quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Desperta, tu que dormes!

Texto Bíblico: Efésios 5:14




"Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá".




A Paz do Senhor Jesus seja com todos vocês, amados irmãos em Cristo!

Todos nós já passamos alguma vez por um tipo de sono espiritual, não é mesmo? Ficamos indiferentes aos acontecimentos à nossa volta e preferimos ficar só como espectadores. Muitas vezes, o pecado nos rodeia de perto e nem fazemos menção de combatê-lo ou denunciá-lo. A situação de anestesia parece nos tomar conta, pois não temos boas perspectivas acerca de nós mesmos, e muito menos, do mundo que nos cerca.

Não podemos nos acomodar, e achar que está tudo de conformidade com as Escrituras, só porque Jesus está voltando, e não há mais esperança para este mundo! Isto seria uma desculpa escapista! O que não devemos é andar em conformidade com este mundo (Romanos 12:2). Devemos começar a mudança em nós mesmos, que vai do "não se conformar" ao "deixar-se transformar" pela razão do nosso entendimento.

Se não tomarmos cuidado, vamos nos "mumificando" espiritualmente e nos acostumando com o padrão deste mundo, que na verdade, não é coerente com coisa alguma! E sabemos que mundo jaz no maligno e a humanidade está perdendo o senso do ridículo!!!

Irmãos e caros leitores, acredito que estamos presenciando na atualidade um padrão ou um "jeito ninivita-de-ser", ou seja, discernimento natural e espiritual zero! Nulo! Sem lei e sem moral nenhuma!São aquelas palavras que o Senhor Deus falou a Jonas alertando-o da condição miserável dos habitantes de Nínive:

"E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?" (Jonas 4:11).

Contudo, Deus deseja que os seus filhos amados e sonolentos despertem, se levantem, e não só respondam a razão da esperança que há neles, como proclamem o nome daquele que ressuscitou dentre os mortos!




DESPERTA, TU QUE DORMES



Sim, é para você e para mim este despertamento!  O primeiro passo é despertar e ficar ciente da nossa situação e daquilo que nos rodeia. Há muito mais ainda por viver e compreender do que só lamentar. Tem ainda coisas "grandes e firmes" que o Senhor ainda quer nos mostrar!

Deus quer que nos levantemos deste sono e lamentação hoje e agora! Tem coisas ainda a serem aperfeiçoadas em você e em mim! Tem ainda ovelhas que o Senhor quer ajuntar no Seu aprisco: "E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim" (João 17:20).

Agradeça hoje ao Senhor por você andar com Ele e na Sua luz! Tenha em mente que você é um privilegiado e pode discernir melhor as situações da vida. Você pode se achar pouco, não sendo nenhum Elias ou Paulo, mas aquilo que Deus propôs a você, cumpra como voto de gratidão a Ele!Não fique parado! Ore! Leia as Escrituras! Se não estiver com vontade, peça ajuda ao Espírito Santo! Cristo quer te esclarecer, portanto levante-te dentre os mortos!



EMBARAÇOS


Fora isso, ainda tem os embaraços desta vida que aparecem para atrasar a nossa carreira em Cristo!!! Este versículo em Hebreus vem de encontro ao que está sendo comentado aqui:"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta"(Hebreus 12:1).

Aqui há uma diferença entre pecado que é errar o alvo e embaraço! Embaraço é algo que pode fazer você "andar devagar" e prendê-lo espiritualmente. Embaraço também pode deixar você sonolento!

Significado de Embaraço: s.m. Obstáculo, empecilho, impedimento.Para exemplificar melhor o que poderiam ser esses embaraços, posso citar alguns exemplos:

- Assiduidade quase diária em programas de televisão em geral: filmes, novelas, seriados etc.

- "Amizades e conversas" pouco espirituais: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores"(Sl 1:1).

- Excesso de tempo gasto com video games, internet, redes sociais, com a tv etc.

- Alimentado pensamentos e atitudes consumistas.

- Excesso de tempo gasto com a vaidade física.
Com isto, não quero criar um emaranhado de leis de "não pode isso" e "não pode aquilo outro"! Só quero exemplificar o assunto. O meu desejo é que cada um de nós saiba com o Senhor usar o tempo em cada atividade e sempre dando prioridade para aquilo que é mais edificante e espiritual. Não digo que com isso, seja meditação e oração a todo o momento!

A recomendação é a sabedoria que Deus nos dá para administramos o tempo, que cada vez mais anda curto! Devemos usar as coisas deste mundo sem muito apego, como nos recomenda a palavra: "Os que usam as coisas do mundo, como se não as usassem; porque a forma presente deste mundo está passando"(1 Coríntios 7:31 - NVI).


LEVANTE-TE DENTRE OS MORTOS


Vamos nos levantar e nos deixar desatar e ficar livres da mesma maneira de Lázaro, quando foi ressuscitado pelo Senhor Jesus! O Espírito Santo é quem vai operar mais essa obra na nossa vida!"Tendo assim falado, clamou em alta voz: Lázaro, sai para fora. Saiu aquele que estivera morto, ligados os pés e as mãos com faixas, e envolto o seu rosto em um lenço. Disse-lhes Jesus: Desatai-o e deixai-o ir" (João 11:43-44).

Levantemos da nossa tumba espiritual e andemos iluminados por Cristo! Deixando de lado tudo aquilo que "mumifica" e impede a gente de ir para fora, ou seja, nossos trapos de imundícia, a nossa justiça própria. Somos agora justificados somente por Cristo (Romanos 5:1).


DEVEMOS CONDENAR AS OBRAS DAS TREVAS!


Palavra de Deus ainda diz que devemos condenar as obras das trevas: "E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as"(Efésios 5:11). Não devemos dar lugar ou perder mais tempo com as obras das trevas! Elas não fazem mais parte da nossa vida em Cristo!

No contexto de Efésios 5 são elas:

Impureza(impudicícia, imoralidade), avareza(apego excessivo às riquezas), fornicação(relação sexual entre pessoas que não são casadas), chocarrices(gracejo arrogante, presunçoso; zombaria ou desrespeito), parvoíces(imbecilidades) e torpezas(que demonstra baixeza, indecências e obscenidades) .


Por que devemos condenar estas obras infrutuosas das trevas?

1) Porque, como o próprio nome diz são "infrutuosas", significa que não dão frutos ou são infrutíferas, ou seja, praticando-as ficaremos estéreis espiritualmente!

  2) Hoje estamos ligados na videira verdadeira, que é Cristo Jesus, e assim, produzimos naturalmente bons frutos: "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer"(João 15:5).

 3) Porque, hoje, somos luz e a Luz verdadeira nos ilumina! Hoje, ao contrário, temos o fruto do Espírito em nossas vidas (Gálatas 5:22,23).

Antes, andávamos de qualquer maneira e achavamos o máximo a escuridão! Não havia um padrão para nós, mas agora o nosso chamamento é para andar na luz do Filho de Deus. Seguindo o mesmo pensamento, João Batista testificou do Senhor Jesus:

"Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo"(João 1:9).Pela liberdade para a qual fomos chamados, o nosso caminhar deve ser com o Senhor e na luz!


SOMOS FILHOS DA LUZ


"Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz"(Efésios 5:8). Então, quando você anda na luz, o seu testemunho estará denunciando o que está em trevas e não terá mais prazer em praticar coisas que agora dão vergonha só de pensar. 

Jesus veio para nos levar para Sua luz, onde estamos seguros das obras das trevas. Antes vivíamos mortos espiritualmente e não tínhamos esperança de dias melhores:"O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz"(Isaías 9:20).


E CRISTO TE ESCLARECERÁ


Esclarecer: Fazer ficar claro; disseminar luminosidade; iluminar: a luz. 

Jesus Cristo é a luz, ele vai nos esclarecer! Vai deixar tudo claro para nós e não vai haver engano em que caminho devemos seguir! Hoje o convite é para resplandecer no Senhor, pois a glória d'Ele está sobre a nossa vida: "Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti"(Isaías 60:1).

Cristo quer nos esclarecer, portanto, levantemo-nos dentre os mortos! Queridos irmãos e leitores, que a luz do Senhor nos esclareça em tudo!!!

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário