domingo, 11 de dezembro de 2016

Quando a peleja é de Deus


Texto Bíblico - II Crônicas 20:15,17

15 E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus.

17 Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco.



Que o Senhor do Exércitos nos guarde e nos livre de todo o mal!

O Deus dos Judeus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo é o nosso guarda fiel! "Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel"(Salmos 121:4). Deus não abandonou Judá à própria sorte contra um enorme exército de moabitas, amonitas e outros agregados que estavam vindo para guerrear contra o Seu povo. Esta notícia de guerra iminente alarmou toda uma nação que servia ao Senhor.

O rei de Judá, Jeosafá(Josafá) temeu, mas buscou o Senhor com sinceridade de coração e apregoou um jejum para esta ocasião. Então o povo se ajuntou para pedir socorro ao Senhor. Jeosafá clamou a Deus pelo livramento, pois tinha conhecimento dos feitos antigos do Senhor desde a época de Abraão. Ele firmou-se na grandiosidade de Deus e no Seu poder dominador sobre todas as nações do mundo e também na aliança feita com Abraão, patriarca de Israel.

"E disse: Ah! Senhor Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos das nações? Na tua mão há força e potência, e não há quem te possa resistir. Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo?"(2 Crônicas 20:6,7)

Depois de clamar e relatar os fatos desagradáveis ao Senhor, Jeosafá e o povo receberam a resposta de Deus. O Espírito do Senhor veio sobre Jaaziel, levita e ele profetizou conforme nos relata II Crônicas 20:15:

"E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus".


NOTAMOS NESTE VERSÍCULO 15:

1) "Dai ouvido todo o Judá": Deus queria que o rei Jeosafá e o Seu povo fossem como uma unidade, como um todo, e dessem ouvidos à Sua voz e atentassem ao que Ele ordenaria. Devemos estar atentos aos mandamentos do Senhor sempre e prontos a obedecê-lo. Táticas humanas falham, mas as estratégias do Senhor nunca erram o alvo.

A mesma coisa serve para nós que não devemos perder Cristo como o nosso alvo de conduta e fé no meio das lutas e tentações cotidianas! "Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" (Filipenses 3:14).

2) "Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão": Assim o Senhor falou para que todos não tivessem medo e nem se assustassem com a multidão de inimigos que estavam indo contra eles para a batalha. Não deveriam olhar as circunstâncias favoráveis aos adversários, ou seja, "a multidão de inimigos" que sobressaía em números aos judeus.  

Um exemplo na História, é o de Alexandre, o Grande, conquistador grego, que com um exército menor, derrotou o numeroso contingente persa que contava com uma grande cavalaria, enormes elefantes e com diversas carruagens com suas lâminas pontiagudas.

3) "Pois a peleja não é vossa, mas de Deus": Deus usaria as Suas estratégias, pois a peleja era d'Ele e não haveria métodos humanos melhores que os Seus. O Senhor usaria de todos os artifícios e circunstâncias para apanhar o inimigo numa auto emboscada.

Este cenário de guerra não era novidade para Israel, muito menos para Deus, que pelejou pelo Seu povo contra faraó no Egito. Na época do êxodo, o Senhor havia levantado seu servo e profeta Moisés para acalmar e ao mesmo tempo encorajar os hebreus a confiarem no grande "EU SOU":

"Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis"(Êxodo 14:13,14).

Agora comparem este versículo com o 17 de II Crônicas, capítulo 20: "Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco".

No caso do Êxodo, Deus mandou que Israel se pusesse em movimento e marchasse e que Moisés usasse a sua vara:

"Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco" (Êxodo 14:15,16).

Já no caso de II Crônicas, o Senhor ordenou que Judá saísse ao encontro dos inimigos. E foi assim que fizeram, foram ao deserto de Tecoa, adoraram ao Senhor e levantaram cantos e louvores à Sua Majestade. Foi a partir daí que Deus confundiu os seus inimigos que passaram a lutar entre si, causando-lhes completa derrota: 

"Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores das montanhas de Seir, para os destruir e exterminar; e, acabando eles com os moradores de Seir, ajudaram uns aos outros a destruir-se"(2 Crônicas 20:23).

Havia estratégias diferentes para cada batalha, mas Deus sempre esteve à frente do Seu povo e se adiantava à movimentação dos inimigos. Em ambas as batalhas, Israel prevaleceu 100% sob o comando do Senhor dos Exércitos. Os perseguidores egípcios foram tragados pelas águas do Mar Vermelho e os moabitas e amonitas e os demais acabaram lutando entre si numa humilhante derrota. 

Vemos nestes relatos bíblicos que foram cumpridas as promessas de livramento e salvação da parte do Senhor. Lembre-se que Cristo é o nosso Salvador e Redentor nesta Nova Aliança! Podemos destacar ainda as palavras "não temais", dando a entender que o povo israelita não deveria ter medo da situação belicosa em que se encontravam.

Uma lição simples é tirada destas passagens: que Deus é maior do que todas as nossas lutas e maior do que a multidão dos nosso inimigos! Deus não precisa de métodos e estratégias humanas e age invisível e sobrenaturalmente. Ele pode fazer confusão no meio de nossos adversários e nos livra no meio da peleja.

Nós faremos a nossa parte e o Senhor cuidará das impossibilidades. Deus requer uma pequena iniciativa nossa, pois o Seu grande poder opera no meio das nossas fraquezas. Levaremos nosso Deus, o nosso Cristo, como estandarte, à frente das nossas lutas! "E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA"(Êxodo 17:15).

Nós O adoraremos e O louvaremos, pois Ele é digno e porque a Sua benignidade dura para sempre! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário