terça-feira, 27 de outubro de 2015

A OBRA DE CRISTO E A CONSAGRAÇÃO DOS SACERDOTES NO ANTIGO TESTAMENTO

Texto bíblico: Levítico 8:2,6,12,14,15,18,19,22,23 





Graça e Paz a todos! Hoje vamos continuar no tema a obra sacrificial de Cristo e o sacerdócio no Antigo Testamento. Espero que este pequeno estudo seja um incentivo para a cada dia buscarmos mais e mais a presença de nosso Deus e Pai.

v.2 - Toma a Arão e a seus filhos com ele, e as vestes, e o azeite da unção, como também o novilho da expiação do pecado, e os dois carneiros, e o cesto dos pães ázimos

Hoje todos nós, crentes no Senhor Jesus Cristo, recebemos vestes novas, pois vamos nos despindo do velho homem e nos vestindo daquilo que é novo: "Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos. E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou"(Colossenses 3:9,10). O azeite aqui pode simbolizar o Espírito de Deus. Quando somos salvos, temos a habitação(Gl 4:6), proteção e capacitação(At 1:8) do Espírito Santo. Jesus é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1:29). 

v.6 - E Moisés fez chegar a Arão e a seus filhos, e os lavou com água.

Jesus disse que somos lavados pela Sua palavra: 
"Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado"
(João 15:3). A obra de Cristo incluì a regeneração e santificação do crente. A igreja é alvo da purificação e pela água: "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela. "Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra"(Efésios 5:25,26).

A ideia de termos Jesus Cristo como nosso sumo sacerdote e a limpeza pela água nos é mostrada nestes versículos: "E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus. Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa"(Hebreus 10:21,22). O termo "água limpa" nos mostra que a Palavra de Deus é pura e assim vai nos purificando a cada dia que ouvimos, meditamos e praticamos

v.12 - Depois derramou do azeite da unção sobre a cabeça de Arão, e ungiu-o, para santificá-lo.

Mais uma vez temos aqui a figura do azeite da unção como símbolo de separação, ou seja, de consagração a Deus. Arão, com este ato, é santificado(separado) ao sacerdócio levítico. Ele seria separado definitiva e exclusivamente ao SENHOR. Quando somos chamados por Deus à salvação, somos separados e selados com o Espírito Santo, nos tornando propriedade exclusiva de Deus.

Nesta passagem fazemos um paralelo sobre a unção e Quem nos ungiu: "Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus. O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações"(2 Coríntios 1:21,22).

"Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória"(Efésios 1:13,14).

"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção"(Efésios 4:30).

"O Espírito Santo é referido como o "penhor", "selo" e "garantia" no coração dos cristãos (2 Coríntios 1:22; 5:5, Efésios 1:13-14; 4:30). O Espírito Santo é o selo de Deus sobre o Seu povo, a Sua reivindicação sobre nós como pertencentes a Ele. A palavra grega traduzida como "garantia" nestas passagens é arrabon que significa "penhor", "entrada", isto é, parte do dinheiro de compra ou de propriedade dada antecipadamente como garantia para o resto. O dom do Espírito para os crentes é um sinal da nossa herança celestial que Cristo nos prometeu e garantiu na cruz e, porque com o selo do Espírito, podemos ter a certeza da nossa salvação. Ninguém pode quebrar o selo de Deus"(Neste parágrafo algumas palavras foram modificadas. O texto original se encontra em http://www.gotquestions.org/Portugues/selo-Espirito-Santo.html).

vs. 14,15 - Então fez chegar o novilho da expiação do pecado; e Arão e seus filhos puseram as suas mãos sobre a cabeça do novilho da expiação do pecado; E o degolou; e Moisés tomou o sangue, e pôs dele com o seu dedo sobre as pontas do altar em redor, e purificou o altar; depois derramou o restante do sangue à base do altar, e o santificou, para fazer expiação por ele.

Vemos nos versículos acima que para satisfazer a Lei eram necessárias:

1) A transmissão da culpa sobre o sacrifício
No caso, sobre a cabeça do novilho: "Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados"(2 Pe 2:24).

2) O sacrifício da oferta: 
"Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus"(2 Coríntios 5:21). Cristo se ofertou por nós. Ele se ofereceu para morrer em nosso lugar, ou seja, uma morte substitutiva. "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5:8).

3) O derramamento de sangue para remissão dos pecados: 
"E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão"(Hebreus 9:22). O sacrifício de Jesus cumpriu a exigência da Lei e Seu sangue foi derramado: "Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados"(Colossenses 1:14). Assim sendo, Jesus nos tornou aceitos a Deus pelo seu sacrifício. Fomos perdoados e remidos pelo seu sacrifício.

Significado de Remissão:
s.f. Perdão; ação ou efeito de remir, de receber ou de alcançar o perdão.
Absolvição; ação ou efeito de conceder o perdão, de remitir.

Remissão (direito):
No Direito das obrigações, a remissão é uma forma de extinção da obrigação pela qual o credor perdoa a dívida do devedor, não pretendendo mais exigi-la.

vs.18,19 - Depois fez chegar o carneiro do holocausto; e Arão e seus filhos puseram as suas mãos sobre a cabeça do carneiro; E degolou-o; e Moisés espargiu o sangue sobre o altar em redor.

O sacrifício de Cristo subiu como cheiro suave a Deus. Ele mesmo se ofertou/entregou de livre e espontânea vontade ao Pai em sacrifício pelos nosso pecados. "E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave"(Efésios 5:2).

A palavra usada para holocausto(oferta queimada) em hebraico é olah ou owlah. Segundo o dicionário bíblico Strong significa: 1) oferta queimada ou 2) subida, escada, degraus. 

vs.22,23 - Depois fez chegar o outro carneiro, o carneiro da consagração; e Arão com seus filhos puseram as suas mãos sobre a cabeça do carneiro. E degolou-o; e Moisés tomou do seu sangue, e o pôs sobre a ponta da orelha direita de Arão, e sobre o polegar da sua mão direita, e sobre o polegar do seu pé direito.

Através do sacrifício de Cristo somos consagrados e separados a Deus. Somos capacitados pelo Seu Espírito e pela Sua graça e autoridade. Somos por ele habilitados com o conhecimento e sabedoria. Recebemos o chamamento à salvação, à adoração a Deus, à pregação do Seu Evangelho e às boas obras preparadas para nós de antemão. "O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras"(Tt 2:14). 

Jesus Cristo é nosso intercessor e santificador: "E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade"(João 17:19).

No Antigo Testamento, os sacerdotes serviam no Templo, mas na Nova Aliança temos um chamamento e capacitação para vivermos no mundo, mas não pertencemos mais a ele: "Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal" (João 17:14,15). 

No A.T., os sacerdotes dependiam do seu sustento vindo única e exclusivamente de Deus: "Por isso Levi não tem parte nem herança com seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como o Senhor teu Deus lhe tem falado"(Dt 10:9). No N.T., não é diferente, a nossa dependência em Deus continua, mas está ligada ao Seu Filho: "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer"(João 15:5). 

Jesus Cristo é ao mesmo tempo nosso sustentador e nosso sustento. Ele é o pão do céu que nos sustenta espiritualmente: "Eu sou o pão da vida.Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo"(João 6:48-51).

Para o SENHOR seja a glória para todo o sempre! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário