quinta-feira, 31 de agosto de 2017

A CORREÇÃO DO SENHOR

Texto Bíblico - Hebreus 12:6-8

Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.

Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?

Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.


Que Deus nos cubra com sua proteção e amor!

Nosso Deus visa sempre o bem estar dos seus amados filhos e também daqueles que um dia farão parte do Seu aprisco. A correção de Deus sempre é baseada em amor, mas por causa desse mesmo amor protetor Ele não abre mão de nos corrigir sempre que houver necessidade. O comentarista bíblico John Gill descreve que o "castigo de Deus é apaixonado". 

Acredito que este amor apaixonado é como um ciúme santo: "Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes (Tiago 4:5). É um sentimento de posse e da reivindicação de Deus pela vida dos seus filhos, sobre os quais o Espírito Santo foi colocado como selo de propriedade divina: 

"Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória (Efésios 1:13,14).

Este amor de Deus é eterno e imutável para com seus filhos e a correção visa sempre colocá-los no caminho da santidade, e afastando-os dos desvios malignos que possam aparecer. Por isso, que Ele açoita a quem recebe por filho. Podemos fazer uma comparação com Provérbios 3:24: "Aquele que poupa a vara, aborrece a seu filho; Mas quem o ama, diligentemente o corrige".

Devemos nos lembrar que o castigo de açoite(figurativo) não é para Deus se vingar, e também não é para desmotivar os seus filhos. O fim disso visa a disciplina para nos chamar atenção e nos livrar do perigo de sair fora do caminho de Deus. 

Daí devemos suportar a correção, pois tudo é feito e é baseado no Seu amor de Pai, e sabemos que um pai corrige aquele que tem por filho, pois é sua responsabilidade cuidar daqueles a quem ama. A correção de Deus visa nos proporcionar constância na fé, perseverança, humildade e para sermos reverentes ao nosso Pai celestial.

É por isso que Deus nunca será omisso e não poupará os seus filhos da disciplina, porque somos família Sua e não filhos bastardos que estão alheios a qualquer correção divina e vão ao bel prazer da vida sofrendo as horríveis consequências de uma possível condenação eterna.

"Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem"(Provérbios 3:12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário