sábado, 26 de dezembro de 2015

AMIGOS DE JESUS

Texto Bíblico: João 15:13-15



13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

14 Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

15 Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.


Que as bençãos de Nosso Deus e Pai em Cristo Jesus sejam com todos!

Como ser amigo de Jesus? A resposta está dada nesta passagem do Evangelho de João. O exemplo maior vem d'Ele que deu sua vida de livre e espontânea vontade para que nós pudéssemos ter o perdão dos pecados e a vida eterna: "Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai"(João 10:17,18).

Primeiro, vemos o exemplo do Pai em João 3:16, que "amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito". Deus, ao enviar o Seu Filho unigênito, e doá-lo como sacrifício em resgate dos homens, demonstrou Seu amor infinito pelo mundo que estava perdido. 

Jesus, como o Filho de Deus, seguiu o exemplo paterno. Ele foi o exemplo de alguém que pode dar o melhor ao seu próximo. Quando Ele deu a sua vida, a deu por inteiro. Não foi só o tempo gasto com o seu ministério, suas curas e seus ensinos, mas foi a sua vida doada literalmente no sacrifício da cruz.

Nós devemos imitar o exemplo de Cristo, seguindo-o e dando a nossa vida pelos nossos irmãos. O apóstolo João descreve isso de maneira clara: "Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos"(1 João 3:16). Percebemos nessas passagens, que o amor vem ligado ao ato de dar a vida por alguém. É algo feito pensando na vida e no bem estar de seu semelhante. A partir disso, vamos nos examinando interiormente pela Palavra de Deus e percebendo o quanto estamos próximos ou não dos ensinos do nosso Mestre.

Então, se somos amigos de Jesus, lembremos de tudo aquilo que Ele nos ensinou e pratiquemos a Sua Palavra. Teremos a amizade de Jesus se fizermos o que Ele nos manda. Ele nos ensinou da parte do Pai e cumpriu todos os Seus mandamentos. "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor"(João 15:10). Vemos aqui, uma descrição de amor condicionada à obediência aos mandamentos divinos.

O apóstolo João descreve toda esta ação de amar-obedecer: "Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados"(1 João 5:2,3). O detalhe é que os mandamentos de Deus não são pesados, pois se baseiam no amor a Deus e ao próximo.

Jesus nos disse que o Seu ensino é oriundo de Sua mansidão e humildade, algo que traz descanso à alma humana, pois traz toda a suavidade e a leveza do coração do Mestre :"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve"(Mateus 11:29,30).

Ele é o nosso fiel professor da escola bíblica da vida, não só dominical, mas de todos os dias da semana. Ele nos ensina com o seu exemplo de vida, e com a autoridade de quem é um praticante vivo da Palavra de Deus, e não como aqueles que só lidavam com as Leis: "Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas"(Mateus 7:29).

E é por isso que Jesus nos chama à prática de Sua palavra, para sermos firmes e verdadeiros em nossa fé: "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha"(Mateus 7:24). O apóstolo Tiago nos admoesta a levar a sério a prática das Escrituras: "E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos"(Tiago 1:22). A palavra cumpridores no texto em grego é "poiétés", que significa: executor, realizador, alguém que obedece ou cumpre a lei.

Para sermos amigos de Jesus, devemos praticar/obedecer os Seus ensinos. É uma forma de agradá-lo, não só com louvores e adoração, mas com verdadeira ação. Amizade é quando depositamos a confiança em alguém que é chegado a nós e onde há uma aceitação, fidelidade e companheirismo em comum. Quando nos relacionamos com Jesus, devemos lembrar que Ele é uma pessoa real e provida de sentimentos.

Já como amigos e não mais servos dele, Jesus deseja revelar tudo aquilo que Ele sabia da parte do Pai, nos confidenciando em palavras, ensinos e parábolas tudo acerca do nosso Criador. Ele quer nos revelar Deus, fazendo-O conhecido por todos nós.

"Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra. Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti; Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste"(João 17:6-8).

Chegamos a conclusão que nosso maior amigo, Jesus Cristo, deseja a nossa obediência, amizade e intimidade, nos revelando n'Ele o amor de Deus pelos seus filhos. O intuito desta amizade com Cristo nos leva a uma maior aproximação e comunhão com Deus "E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja"(João 17:26).

2 comentários:

  1. Paz do Senhor Jesus! O artigo ficou muito bom, pela Graça de Deus em sua vida. Continue assim amado irmão. OBS: Você gostou mesmo dessas caricaturas, hein?! hehehehe.

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor Jesus! Desculpe-me pela demora em responder. São motivos de honra a sua visita e o seu comentário aqui no blog. Haha! Sim, é interessante a expressão de alegria deste desenho de Jesus. Isto fica em conformidade com o tema da postagem. A amizade com Jesus é sempre um motivo de júbilo para quem a tem.

    ResponderExcluir