terça-feira, 24 de novembro de 2015

Salvos pela graça, por meio da fé

Texto Bíblico: Efésios 2:7-9


7 Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;


No versículo 7, Deus quer nos mostrar "as abundantes riquezas da sua graça" por meio de Cristo Jesus. Sua graça é abundante e rica em misericórdia, e é poderosa para nos salvar. É através da nossa fé gerada em Cristo que isso se concretiza. Ele é aquele que nos vivificou, pois estávamos mortos em ofensas e pecados (Ef 2:1). 

Através da pregação da Palavra de Deus, a fé é gerada no coração daquele que ouve: "Logo a fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de Cristo"(Rm 10:17).


O versículo 8 descreve que somos salvos pela graça, por meio da fé e isto não vem de nós mesmos, mas é um dom de Deus. A palavra isto pode ser interpretada como toda a expressão "porque pela graça sois salvos, por meio da fé". Todo este processo é um dom de Deus, não vem das obras humanas. Partiu da vontade divina a iniciativa de nos salvar. 

Alguns interpretam que somente a palavra "fé" é um dom de Deus. Reparem que "isto" é um pronome demonstrativo neutro e pode se referir a esta coisa ou estas coisas (Definição dada pelo dicionário). Já a palavra "fé" é um substantivo feminino. O versículo 9 nos reforça a ideia da abrangência da palavra "isto", pois não é só a fé que é um dom ou dádiva de Deus, mas a salvação pela graça também está inclusa, pois tudo isso não vem de esforço humano.

Vamos trocar em miúdos para que haja um melhor entendimento desta passagem:

1) "Pela graça sois salvos", "isto não vem de vós, é dom de Deus". "Não vem das obras para que ninguém se glorie".

2) "Por meio da fé; isto não vem de vós, é dom de Deus". "Não vem das obras para que ninguém se glorie".

Aqui não cabe a glória humana com suas obras mortas. As obras não podem produzir em nós a satisfação plena da salvação. Muito pelo contrário, pois não temos como saber se fizemos o suficiente para sermos salvos.

"Graça é um substantivo feminino oriundo do termo em latim gratia e significa benevolência, mercê, estima ou um favor que se dispensa ou recebe. Graça de Deus: no âmbito da teologia, graça consiste no dom sobrenatural, concedido por Deus como meio de salvação" (Site Significados.com.br). A palavra graça no grego é "charis" que é um substantivo feminino.

O Dicionário Bíblico Strong define "charis" assim:

1) graça

1a) aquilo que dá alegria, deleite, prazer, doçura, charme, amabilidade: graça de discurso

2) boa vontade, amável bondade, favor

2a) da bondade misericordiosa pela qual Deus, exercendo sua santa influência sobre as almas, volta-as para Cristo, guardando, fortalecendo, fazendo com que cresçam na fé cristã, conhecimento, afeição, e desperta-as ao exercício das virtudes cristãs

3) o que é devido à graça

3a) a condição espiritual de alguém governado pelo poder da graça divina

3b) sinal ou prova da graça, benefício

3b1) presente da graça

3b2) privilégio, generosidade

4) gratidão, (por privilégios, serviços, favores), recompensa, prêmio

Se graça é favor, isto vem de Deus, ou seja, da iniciativa d'Ele e não da vontade humana exercitada através de obras de caridade. Esta graça só é possível por causa da benignidade de Deus em Jesus Cristo(v.7). Ele é o caminho gracioso que nos leva ao Pai: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim"(João 14:6).



Definição de fé, segundo o dicionário Priberan:

(latim fides, -ei)
substantivo feminino

1. Adesão absoluta do espírito àquilo que se considera verdadeiro.

2. [Religião]  Sentimento de quem acredita em determinados ideias ou princípios religiosos. = CRENÇA


3. Religião, culto (ex.: fé cristã, fé islâmica).

4. [Religião]  Uma das virtudes teologais.

5. Estado ou atitude de quem acredita ou tem esperança em algo. = CONFIANÇA, ESPERANÇA ? CEPTICISMO, INCREDULIDADE

6. Fidelidade.

7. Prova.

8. Testemunho autêntico dado por oficial de justiça.


A palavra fé em grego é "pistis":

1) convicção da verdade de algo, fé; no NT, de uma convicção ou crença que diz respeito ao relacionamento do homem com Deus e com as coisas divinas, geralmente com a ideia inclusa de confiança e fervor santo nascido da fé e unido com ela

1a) relativo a Deus

1a1) a convicção de que Deus existe e é o criador e governador de todas as coisas, o provedor e doador da salvação eterna em Cristo

1b) relativo a Cristo

1b1) convicção ou fé forte e benvinda de que Jesus é o Messias, através do qual nós obtemos a salvação eterna no reino de Deus

1c) a fé religiosa dos cristãos

1d) fé com a idéia predominante de confiança (ou confidência) seja em Deus ou em Cristo, surgindo da fé no mesmo

2) fidelidade, lealdade

2a) o caráter de alguém em quem se pode confiar


Fé é um meio pelo qual nos chegamos a Deus: "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam" (Hebreus 11:6).

Vamos agora à definição da palavra dom, que segundo o dicionário Priberan de Língua Portuguesa é:

substantivo masculino
1. Donativo; dádiva; benefício.
2. Prenda, talento, dote natural.

Dom de Deus, ou seja, uma dádiva da parte do nosso Pai que é infinitamente maravilhoso. Ele nos atrai para si e nos desperta para a fé.

Se olharmos para os capítulos 1 e 2 do livro de Efésios, vamos notar todos benefícios da obra do Senhor Jesus Cristo descritos ali. Isto vai nos ajudar a entender que todo o processo de salvação, eleição e santificação é feito através do Filho de Deus.

Capítulo 1 de Efésios:

v.3 - Deus "nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo".

v.4 - Nos elegeu em Cristo.

v.5 - "E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo".

v.6 - Somos agradáveis a Deus em Cristo.

v.7 - Temos a redenção através do sangue do Senhor Jesus e o perdão das nossas ofensas.

v.11 - Somos feitos herança de Deus através de Cristo.

v.13,14 - Fomos selados com o Espírito Santo, garantindo assim, a nossa redenção final.

v.20-23 - Exaltação de Cristo e Sua Supremacia sobre tudo e todos.


Capítulo 2 de Efésios:

v.1 - Nos vivificou, ou seja, nos reviveu quando estávamos mortos em ofensas e pecados.

v.5 - Nos vivificou juntamente com Cristo, ou seja, no momento da ressurreição do Senhor, fomos levantados e justificados por Ele.

v.6 - Além da ressurreição, nos deu o privilégio de nos assentar em lugares celestiais em Cristo Jesus

v.10 - Fomos criados em Cristo Jesus, ou seja, somos nova criatura n'Ele(2 Co 5:17).

v.13 - Pelo sangue de Jesus Cristo, nós chegamos perto de Deus.

v.14,15 - Ele é a nossa paz.

v.16 - Reconciliação com Deus.

v.18 - Através de Cristo, temos acesso ao Pai.

v.20 - O Senhor é o nosso alicerce: "Jesus Cristo é a principal pedra da esquina".

O que nos ajuda a entender Efésios 2:8 é que a salvação pela graça, por meio da fé é o dom de Deus. Nunca partiu do homem o desejo de ser salvo ou ter fé em Deus, pois estávamos alheios a todo este processo por causa do pecado. Foi assim que o Pai Celestial tomou a iniciativa de enviar o Seu Filho para morrer por nós: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"(João 3:16). 

Há o resgate de Deus para a humanidade feito através do sacrifício de Jesus Cristo. Apesar de Deus amar o mundo e ver a condição pecaminosa do homem, somente os que crerem receberão a vida eterna. Bem, isso pode render um outro estudo, se Deus nos permitir.

A Deus toda a Glória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário