segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A OBRA E A INTERCESSÃO DE CRISTO E O SACERDÓCIO DE TODOS OS CRENTES

Texto bíblico: Hebreus 4:15




"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado".


A Paz do Senhor Jesus Cristo seja com todos! Sejam bem vindos! Espero que o texto seja proveitoso e edificante.




A OBRA E A INTERCESSÃO DE CRISTO


"Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne"(Hebreus 10:19,20). 

Só o Sumo Sacerdote entrava uma vez ao ano no Santo dos Santos: "Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo" (Hebreus 9:7). No Antigo Testamento encontramos esta passagem alusiva: "E isto vos será por estatuto perpétuo, para fazer expiação pelos filhos de Israel de todos os seus pecados, uma vez no ano. E fez Arão como o Senhor ordenara a Moisés"(Levítico 16:34). O capítulo 16 de Levítico descreve com detalhes todo o cerimonial e preparação para o Dia da Expiação.


ILUSTRAÇÃO COPIADA DO SITE ESBOÇANDO IDÉIAS


O véu do Santo do Santos é uma representação do corpo de Jesus. Quando Ele morreu, o espesso véu do Templo de Jerusalém foi partido em dois, de alto a baixo: "E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras (Mateus 27:50,51). Assim sendo, temos acesso ao novo e vivo caminho (Ele é o caminho - Jo 14:6) e à mais íntima comunhão com Deus no Lugar Santíssimo.

O capítulo 17 de João mostra o Senhor Jesus intercedendo por nós em muitos aspectos: a glorificação do Pai em seu Filho,  a glorificação de Cristo em nós, assegurando e confirmando a nossa salvação, a guarda e proteção no mundo e do mal, para que tenhamos uma alegria completa, a nossa santificação, pela nossa perfeição em unidade, para que o amor e do Pai e a presença do Filho esteja em nós, e o desejo de que um dia estejamos com Jesus Cristo glorificado no Céu.

O sacerdócio do Senhor Jesus pode ser visto com riquezas de detalhes no livro de Hebreus. Lá ele é descrito como o nosso Sumo Sacerdote: 

"Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno"(Hebreus 4:14-16). 

Podemos aprender com estes versículos acima que Jesus é o nosso grande sumo sacerdote que está nos céus intercedendo por nós com perfeição. Há uma identificação entre Ele e nós, pois é sabedor das nossas limitações, fraquezas e pecados. Contudo, Jesus foi tentado em tudo, igual a nós, mas não pecou. Assim, devemos ter confiança quando chegarmos em oração diante de Deus, alcançando misericórdia e ajuda quando assim necessitarmos.




O SACERDÓCIO DE TODOS OS CRENTES


"E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém" (Apocalipse 1:6).

O "sacerdócio universal de todos os crentes" ou "sacerdócio universal dos fiéis" foi um dos temas defendidos pela Reforma Protestante do século XVI. Hoje, na Nova Aliança, cada crente pode exercer sua função de sacerdote e oferecer suas orações, serviço, sacrifícios e adoração diretamente a Deus através da obra perfeita de Nosso Senhor Jesus Cristo. Cada um de nós tem um chamado específico da parte de Deus e isto deveria ser um motivo de alegria e honra para cada servo-sacerdote.

Em 1 Pe 2:5,9, somos chamados de "sacerdócio santo" e "sacerdócio real". Isto deixa claro que também nós podemos oferecer sacrifícios(ex.:orações e jejuns) a Deus e o anunciar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo: "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz".

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional"(Rm 12:1).

Na Nova Aliança, o crente é chamado a apresentar o próprio corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. "Vivo" é a maneira dedicada que podemos servir a Deus. "Santo" é porque somos separados para sermos exclusivamente d'Ele. Devemos procurar manter nosso corpo de maneira saudável, e separado de todo tipo de impurezas, sejam elas de vícios e de imoralidade sexual(1 Ts 4:3-5). O sacrifício também deve ser "agradável", pois é com o coração sincero e disposto do "eis-me aqui" que agradamos ao SENHOR.

O serviço a Deus deve ser racional, consciente e espontâneo. Deus quer que sejamos conscientes daquilo que fazemos a ele. Nós vivemos pela fé para agradá-lo, pois servimos a Deus que é invisível. Isto pode parecer incoerente com a racionalidade. "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam"(Hb 11:6). Nós somos aqueles que nos aproximamos de Deus através de Cristo. Através dele podemos chamar Deus de Pai.

Nosso trabalho ao Altíssimo deve ser feito na condição de servo. Tomemos o exemplo de Jesus que tomou a forma de servo e foi humilde até o fim: "Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz"(Filipenses 2:7,8).

Em Marcos 10:43-45, Jesus diz que para ser "grande" e ser "o primeiro" tem que estar disposto a servir. Ele define o seu ministério terreno em servir e resgatar a vida das pessoas: "Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos". 

Segundo o Dicionário Bíblico Strong:

A palavra serviçal em grego é "diakonos".
1) Alguém que executa os pedidos de outro, esp. de um mestre, servo, atendente, ministro.
1a) O servo de um rei.

A palavra servo em grego é "doulos".
1) Escravo, servo, homem de condição servil.
1a) Um escravo.
1b) Metáf., alguém que se rende à vontade de outro; aqueles cujo serviço é aceito por Cristo
para extender e avançar a sua causa entre os homens.
1c) Dedicado ao próximo, mesmo em detrimento dos próprios interesses
2) Servo, atendente.

Não devemos servir para sermos agraciados externamente pelos homens, mas devemos nos dispor espontaneamente, numa atitude íntima e verdadeira que só Deus poderá ver e julgar: "Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus. Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens"(Efésios 6:6,7).

Que possamos aprender com o nosso Eterno Sumo Sacerdote, que é Jesus Cristo, e sermos motivados a exercer a nossa carreira sacerdotal com fé e alegria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário