quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

NOSSO DEUS É RIQUÍSSIMO EM MISERICÓRDIA

Texto Bíblico - Efésios 2:3-5

Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.

Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,

Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos).


Que nosso Deus e Pai tenha misericórdia de todos nós!

Definição da palavra misericórdia:

Misericórdia é um sentimento de compaixão, despertado pela desgraça ou pela miséria alheia. A expressão misericórdia tem origem latina, é formada pela junção de miserere (ter compaixão), e cordis (coração). "Ter compaixão do coração", significa ter capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa sente, aproximar seus sentimentos dos sentimentos de alguém, ser solidário com as pessoas (significados.com.br/misericordia/).

O primeiro versículo nos mostra a situação do homem sem Deus. Segue sempre a sua própria vontade e faz tudo o que vem à mente. Um homem que está cego e morto espiritualmente indo adiante na vida ao sabor do vento, mas ignora que está em uma situação desfavorável diante do Criador. "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte"(Provérbios 14:12).

Deus observa os caminhos que tomamos em nossa caminhada terrena. A perspectiva humana é de se distanciar de Deus e carece da Sua graça salvadora para a redenção. A Palavra de Deus fala que não há um justo sequer e não há ninguém que busque a Deus (Romanos 3:10.11). O que entendemos é que não podemos alcançar a Deus por méritos próprios. Não podemos nos declarar melhores que ninguém, "porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus"(Romanos 3:23).

É por causa desta situação que Deus envia Seu filho Unigênito para morrer em nosso lugar como sacrifício pelos nosso pecados. Esta demonstração de amor está expressa em João 3:16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"(João 3:16). 

Cristo é O Caminho seguro e infalível para irmos a Deus. É através d'Ele que Deus demonstra o Seu muito amor com que nos amou! Ele se interessou por nós ainda quando estávamos em estado deplorável de pecado e nos vivificou para uma nova vida, um novo nascimento, para um estado de ressurreição espiritual tomando como exemplo a ressurreição Cristo Jesus que venceu a morte. Ele nos vivificou e nos tirou de um estado em que estávamos mortos em ofensas e pecados(Efésios 2:1).

É por isso, que o apóstolo Paulo descreve que Deus é riquíssimo em misericórdia. Deus toma aquilo que é mais valioso para Ele e nos oferece por Sua graça salvadora, que é o Seu filho Jesus Cristo. Deus toma o Seu precioso Filho para resgatar almas que também são preciosas para Ele. Deus observa os homens andando em trevas sob o desejo egoísta da carne e quer levá-los à Sua luz. 

"Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor"(Colossenses 1:12,13).

É um amor sem medida, um ato de misericórdia para nos resgatar de uma vida desregrada e alheia à Sua vontade. Antes de conhecermos a Cristo, estávamos sob a ira de Deus. Precisaríamos de uma justiça e de uma salvação que só Jesus poderia satisfazer esta condição. "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo"(Romanos 5:1).

Deus sempre desejou que todos os homens sejam salvos: "Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade(1 Timóteo 2:4). Deus anseia que todos os homens ouçam falar da Sua misericórdia e da Sua salvação na pessoa do Seu Filho Jesus Cristo e aceitem o Seu chamamento.

O desejo do Pai é que todos aqueles que estiverem com Cristo não se percam e sejam ressuscitados para a eternidade com Ele: "E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia"(João 6:39).  



Nenhum comentário:

Postar um comentário