quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

E NASCEU JESUS, O NOSSO SALVADOR...

Texto Bíblico: Lucas 2:9-14



9 E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.

10 E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:

11 Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

12 E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.

13 E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:

14 Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.




A Paz do Senhor Jesus seja com todos!

Nos dias atuais, muito se discute sobre a validade de se comemorar o Natal. Algumas pessoas fazem ligação desta celebração com as festas pagãs do solstício de inverno e da saturnália, com as suas trocas de presentes. Baseados em relatos históricos, outros afirmam que os cristãos primitivos não tinham o costume de comemorar o dia do nascimento de Jesus até os 3 primeiros séculos da história da Igreja.

O nascimento de Jesus Cristo foi um fato verdadeiro e histórico. Teve o dia, mês e ano certo para o Salvador vir ao mundo. Ele nasceu, viveu, estudou, trabalhou, ensinou o Evangelho, fez milagres, preparou seus discípulos, encarou a Sua missão de morrer em favor dos pecados dos homens, e por fim ressuscitou dos mortos. Quando celebramos a Ceia do Senhor lembramos da Sua morte e todo evento sacrificial pelo qual Ele passou, derramando Seu sangue e tendo o corpo partido na cruz.

Os outros fatos ligados ao Natal vem da mitologia com os seus deuses pagãos que só existiram no imaginário de seus adoradores. Não tem o que se comparar quando o seu coração é posto em adoração ao verdadeiro Deus e ao Seu Filho Jesus Cristo. Não nos prostramos diante de árvores e nem rendemos louvores à Mitra, Papai Noel ou a qualquer outro deus no Natal e nem uma outra data! 

O que é atribuído ao Natal é o consumismo e o materialismo desenfreados que deturpam o sentido verdadeiro desta comemoração. O fato é que o Natal está mais ligado a uma comemoração secular com teor comercial do que a uma festa religiosa. A ausência de um significado espiritual leva as pessoas a se preocuparem mais com o que comer e o que beber, e com o que vestir do que com o próprio nascimento de Jesus[vocês se lembram do que Ele nos ensinou no sermão da montanha sobre estas coisas materiais: "Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?"(Mateus 6:31)].

O que muitos não percebem que o verdadeiro Natal é o momento em que o Nosso Salvador Jesus Cristo entrou no mundo em um corpo humano. Ele nasceu de uma virgem, pelo poder do Espírito Santo. Seu nascimento é um fato único e miraculoso. O evento da vinda do Messias ao mundo foi algo impactante, pois a glória do Senhor se manifestou visivelmente e causou grande temor naqueles que a presenciaram(v.9). 

Outro fato interessante, é que um anjo, um mensageiro de Deus, anunciou as novas de grande alegria "que será para todo o povo"(v.10). Anjos aparecem em eventos de extrema importância na narrativa bíblica, e neste caso, foi o do nascimento do Rei do reis. A notícia de extrema alegria não só abrangeria umas poucas pessoas, mas seria dividida com todo o povo. O Evangelho que pregamos hoje em dia são as boas novas de salvação para toda a humanidade, que é motivo ainda de maior alegria. Contudo, isto só foi possível com o nascimento do Filho de Deus. Nascimento-Ministério-Morte-Ressurreição são todas as fases interligadas na existência de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Jesus nasceu na cidade de Belém, que é a mesma cidade de nascimento do rei Davi. No versículo 11, notamos que o escritor atribuí a Jesus três títulos: Salvador, Cristo e Senhor.

A) SALVADOR: Ele é o nosso Salvador. Ele é a nossa salvação dada por Deus(Jo 3:16) e o agente de nossa redenção através do Seu sangue(Colossenses 1:14).

B) CRISTO: Aquele que é ungido, consagrado para uma função específica. Ele é único e incomparável: "E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele"(Colossenses 1:17).

C) SENHOR: Todo poder no céu e na terra foi dado a Ele(Mateus 28:18).

No versículo 12, o relato do anjo nos revela que o nascimento de Jesus foi um acontecimento tão glorioso, mas que Ele foi foi envolto em panos e deitou-se numa humilde manjedoura. 

Nos versículos 13 e 14, notamos que "uma multidão dos exércitos celestiais" louvaram a Deus, dando Glória a Ele e desejando paz na terra e boa vontade aos homens. Tudo porque, o Príncipe da Paz(Isaías 9:6) veio ao mundo e, anunciou o Seu Evangelho de reconciliação dos homens com Deus, mostrando boa vontade para salvar a humanidade: "Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação"(Romanos 5:10,11).

Depois de visualizarmos o nascimento de Jesus como um acontecimento ímpar, devemos pensar se de fato devotamos a Ele toda a glória devida nesta data natalina. A importância não está no Natal em si, se é uma festa cristã ou pagã, mas n'Aquele que nos é mais valioso do que muitos presentes ou deliciosos banquetes. O importante é lembrar as pessoas de que o Salvador veio ao mundo a primeira vez para nos trazer o gracioso dom de Deus, que é a salvação e vida eterna, e que um dia há de vir uma 2ª vez para julgar o mundo. 

Quer seja no Natal ou no Ano Novo, ou em qualquer outro momento, esteja o Senhor Jesus em nossos pensamentos e façamos tudo para a glória d'Ele. "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus"(I Coríntios 10:31). Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário