quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Admoestando com paciência

TEXTO BÍBLICO - 1 Tessalonicenses 5:14

Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.


Neste versículo o apóstolo Paulo insiste para que os irmãos dessem mais atenção aos fatos ocorridos na igreja de Tessalônica. Ele então roga, faz um apelo para que medidas fossem tomadas para que o Evangelho de Cristo não fosse envergonhado. Tudo teria que ser feito de maneira cautelosa e com paciência, mesmo no caso de confrontação por causa da indisciplina de alguns irmãos. 

Os desordeitos poderiam ser aqueles que não queriam trabalhar e por causa da ociosidade se metiam na vida dos outros irmãos. Paulo fala para que trabalhem com as suas próprias mãos(1 Ts 4:11). Ainda no capítulo 4, Paulo repreende a prática da fornicação e claramente diz aos tessalonicenses para se abster de tal prática. 

Outro caso é o daqueles que não conseguiam ficar sóbrios por causa da bebedice Isto está de conformidade com o contexto do capítulo 5. Poderia haver o caso de irmãos que também não se sujeitavam aos pastores locais. Todos estes precisavam ser confrontados por causa das suas conduta para não trazerem mais escândalos para a igreja e ao mundo. 

Os irmãos de pouco ânimo são aqueles cuja fé está abalada pelos embates da vida e também por falta de uma perspectiva na fé cristã, principalmente doutrinária. Estes eram aqueles desanimados por causa dos que já dormiram(dos que já morreram - capítulo 4:13) e que não tem esperança na ressurreição e na vida eterna. Para estes cristãos era preciso trazer consolo através das Escrituras e enfatizar as promessas da vida eterna que tanto o Mestre havia ensinado aos seus discípulos.

Os fracos precisam de um suporte, de um sustento espiritual. A própria vida e testemunho de um cristão verdadeiro é uma mostra de coragem aos irmãos mais fracos. Estes não poderiam ser tratados a não ser com muito cuidado e carinho. São aqueles que já não possuem mais o vigor espiritual e então devem ser ajudados com seus fardos pesados. "Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos"(Romanos 15:1).

Paulo termina o versículo falando sobre o uso da paciência para com todos estes casos. Sabemos que a paciência é uma virtude cristã que vai sendo aprendida tanto pelo ensino da Palavra de Deus, como também pelas provações e tribulações vivenciadas pelos servos do Senhor. "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança"(Romanos 5:3,4). 

Tudo o que os tessalonicenses teriam que fazer na obra do Senhor era com o uso da paciência. O intuito de todas essas correções era disciplinar a igreja de Cristo e não fazer com que os irmãos ficassem sem esperança de terem a fé restaurada.

O próprio apóstolo dos gentios foi um exemplo de paciência ao jovem Timóteo: "Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência"(2 Timóteo 3:10). Na sua segunda carta aos tessalonicenses, Paulo novamente exprime esse mesmo desejo: "Ora o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus, e na paciência de Cristo"(2 Tessalonicenses 3:5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário