segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Salvação e Vida Eterna

Texto Bíblico: 1 João 5:11-13


11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.

12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.

13 Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.




Irmãos e queridos leitores, a graça e paz de Nosso Senhor Jesus Cristo sejam com todos vocês!

Bem, hoje gostaria de falar sobre o tema "Salvação e Vida Eterna", que é uma das bases da nossa fé em Jesus Cristo.  Sabemos que a salvação é um dom gratuito que só Deus pode dar: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor"(Romanos 6:23).

A salvação não é dada por méritos, justiça própria ou por obras. Somo salvos pela graça: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9).

Poderíamos citar aqui dezenas de versículos sobre a salvação e de como ela se opera, porém o meu intuito é ficar principalmente nos versículos de 1ª João 5 e meditar em cada um deles.


v.11 - E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.


O apóstolo João sabia e foi testemunha de que o Senhor Jesus Cristo é a própria vida eterna. Ele havia andado com o mestre e ouvido de perto as Suas palavras e ensinamentos. O testemunho vem do próprio Filho de Deus em quem a vida eterna está contida. Ele é o doador da vida eterna!

Ou seja, quando você creu na Palavra que foi pregada, e teve consciência que a salvaçáo vem através de Jesus Cristo, a sua fé apontou tão somente para Ele e não para algo que você tenha feito de bom. Você tomou conhecimento que obra nenhuma poderia salvá-lo e reconheceu seus pecados e se arrependeu.

Foi assim que você foi aceito em definitivo por Deus, através do Senhor Jesus! A obra de salvação foi consumada com a morte e sacrifício de Jesus na cruz: "ESTÁ CONSUMADO!"

Se você reparou no verbo "DEU" no versículo acima, pôde notar que ele se encontra no passado, e por isso é um ato consumado na morte expiatória de Jesus Cristo. Assim, Deus deu, e não pediu nada em troca por isso. Ele simplesmente deu a vida eterna, pois Ele a dá a quem quiser.


v.12 - Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.


Se você tem o Filho, Jesus Cristo, como seu Salvador e Senhor, você já tem a vida eterna. Quem ainda não O recebeu, não tem a vida eterna! Pronto, é isso de maneira literal mesmo!

Notamos que o verbo "TEM" está no presente. Ou seja, já temos ou possuimos o dom da vida eterna neste exato momento. Isto quer dizer que fomos salvos em Jesus Cristo desde o início da nossa caminhada com o Senhor. Podemos ainda analisar o tempo verbal de mais este versículo:

"Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece" (João 3:36).

De novo, o verbo "ter" aparece no presente do indicativo. Quando acreditamos na inspiração da Palavra de Deus, devemos ter em mente que o tempo verbal também foi inspirado. Aqui não fala "terá" a vida eterna. 

O verbo é inspirado no presente para dar a certeza da nossa salvação na pessoa de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Hoje desfrutamos um pouco daquilo que vai se consumar na eternidade com Deus. A salvação é algo que vem de Deus e é assegurada por ele!

Entretanto, para aquele que não crer, não haverá a possibilidade da vida eterna e ainda vai permanecer sob a ira de Deus. Que situação apavorante, não acha? 

Nós um dia fomos objetos da ira de Deus, mas pela sua própria misericórdia, nos livrou da morte eterna! Por isso que o livro de Hebreus fala para nós atentarmos para uma tão grande salvação:

"Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram"(Hebreus 2:3).

A salvação é mais que uma obra grandiosa, se posso dizer assim, é gloriosa e eterna. Na obra da salvação, Jesus tomou sobre ele os nossos pecados, levou nossa culpa, pagou nosso preço e morreu em nosso lugar(substituição).

Os benefícios desta obra expiatória, com o derramamento do sangue de Jesus, puderam nos proporcionar a aceitação e o acesso direto ao Pai, justificação de nossos pecados, reconciliação com Deus, redenção, filiação de Deus, paz, alívio, cura etc.


v.13 - Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.


O apóstolo João se preocupou em escrever a epístola e frisar sobre a segurança do salvo em Cristo. Ele escreveu para os que já criam em Jesus, o Filho de Deus, e queria assegurar-lhes a promessa gloriosa da vida eterna.

"Tendes" está no presente do indicativo, e na 2ª pessoa do plural(vós). Portanto, a ideia é a mesma do versículo anterior, ou seja, a salvação é uma posse presente!

Ele reforça isso, para que possamos crer que a vida eterna e a nossa salvação está em Jesus Cristo!

1 João 5:20 mostra que o Senhor Jesus Cristo é o verdadeiro Deus e a vida eterna!!!  "E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna".



A IDEIA DE ESCREVER ESTE POST

 Foi numa reunião na igreja, quando o Senhor colocou a vontade em meu coração para escrever sobre este assunto.

Salvação é mais do que livramento da condenação eterna. Não é algo que buscamos por medo, só para nos livrar do fogo do inferno! Salvação é motivo de festa no Céu e alegria quando um pecador se arrepende.Salvação é para agora! Para que o Senhor nos livre do presente século.

Cuido eu, que muitos irmãos andam receosos de perder a salvação e outros ainda não se "sentem" salvos. Primeiro, a salvação é um dom de Deus que é gratuito, é pela graça e por meio da fé.

Você não precisa se sentir salvo, apenas tem que crer que é salvo baseado na promessa da Palavra de Deus! Ninguém poderá dizer a você que não é salvo, nem homem e nem o diabo! Se houver pecado a confessar, confesse! Se houver coisas que estão atrapalhando você na sua comunhão com Deus, peça graça ao Senhor para que o livre.

Como a salvação é individual, o Senhor Jesus tratará cada um conforme o caso e conforme a luz que você tem da Palavra de Deus. Não se condene naquilo que Ele já o perdoou. Hoje, você é nova criatura e as coisas velhas já se passaram. Não desanime!

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo"(2 Coríntios 5:17).


O CAPACETE DA SALVAÇÃO

Há um versículo nas Escrituras que fala que devemos tomar o capacete da salvação: "Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus" (Efésios 6:17).

"Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e da caridade e tendo por capacete a esperança da salvação"(1 Tessalonicenses 5:8).

Capacete é uma armadura que protege a cabeça. Não é à toa que sofremos ataques contra nossa mente. O nosso inimigo é ardiloso e nos lança dúvidas contra a nossa fé, tentando nos desestabilizar.  Umas das dúvidas mais frequentes e que assombram muitos crentes é sobre a salvação. Ser ou não ser salvo, eis a questão.

Então, inspirado pelo Senhor, Paulo convoca os irmãos a tomar tão importante armadura que guarda a cabeça dos ataques malignos. Para que este capacete seja eficaz, você precisa reforçá-lo com a Palavra de Deus.

O desejo do Pai é que nossa mente seja guardada e defendida com a certeza da salvação que já foi consumada com o sacrifício de Jesus na cruz. Com isso, prosseguimos com os nossos pensamentos seguros de que somos salvos, não baseados em nossas forças, mas na misericórdia do Senhor.


PALAVRAS DITAS PELO NOSSO SALVADOR E SENHOR JESUS CRISTO:

1 - "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora" (João 6:37).

2 - "E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia"(João 6:39).

3 - "E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um" (João 10:28-30).

4 - "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre" (João 14:16).


A SALVAÇÃO É IMPORTANTE!

Se por acaso, você leitor, que chegou até aqui (...e acredito que não foi por acaso), leu este texto e se sentiu tocado por estas palavras. Receba o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador e ele será também o Senhor da sua vida! Fale a Deus que você deseja ter a vida eterna em Jesus Cristo a partir deste exato momento!

Você pode até pensar que foi você quem O procurou para ser salvo. Na verdade, Ele o amou primeiro e o escolheu para Si! O desejo para que você seja salvo parte dele em primeiro lugar! "Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro"(1 João 4:18-19).

"Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores"(Romanos 5:8).

"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda"(João 15:16).

"Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida"(Romanos 5:10).

"Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo"(Romanos 10:13).

“Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts 5:9).

Deus seja glorificado por tão grande salvação consumada através do Seu Filho na cruz, que nos salvou a todos nós os que cremos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário