quarta-feira, 20 de setembro de 2017

LEVANDO AS CARGAS...

Texto Bíblico Gálatas 6:2


Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.



Que a Paz do Senhor Jesus Cristo seja com todos!

Quando levamos as cargas uns dos outros estamos cumprindo o mandamento deixado pelo Senhor Jesus que nos ensinou a amar ao próximo. "Um novo mandamento vos dou: "Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis"(João 13:34). A palavra grega para cargas que é baros também pode significar opressão, peso e preocupação.

Quando ajudamos a levar o fardo alheio podemos realmente cumprir o amor verdadeiro ensinado por Cristo. Este é um amor que é mútuo e que ampara o seu semelhante diante do peso da culpa e do pecado. Isto não significa ser tolerante ou conivente com o pecado alheio, mas ser sensível ao lastimoso estado espiritual do seu próximo.

As cargas de nossos irmãos também são nossas quando agimos como o corpo de Cristo e membros uns dos outros e nos dispomos a tratá-los com a devida empatia. Chorar com os que choram também deveria ser a nossa meta como discípulos do Mestre (Romanos 12:15). 

A igreja atual carece de pessoas verdadeiramente caridosas e amparadoras. O que vemos mais atualmente é a carnalidade dando lugar aos julgamentos e acusações injustas, irmãos querendo empurrar outros irmãos no abismo da difamação, pessoas se deleitando com o escândalo alheio e fazendo de tudo para que o mau cheiro se espalhe e levem outros ao descrédito e ao abandono da fé.

Não deveria haver uma disputa para ver quem é o mais santo na igreja(ainda que muitos façam isso de maneira velada), mas deveríamos pensar como Cristo, que disse que quem quiser ser o maior, seja o serviçal de todos, pois Ele mesmo não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos. O cristão deve seguir este exemplo de servir ao seu irmão, de dar o seu suporte nos momentos das dores e aflições.

Para o crente carnal, a ruína do seu irmão é como um parâmetro para medir a sua própria santidade. Ele se acha inatingível e superior aos outros pecadores. Esta atitude nos faz lembrar dos fariseus da época de Jesus, que eram como os sepulcros caiados (bonitos só por fora) e não conseguiam enxergar a podridão interior dos seus próprios pecados.

Já o cristão verdadeiro não tem porque se vangloriar com a queda do seu irmão de fé, antes deve estender a sua mão e suportar o fardo alheio com misericórdia. Se Jesus nos ensinou que Ele é o aliviador dos fardos, sigamos então o Seu exemplo: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei"(Mateus 11:28).

Nenhum comentário:

Postar um comentário