Senhor acalenta a mulher com palavra branda e isenta de condenação, e também diz a ela para não pecar mais: "E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais" (João 8:10-11). 

Em Cristo Jesus encontramos salvação, e assim somos livres do jugo da condenação eterna. Nele encontramos também o perdão dos nossos pecados, sendo nós livres do fardo da culpa!

Veja o testemunho que João Batista dá acerca de Jesus: "No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (João 1:29).

Irmãos e leitores, vamos ao Senhor, para que ele nos livre dos jugos e fardos desta vida!



OBSERVAÇÃO: Algumas informações deste post foram tiradas do Blog Leia A Bíblia e da Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário