sábado, 26 de setembro de 2015

Por que estás abatida, ó minha alma?

Texto Bíblico: Salmo 42:11


"Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus".



Amados do Pai, sejam com todos vós a alegria e, junto com ela, a força do Senhor!

Na semana passada, eu estava orando e pedindo respostas a Deus, nosso Pai. Eu me encontrava, de certa forma, abatido e desesperançoso acerca de muitas coisas e precisando muito de que Deus falasse comigo. A resposta que me veio à mente foi um trecho do hino 193, "A Alma Abatida", da Harpa Cristã:

"Por que te abates, ó minha alma?
E te comoves, perdendo a calma?
Não tenhas medo, em Deus espera,
Porque bem cedo, Jesus virá".

Este trecho acima é o refrão, mas na verdade, eu não me lembrava do hino inteiro. Somente as palavras "por que te abates, ó minha alma?" e "em Deus espera". Era o que eu precisava para o momento, e assim que estas palavras vieram à minha mente, eu senti paz. Achei muito carinhoso da parte de Deus, que através do Seu Santo Espírito, me confortasse desta maneira! O interessante é que o hino é baseado no salmo 42.

O salmista faz a pergunta a si mesmo sobre o por quê da sua alma estar abatida. Talvez nem ele mesmo soubesse o motivo aparente da sua inquietação. Eram muitas as lutas que ele passava e os inimigos indagavam onde estaria o Deus dele!

A mesma coisa parece se repetir em nossa vida. Queremos uma resposta para todos os acontecimentos desagradáveis à nossa volta e nem sabemos por que estamos inquietos. Assim parece que Deus está longe, não é mesmo? Qual o motivo da sua perturbação hoje? O que perturba você por dentro?

Há um anseio dentro de cada um de nós que precisa ser respondido! Só Deus poderá atendê-lo!

No início do salmo 42, o escritor fala do seu anseio pelo Senhor. Ele deseja a presença e o conforto de Deus, assim como o cervo brama(berra) pelas águas! Ora, era uma situação de emergência!

Assim também somos nós que, prontamente, desejamos o alívio e os cuidados do Senhor. No versículo 2, ele diz assim: "A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo".

Isto mostra a situação de dependência vital que temos do nosso Pai amado, e também, de estarmos alimentados espiritualmente através da comunhão com Ele, que é a nossa fonte de satisfação pessoal. 

E é por isso que temos necessidade da pessoa amada do Senhor, pois Ele é o Deus que habitou entre nós, o Senhor Jesus. Ele é o Pão do Céu que nos sacia plenamente:

"E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede"(João 6:35).

Irmãos, acredito que para cada anseio nosso, Deus vai responder a oração, segundo a vontade e o tempo dele. Acredito que Ele, em primeiro lugar, quer acalmar a sua/minha alma e depois dar a resposta de que tanto precisamos.

Creia que o Senhor mandará a Sua misericórdia e ouvirá a sua oração! Ele é o Deus da sua vida! Você tem passado por lutas, e se sente cercado de inimigos e não encontra onde sossegar a sua alma? Este salmo é para você! As respostas estão com o próprio Senhor, e ele não se esqueceu de você! 

A primeira resposta para você é esperar no Senhor, e se a Palavra diz assim, é bom esperar mesmo, pois: "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?"(Números 23:19)

Situação de abatimento viveu também o apóstolo Paulo. Por muitas lutas, privações e perseguições este servo do Senhor passou, mas não se deixou abater de todo. Ele sabia em Quem ele cria e o Senhor o fortalecia e o enchia de esperança sempre!

"Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:12-13).

Precisamos usar o exemplo do apóstolo Paulo, que instruído pela graça de Deus, passou por todas essas situações descritas no versículo acima. Só assim poderemos dizer que podemos todas as coisas em Cristo que nos fortalece!

Deus quer que esperemos em Sua providência! Nós ainda vamos ter muitos motivos para agradecer e louvar ao Senhor, mesmo antes dele nos responder! O motivo principal é Ele mesmo, Sua pessoa amada e Sua presença, e por causa do Seu filho, Jesus Cristo, ser a nossa salvação.

Então a resposta para nós hoje é imperativa: "ESPERA EM DEUS"! 

Irmãos amados, que Deus nos alegre, e sempre e nos mantenha animado!

*(Agradeço ao Senhor por me inspirar a escrever estas palavras aqui no blog. Dedico esta postagem especialmente aos meus irmãos em Cristo, Rona, Ellie, Heve e Hesté. Que o Senhor vos abençoe, amados do Pai.)

Um comentário: