terça-feira, 26 de dezembro de 2017

FAÇA O BEM E NÃO PEQUE!

Texto Bíblico - Tiago 4:17

Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.

Que a Paz do Senhor Jesus Cristo repouse sobre as nossas vidas!

É imperativo que escolhamos fazer o bem moralmente em primeiro lugar. É uma questão de maturidade da consciência humana que sabe diferenciar o certo e o errado e já não é mais infantil no discernimento.

Quando a nossa consciência é despertada para realizar aquilo que é bom, devemos nos ater em fazer o bem de acordo com o nosso entendimento. Não devemos nos omitir quando podemos escolher o bem e fazer boas obras. 

Boas escolhas vem de uma vida de aprendizado que adquirimos ao longo da nossa existência. Sim, é pecado nos omitirmos em fazer o bem e se ainda for aquilo que Deus colocou em nosso coração.

É pecado tanto para o incrédulo quanto ao crente se omitir em fazer o bem quando esta opção está clara na consciência humana. Deus põe luz em nosso caminho para podermos realizar o bem. O bem deve nascer no nosso coração e assim seguir seu curso natural, sem fingimento e sem má vontade.

É uma questão também de plantarmos o bem para que também o colhamos como fruto de boas obras."E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos"(Gálatas 6:9).

O Senhor Deus deixa claro que, desde os tempos da antiga Aliança com Israel, deseja que Seu povo escolha a vida e o bem. Ele o faz de tal forma que seus ensinamentos estão claros e nítidos para que possamos praticá-los e viver de forma abençoada. 

"Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires. Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal"(Deuteronômio 30:14,15).

Então porque não dizer que estamos muito mais aptos pela Palavra de Deus a praticar o bem do que a fazer o que é mal. É algo que já está engatilhado em nosso ser ao vivenciarmos a Palavra de Deus e os ensinos do nosso Mestre Jesus Cristo! 

Então porque muitos cristãos preferem se omitir em se acertar com Deus e com os seus semelhantes? E o que há de verdadeiro em uma pessoa que se diz servo de Deus e que peca ao não fazer o bem? 

Se fizermos o bem de coração aberto, sempre estaremos de acordo com a vontade de Deus e seremos abençoados. Se fizermos o bem aparentemente e de má vontade, já não será mais o bem que fazemos e sim um mal disfarçado! 

Aprendemos com este versículo a não sermos omissos na prática do bem, e que quando ele estiver ao nosso alcance devemos estar prontos a praticá-lo!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário