terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Seu corpo, mas as regras não são suas! (PARTE 2)

Texto Bíblico: Isaías 7:14


Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.




A Paz do Senhor Jesus seja com todos! 

E como gostaria que fosse paz mesmo! Já que para alguns que gostam de instaurar uma guerra ideológica, não há a verdadeira paz interior no seu ser. Vivem de polêmica. Como se isso fosse mudar o rumo do mundo para melhor. Bem, pensar e discordar todos tem direito, mas respeitar a fé alheia ninguém quer.

Meu Corpo, Minhas Regras - Olmo e A Gaivota /
 My Body, My Rules - Olmo and The Seagull

Este texto é a segunda parte do texto que fala sobre o polêmico vídeo "Meu Corpo, Minhas Regras - Olmo e A Gaivota". Aqui abordaremos o tema sobre o nascimento virginal de Nosso Senhor Jesus Cristo. No texto exposto pelos artistas, eles dizem que Maria engravidou virgem e que isto foi "sem sexo, sem corpo, sem desejo e sem medo" e que a palavra virgindade teria sido "erro de tradução do hebraico pro grego ou do aramaico pro hinduísta". Com toda essa encenação artística, dá a entender que o evento da gravidez de Maria foi algo insosso, ou seja, sem graça, desinteressante, tedioso e monótono.

No discurso, eles repetem a expressão "sem sexo" de forma interrogativa umas 3 vezes. Acredito que aí se resuma o pensamento de nossa época que é extremamente hedonista, que cultua tudo o que é prazeroso, onde o sexo tem uma importância exacerbada. Bom, no mínimo tudo isso foi ironia da parte deles (do autor do texto/dos atores), misturada com um pouco de incredulidade e com uma pitada de escárnio e zombaria.


O NASCIMENTO VIRGINAL DE JESUS CRISTO


O nascimento virginal de Jesus Cristo foi um acontecimento único na história da humanidade. Foi o agir sobrenatural de Deus que resultou no nascimento do Seu Filho. Jesus veio ao mundo de forma distinta aos demais seres humanos. Este acontecimento foi predito pelo profeta Isaías por volta de 700 anos antes de Jesus nascer. Uma profecia messiânica havia se tornado um fato verdadeiro, então "o Verbo se fez carne, e habitou entre nós"(Jo 1:14). O sinal de Deus foi que a virgem permaneceu virgem após a concepção sobrenatural através do Espírito Santo.


"E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; 

E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. 

Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. (Mateus 1:20-23).

Na passagem acima, José é avisado em sonho por um anjo. Estes seres celestiais geralmente aparecem em eventos de grande importância nas narrativas bíblicas. Toda a dúvida e temor de José foi tirada após a mensagem do "não temas" e a explicação de que a gravidez de Maria fora obra do Espírito Santo. 

Jesus não é um homem qualquer, Ele é aquele que nos salva do poder escravizador do pecado. Moisés havia sido levantado por Deus para libertar Israel da escravidão do Egito. Era uma missão temporal e passageira, apesar dos 400 anos de cativeiro israelita. 

Jesus Cristo veio ao mundo para ser o Salvador e Libertador de toda a humanidade cativa pela natureza pecaminosa. Ele nos libertou do poder do pecado temporal e e sua ação se estende pela eternidade, pois os salvos herdarão um corpo incorruptível e imortal: "Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade"(I Coríntios 15:53).


"SEM SEXO, SEM CORPO, SEM DESEJO E SEM MEDO"





Bem, vamos analisar o evento da visitação do anjo Gabriel a Maria e o anúncio do nascimento do Messias:

1) Sem sexo: Deus pode fazer o impossível e Sua ação de trazer vida pode ser sobrenatural(Ver Gênesis 1). Ele pode usar um método incomum e gerar vida. A gravidez de Maria foi obra do Espírito Santo: "E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus"(Lucas 1:31). E a resposta do anjo quanto à maneira que ela havia de conceber foi dada: "E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus"(Lc 1:35).

2) Sem corpo: Como sem corpo? Quer evento mais maravilhoso do que este? "O Verbo se fez carne, e habitou entre nós"(Jo 1:14). Ele foi gerado no ventre de uma mãe humana e assim pôde nascer em um corpo de carne, mas sem pecado. Jesus é o Emanuel, o Deus conosco, o Deus que é tangível, ou seja, é Aquele que pode ser tocado e sentido pelo tato humano: "O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida"(I João 1:1).

3) Sem desejo: Será? Depois que Maria foi instruída através do anjo Gabriel, ela se rendeu à vontade de Deus: "Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra"(Lc 1:38). (Aqui, novamente, na versão de Lucas, a aparição de um anjo aponta para um evento importantíssimo na história da humanidade).

Maria muito se alegrou em espírito por ter sido agraciada por Deus com a missão de ser a mãe do Salvador: "Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada"(Lucas 1:46-48).

4) Sem medo: Maria não teve medo, mas se sentiu temerosa pelas palavras que o anjo Gabriel havia lhe dito: "E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. (Lucas 1:28,29). No texto em grego, a expressão "turbou-se muito" pode ter o sentido de "surpreender-se muito, estar profundamente preocupado", segundo o Dicionário Bíblico Strong.


A IMPORTÂNCIA DO NASCIMENTO 
VIRGINAL DE JESUS


Se Jesus tivesse nascido pelos meios normais e sua concepção fosse fruto de um relacionamento sexual, ele teria herdado a natureza pecaminosa de Adão. Sendo assim, Ele não estaria apto para ser o nosso Salvador, pois também necessitaria de um Redentor para livrá-lo do pecado. Jesus é representado no Antigo Testamento pela figura do cordeiro sacrificial que tinha de ser sem mancha e sem defeito. Para ser aceito pelo Pai, Ele teria que ser o Cordeiro perfeito para um sacrifício eficaz e completo. 

O sacrifício de Cristo compreende dois importantes aspectos:

- Levar nossos pecados (morte substitutiva - Jesus levou a culpa do pecado sobre Si).

- Tirar o pecado do mundo (sacrifício único e eficaz de Jesus que cancela o efeito do pecado totalmente e justifica o homem perante Deus). 

A passagem em Hebreus mostra isso:

Em Hebreus 4:15 temos: "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado". 

Na versão da Bíblia de Darby: "For we have not a high priest not able to sympathise with our infirmities, but tempted in all things in like manner, *sin apart".

Não diz sem pecar, mas sem pecado, ou "pecado à parte" numa tradução mais literal. Sem a natureza caída. É por isso que Ele vem da mulher; Maria foi o receptáculo (a parte receptiva) mas o princípio ativo da concepção, ao invés de ter sido um homem trazendo o pecado em si, foi o Espírito Santo de Deus.(http://www.respondi.com.br/2012/07/jesus-era-sem-pecado.html)


NASCIMENTO VIRGINAL DE JESUS É TAMBÉM UM DOGMA NO ISLAMISMO!


Para quem não sabe, o nascimento virginal de Jesus Cristo é um dogma cristão e também islâmico. Esta doutrina foi adotada universalmente pela igreja cristã no século II e está contida no Credo de Niceia e no Credo dos Apóstolos (Versões católica e luterana). Igrejas como a Católica, Ortodoxa e Protestante adotaram esta doutrina que é de suma importância à fé cristã.

"Os muçulmanos respeitam e reverenciam Jesus (que a paz esteja sobre ele). Eles o consideram um dos grandes mensageiros de Deus para a humanidade. O Alcorão confirma seu nascimento virginal, e um capítulo do Alcorão é intitulado ‘Mariam’ (Maria). O Alcorão descreve o nascimento de Jesus como se segue:

  (Lembre) quando os anjos disseram, “Ó Maria, Deus deu a você boas novas de uma palavra vinda Dele (Deus), cujo nome é o Messias Jesus, filho de Maria, reverenciado nesse mundo e no Outro, e um dos próximos (a Deus). Ele falará às pessoas de seu berço e como homem, ele será um dos virtuosos.” Ela disse, “Meu Senhor, como poderei ter um filho se nenhum mortal me tocou?” Ele disse, “Assim (será). Deus cria o que Ele quer. Se Ele decreta algo, Ele diz apenas ‘Seja!’ e é. (Alcorão, 3:45-47)". (http://www.islam-guide.com/pt/ch3-10.htm)


IMPORTANTE: ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO PARA MAIORES DETALHES SOBRE O TEMA DO NASCIMENTO VIRGINAL DE JESUS

[VÍDEO-RESPOSTA] JESUS NASCEU DE UMA VIRGEM? (Meu Corpo, Minhas Regras) DO CANAL DO YOUTUBE Jackson Jacques (https://www.youtube.com/user/blogdojackson/videos)


A PALAVRA VIRGEM NOS ORIGINAIS HEBRAICO E GREGO 


Usando o Dicionário Bíblico Strong como base para as traduções, temos:

Isaías 7:14 - "Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel". 

A palavra virgem em hebraico nesta passagem é ALMAH que significa:

1) virgem, mulher jovem
1a) em idade para casamento
1b) moça ou recém-casada
Não há ocorrência pela qual possa ser provado que esta palavra designa uma mulher que não é virgem. (DITAT).

Mateus 1:23 - "Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco".

A palavra virgem em grego nesta passagem é PARTHENOS que significa:

1) virgem
1a) virgem núbil, com idade de casar
1b) mulher que nunca teve relação sexual com um homem
1c) filha núbil de alguém
2) homem que se absteve de toda sujeira e prostituição presente na idolatria, e assim
manteve sua castidade
2a) alguém que nunca teve relação com mulheres

Significado de núbil: Do latim nubile. Quer significar o atingimento da idade legal mínima para contrair núpcias; estar preparado, pronto, para casar-se; condição daquele que se encontra apto a casar.

Assim terminamos a 2ª parte do texto em resposta ao vídeo "Meu Corpo, Minhas Regras - Olmo e A Gaivota". O primeiro passo para a fé é crer que Deus existe de fato e o segundo passo seria aceitar que muitos fatos bíblicos sem explicação científica são obras miraculosas de Sua mão e que os aceitamos pela fé.

A Deus seja toda a glória, a honra e o louvor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário