quarta-feira, 21 de outubro de 2015

"Só, porém não solitário" (Alone, yet not alone). A música que ficou fora do Oscar de 2014

Intérprete: Joni Eareckson Tada



Estou só, porém não solitário
I'm alone, yet not alone
Deus é a luz que me guiará para casa
God's the light that will guide me home
Com Seu amor e ternura 
With His love and tenderness
Conduzindo através do deserto/selva/sertão
Leading through the wilderness
E onde quer que eu possa vagar
And wherever I may roam
Estou só, mas não sozinho
I'm alone, yet not alone

Eu não serei curvado pelo medo
I will not be bent in fear
Ele é o refúgio que eu sei que está perto
He's the refuge I know is near
Em Sua força eu encontro a minha
In His strength I find my own
Por suas fiéis misericórdias mostradas
By His faithful mercies shown
Que tão poderoso é Seu escudo
That so mighty is His shield 
Todo o seu amor é agora revelado
All His love is now revealed

Quando os meus passos estão perdidos
When my steps are lost
E desesperado por um guia
And desperate for a guide 
Eu posso sentir o Seu toque
I can feel his touch
A presença reconfortante ao meu lado
A soothing presence by my side

Só, porém não solitário
Alone, yet not alone
Não me desamparou quando eu estava sozinho
Not forsaken when on my own
Eu posso me apoiar no Seu braço
I can lean upon His arm
E ser levantado do dano/ferimento/ofensa
And be lifted up from harm 
Se eu tropeço, ou se eu sou jogado
If I stumble, or if I'm thrown 
Estou só, porém não solitário
I'm alone, yet not alone

Quando os meus passos estão perdidos
When my steps are lost 
E desesperado por um guia
And desperate for a guide
Eu posso sentir o Seu toque
I can feel his touch
A presença reconfortante ao meu lado
A soothing presence by my side

Ao meu lado!
By my side! 

Ele tem me cercado com o Seu amor
He has bound me with His love 
Vigilantes anjos observam de cima
Watchful angels look from above 
Todo o mal pode ser desafiado
Every evil can be braved
Pelo que eu sei, serei salvo
For I know I will be saved
Nunca assustado por minha conta
Never frightened on my own 
Estou só, porém não solitário
I'm alone, yet not alone

Estou só, porém não solitário
I'm alone, yet not alone






"Alone, yet not alone" (Só, porém não solitário) é uma canção com temática cristã que foi desclassificada da indicação ao oscar de melhor canção original em 2014 pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O motivo teria sido a influência exercida pelo compositor Bruce Broughton, ex-integrante do comitê executivo da Academia e executivo do comitê musical da instituição. Ele havia violado as regras da premiação, enviando e-mails para integrantes do júri e apresentando a música para consideração. A vencedora daquele ano foi a então conhecida "Let it go" do filme Frozen: Uma aventura congelante.

"Alone, yet not lone" é um filme de drama/aventura feito em 2013 nos Estados Unidos. É  dirigido por Ray Bengston e co-dirigido por George D. Escobar (Advent Film Group), estrelado por Kelly Greyson, Natalie Racoosin, Jenn Gotzon, e Clay Walker. O filme recebe o seu título a partir do hino alemão "Allein, und doch nicht ganz allein"(Só, porém não solitário) que freqüentemente a família Leininger canta unida. É baseado no romance de Tracy Leininger Craven do mesmo nome, e na história verdadeira de Barbara e Regina Leininger oriundas de uma família de imigrantes alemães, que foram levadas à força de casa na Pensilvânia pelos índios Delaware no Massacre Creek de Penn 1755, durante a Guerra Franco-Indígena.

 "Alone, yet not alone" é interpretada pela serva do Senhor, Joni Eareckson Tada, que além de cantora, é escritora, palestrante e artista. Ela ficou tetraplégica aos 17 anos devido a um mergulho acidental em um local de águas rasas. É casada com Ken Tada. A autoria musical ficou por conta do compositor Bruce Broughton e a letra foi escrita por Dennis Spiegel. A canção traz a lembrança do salmo 23 e descreve os cuidados de Deus quando nos sentimos solitários e sem esperança. 

Deixo aqui um comentário traduzido do inglês no Youtube: "Eu vi a história sobre essa música e como ela poderia derrotar todas aquelas outras músicas do topo para a indicação ao Oscar e eu não podia acreditar. Eu tinha ouvido o seu canto no passado e pensei que ela era apenas ok(na média) e bastante simples. Esta canção que ela canta é fantasticamente linda. A canção, seu estilo, seu tom de voz e a técnica são absolutamente lindos. Outra pessoa, com mais talento, poderia ter cantado isto, mas sua voz e espírito estão num ajuste total para o poder por trás desta música...".

Em um tempo de carência de hinos e músicas cristãs inspiradas que nos levem a adorar a Deus sublimemente(bem acima da média) e, verdadeiramente diante do Seu trono, "Alone, yet not alone" deveria ser um hino a ser cantado para o louvor, a honra e a glória ao Altíssimo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário