segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Jesus Cristo, as historietas e as modinhas da internet

Texto Bíblico: João 20:30,31


30 Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro.

31 Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.



A Paz verdadeira do Senhor Jesus Cristo seja abundante a todos!

João e os outros discípulos haviam sido testemunhas de muitos milagres que Jesus fez, mas que não estavam registrados no livro de sua autoria. No evangelho de João, haviam relatos suficientes dos sinais que Jesus fizera no Seu ministério para que fosse gerada fé no coração dos ouvintes e, que assim, pudessem "ter vida em seu nome"(João 20:31). O apóstolo nos escreve de modo a assegurar a nossa crença na divindade de Jesus, apontando que ele é o Cristo, o Filho de Deus. A palavra vida que é "zoe" no texto original grego aponta para algo abundante e cheio de significado:

Significado da palavra Zoe(vida):

Vida real e genuína, vida ativa e vigorosa, devota a Deus, abençoada, em parte já aqui neste mundo para aqueles que colocam sua confiança em Cristo, e depois da ressurreição a ser consumada por novas bênçãos (entre elas, um corpo mais perfeito)que permanecerão para sempre. O apóstolo nos escreve de modo a assegurar a nossa crença na divindade de Jesus, apontando que ele é o Cristo, o Filho de Deus. 

João continua escrevendo no final do seu livro que: "Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém" (João 21:24,25).

Após a morte de Jesus, os fariseus subornaram os soldados romanos que guardavam o túmulo do Senhor, para que mentissem sobre a ressurreição do Messias. Muitos tem seguido esses fariseus antigos e suas dissimulações e mentiras. Eles engrossam as fileiras daqueles que estão impedindo outros de entrarem no reino dos céus: "Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando"(Mateus 23:13).


MODINHAS DA INTERNET


Hoje em dia há muita incredulidade acerca da pessoa do Senhor Jesus Cristo. Há os que afirmam que ele não era o Messias prometido segundo as Escrituras do Antigo Testamento. Outros dizem que a divindade dele foi uma invenção criada pelo imperador romano Constantino. Há aqueles que ousam compará-lo a deuses mitológicos como Mitra ou Hórus por causa de certas semelhanças nos relatos escritos. 




Quando muito, até Moisés tem sido considerado um mago iniciado nos "mistérios egípcios" e não o líder levantado por Deus para conduzir os israelitas à terra prometida. São historietas que são contadas e repetidas bem antes da popularização da internet e que se tornaram "modinhas".  Eu ouço falar desses e outros contos, pelo menos, desde o início dos anos 90 e posso afirmar que "nada há de novo debaixo do sol":

"O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.
Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós"(Eclesiastes 1:9,10).

Com o advento da internet, estas e outras mentiras ganharam proporções ainda maiores, levando muitas pessoas à cegueira e à incredulidade. Estas especulações são comprovadamente enganosas, malignas e sem alicerce. A rede de difamação anda solta apanhando os incautos com mentiras transformadas em "verdades", isto se deve pela constante divulgação e repetição quase "mântrica" dos seus credos falsos. 

Distorcer, polemizar e escandalizar são algumas das missões desses agentes do Maligno. São pessoas corrompidas e peritas em corromper a fé dos outros: "E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé"(2 Tm 3:8).

Geralmente a fé cristã é uma das mais atacadas por essas hordas, que não querem poupar a fé simples daqueles que creem no Senhor Jesus. Tanto engano disseminado está fazendo com que as pessoas deixem de acreditar na mensagem simples e poderosa do Evangelho e fiquem com os sentidos corrompidos: "Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo"(2 Coríntios 11:3).

Podemos lembrar que na ocasião da queda do homem, a serpente distorceu as palavras que Deus ordenara a Adão como mandamento, tornado-as como quase verdade. Por causa dessa astúcia, Eva acabou sendo enganada. 

Significado de Corrompido

Adjetivo
 Diz-se daquilo ou daquele que se corrompeu; que não é puro ou inocente; que foi degenerado ou deturpado.

(Etm. Part. Pass. de: corromper)

A palavra simplicidade em grego é "haplotes" que significa:

1) Singeleza, simplicidade, sinceridade, honestidade de mente.
1ª) Virtude de alguém livre de pretensão e hipocrisia.
2) Não egoísta, sinceridade de coração que se manisfesta pela generosidade.

Muitos aparecem como "profetas", nos alertando que somos vítimas de um sistema religioso babilônico. Alguns deles querem tomar o lugar do Espírito Santo, que nos guia em toda a verdade: "Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar" (João 16:13,14). Vejam bem, o Espírito Santo "não falará de si mesmo". Por essas palavras notamos que alguns "profetas" tem falado por conta própria e não porque Deus os mandou ali para nos alertar. Eles costumam chamar a atenção para si mesmos e se auto-glorificam! 

Você acha que Deus mandaria um profeta dizendo que Jesus não é o Seu Filho e que Ele não é o Cristo? O apóstolo João afirma que "nenhuma mentira vem da verdade". Então porque as pessoas aqui na internet ficam repetindo sempre as mesmas "meia verdades"?

"Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai" (1 João 2:21-23).


Não há quem nos ama mais do que Jesus e o Pai. Vejo que alguns profetas da internet até tem boa intenção em apontar o caminho certo, mas não são eles que vão cuidar de você quando a sua fé estiver abalada, precisando de apoio e consolo. Algumas pessoas só sabem desconstruir a fé cristã, e tentam impedir que os verdadeiros servos construam a sua casa na Rocha verdadeira que é Cristo Jesus.  

Deixo aqui um trecho da letra da música "Crazy World" da banda Rosanna's Raiders(Tradução de Sola Christus, usuário do Youtube):

"Para quem você corre quando precisa de um amigo?
Para quem você corre quando chega ao fim?
Para quem você corre quando seu coração está cheio de medos?
Para quem você corre quando já chorou todas as suas lágrimas?"


BENEFÍCIOS DA FÉ EM CRISTO JESUS

Há muitas coisas que nosso Deus e Pai nos faz através do benefício da intercessão de Cristo. Hoje, Deus nos fala através do Seu Filho (Hebreus 1:1). Por conseguinte, os muitos e verdadeiros testemunhos de servos do Senhor estão falando: os mártires, os heróis da fé, as muitas conversões e libertações, as histórias de curas e milagres comprovadas pela ciência, os relatos da historicidade de Jesus Cristo, a perseguição da Igreja, e muitas outras coisas que apontam para a autenticidade, eficácia e poder do Senhor Jesus Cristo e do Seu Evangelho transformador. 

Portanto, a fé em Cristo trouxe muito mais benefícios ao mundo do que a incredulidade e a rebeldia contra Deus. 

O meu desejo é que cada leitor e irmão da fé ore e peça a Deus a direção do Consolador e não se deixe enganar por qualquer pessoa ou coisa que perturbe a sua fé simples no Senhor Jesus, a nossa Rocha (Mt 7:24,25).

2 comentários:

  1. A paz do Senhor Jesus!

    Amado irmão, esse artigo foi muito eloquente! Que Deus abençoe! Somente um alerta, há dois parágrafos repetidos :"Gostaria que as pessoas acordassem desse transe...".

    Fora isso, ficou muito bom!

    Pastor Ronaldo

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor Jesus seja com você e com a sua família!

    Obrigado pela sua visita aqui no blog, Pastor Ronaldo, e também por me avisar da repetição no texto. Já corrigi e revisei. O artigo está eloquente, é? Heee...Não era esse o meu objetivo, e sim, alertar sobre o desvario que algumas pessoas andam cometendo contra a fé em Cristo.

    Um abraço,

    ResponderExcluir