terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Retendo o que é bom nas Escrituras

Texto Bíblico - 1 Tessalonicenses 5:20,21

Examinai tudo. Retende o bem.



Quando o Apóstolo Paulo escreveu esta primeira carta aos Tessalonicenses, não havia ainda a Bíblia como nós a conhecemos hoje. Esta epístola é datada aproximadamente no ano 50 d.C.. O uso das Escrituras que os cristãos primitivos faziam era as do Antigo Testamento, principalmente às profecias concernentes à primeira vinda de Cristo ao mundo e tudo o que diz respeito à vida e ao ministério do Messias.

 Este versículo 21 deve ser interpretado dentro do contexto mais próximo que é o versículo 20: "Não desprezeis as profecias". Sem estas Escrituras para se embasar, os cristãos daquela época poderiam ser presas fáceis dos falsos mestres. É por isso, que Paulo enfatiza dar o verdadeiro valor às Escrituras e não desprezá-las como algo secundário. Isto serve para nós nos dias de hoje, onde pregações das mais variadas espécies são apreciadas, mas sem um sério exame das Escrituras Sagradas.

Quando diz para examinarmos tudo é porque devemos ter o cuidado de ler o texto dentro de um contexto maior e procurar entender o todo conforme a Palavra de Deus. Outra versão diz assim: "Julgai todas as coisas, retende o que é bom"(João Ferreira de Almeida Atualizada). O julgamento no caso é para saber se o que está sendo ensinado contém uma veracidade bíblica e que não vai contra a Sã doutrina.

O adjetivo bom no grego é kalos que também tem os possíveis significados: bonito, gracioso, excelente, eminente, escolhido, insuperável, precioso, proveitoso, apropriado, recomendável, admirável. 

Genuíno, aprovado, louvável, nobre, moralmente bom, digno de honra etc.

Este versículo não está dizendo para ficarmos somente com aquilo que nos agrada nas Escrituras, mas sim reter o que é bom concernente à Palavra de Deus. Se cada um ficasse só com o que é bom para agradar ao próprio ego, imagina como seria uma igreja assim, onde tudo é permissível e se faz de tudo conforme o mero julgamento humano.

Se aplicássemos literalmente o "retende o bem" ou "reter o que é bom", cada um teria sua própria visão da realidade e sua própria interpretação do mal ou do bem. Seria algo muito relativo também, pois o que é bom para um, poderia não ser necessariamente para outro. 

A Bíblia não foi escrita para termos a nossa própria interpretação ou para satisfazer o nosso ego. Ela fala por si mesma, pois é a Palavra de Deus. Muitas vezes seus ensinos batem de frente com os nossos pecados mais secretos, contra as nossas vontades mais egoístas e mesquinhas, e vem para destruir toda altivez humana ou diabólica.

Reter o que é bom é aquilo que vai nos ensinar e nos edificar na verdade, nos trazer edificação, e nos corrigir se for necessário: "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça" (2 Timóteo 3:16). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário