sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A silenciosa manifestação do Evangelho

Texto Bíblico: Isaías 42:1-3


¹Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.

²Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça.

³A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça.





A Paz do Senhor Jesus transborde em vossos corações!

Queridos e amados do Senhor sejam bem-vindos!!

Muitos acham que a pregação do Evangelho é sinal de aglomeração, de agitação, e por que não dizer, de tumulto! O pretexto é que todos ouçam as boas novas aos gritos nas praças, nas ruas, nas grandes avenidas e em estádios lotados para se fazerem ouvidos e vistos!!!

O Senhor Jesus, ao contrário, preferiu o anonimato a ser um pregador de multidões! De fato, Ele pregou para multidões, mas também em secreto ensinava aos mais chegados outras verdades do Reino de Deus. 

A cana pode ser usada como um símbolo de fraqueza e fragilidade. Ele não esmagou os pequeninos como a religião costuma fazer, antes os admoestou e trouxe esperança a aqueles cuja a vida estava por um fio. Lembre-se, Jesus não apaga o pavio que fumega, antes Ele acende a chama da esperança da vida! Ele é a Vida Eterna!

Parece que hoje, a simples explanação da Palavra de Deus não é suficiente! Temos que fazer shows e incluir testemunhos miraculosos para que a multidão venha. Entretanto, nada disso alcançará uma única pessoa, se em secreto, o Espírito Santo não convencê-la de que é pecadora e precisa da justiça de Cristo. "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo"(João 16:8).

Vocês conseguem se lembrar deste texto em Lucas? "E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém." (Lucas 24:47). O Evangelho começou a ser pregado em maior escala na cidade de Jerusalém. Mas antes, ele começou a ser pregado em pequenos lugares como as casas e os cenáculos. Até em sinagogas ele foi pregado!

Antes de tudo, o Evangelho do Reino começou a fazer efeito individualmente no coração de cada pessoa. Foi algo silencioso, espetacular e miraculoso. Foi como o grão de mostarda ensinado por Jesus:

"Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos." (Mateus 13:31-32)

Sabe qual é a grandeza do Evangelho? A transformação interior do homem pecador em nova criatura! Em João 3:1-7, Nicodemos reverencia Jesus como rabi e mestre e exalta os sinais feitos pelo Senhor, mas nada disso importava para Ele: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus"(João 3:3).

O Evangelho não é milagres e espetáculos que se fazem em nome do Senhor Jesus. É uma manifestação individual e silenciosa, de convencimento de que sem Jesus eu nada posso e dele dependo: "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer"(João 15:5). 

Cada indivíduo no Senhor é sal e luz num mundo insípido e escuro: "Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte"(Mateus 5:13,14).

Estamos na era da internet onde tudo tem que ser mostrado, escrito e registrado com fotos e vídeos. Estamos também na era de aparências enganosas e de "caras e bocas" religiosas. A exteriorização da vida religiosa é manifesta na televisão e na rede mundial de computadores com muito exibicionismo individual, grandiosos feitos em auditórios e um show de efeitos especiais. 

Avistamos um "mar" de ovelhas sem ter a direção do Pastor Verdadeiro, pois individualmente nunca se converteram e estão perdidas e afogadas na religiosidade. Falar em arrependimento e pecados incomoda e não "vende" o produto religioso.  

"E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor" (Mateus 9:36).


EM SECRETO!



Jesus enfatizou mais o interior do que o exterior nos seus ensinos. A mudança vem de dentro e se externaliza nas nossas ações e obras. Do contrário, viveremos só de aparências como os "sepulcros caiados" e com o nosso coração longe de Deus!

"E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente." (Mateus 6:5-6)

Jesus pregou à multidão no capítulo 6 do Evangelho de Mateus, mas enfatizava o encontro individual de cada um de nós com Deus. Veja que ele usou a palavra "secreto" 6 vezes nesse capítulo. Ele nos ensinou que esmola, oração e jejum se fazem em silêncio e de maneira sossegada diante do Pai. 

Não precisamos externalizar nada! Não precisamos nos sentir pressionados a fazer grandes sacrifícios. Jesus não nos impõe jugos e pesos religiosos! (Mateus 11:30) 

Chega e basta de vivermos de aparências! Libertemo-nos da nossa própria hipocrisia!

"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres."(João 8:36)

Deus seja louvado e o Seu nome seja engrandecido em nossas vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário