sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Nem todos tem a fé verdadeira

TEXTO BÍBLICO - II Tessalonicenses 3:2

E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.

O que diz o apóstolo Paulo no final deste versículo é uma verdade também para os dias de hoje: "a fé não é de todos" ou em outra versão "porque nem todos possuem a fé". Há muitos pastores, pregadores, mestres e profetas espalhados pelo mundo e todos dizendo que aqui ou ali está a verdade, mas a a sua fé não passa de um convencimento humano sem a ação do Espírito Santo.

E o que dizer dos videos da internet? Há muitos "mestres" que acumularam para si doutores e já não querem mais sofrer a sã doutrina. Já não querem mais a fé pura, não se submetem mais à vontade de Deus e a suas condutas os denunciam como inimigos da cruz. 

Dizem ter novas revelações disso e daquilo. Falam para não seguir os homens das ditas igrejas do sistema religioso, mas eles mesmos criam uma adoração indireta a si mesmos criando uma nova denominação. Estes mesmos acabam criando fábulas cristãs para si e aos outros.

Mesmo uma pessoa que aparenta ter um profundo conhecimento teológico pode estar do lado de fora da fé verdadeira. Há muitos assim por aí, pois aparentam aquilo que não são. Você não os vê pelos vídeos da internet ou pela televisão e também não os ouve pelo rádio? Não é pelo muito falar que somos verdadeiros cristãos, mas pelo muito que praticamos a Palavra de Deus convencidos e convertidos pelo Espírito Santo.

Há muitas pessoas que professam a fé em Cristo, mas só o fazem da boca para fora. Não praticam, não vivenciam e nem testemunham o evangelho de Cristo. Para essas pessoas o Senhor Jesus dirá: "Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade"(Mateus 7:23). 

Paulo queria dizer aos efésios que se livrassem de homens que eram imorais, libertinos, devassos, corrutos e maus. Não eram somente aqueles que se opunham à pregação do evangelho do Senhor, mas também aqueles que pervertiam a mensagem da cruz tentando derrubar a fé alheia.

Nenhum homem pode produzir a fé por conta própria. e se fosse assim, seria apenas um convencimento intelectual. A conversão à fé em Cristo é feita somente pelo Espírito Santo e é dom de Deus (Efésios 2:8).

Uma grande verdade extraída do comentário de John Gill da carta de Efésios nos diz assim: "Mas o verdadeiro sentido das palavras é que tudo que são professores de religião e membros de igrejas, e até todos os que são pregadores da palavra, não têm fé. Eles podem ter uma fé histórica e temporária e a fé dos milagres, e até toda a fé, exceto a fé verdadeira; eles podem professar acreditar, e ainda não acreditarem".

Sim, são igrejas repletas de pessoas que não possuem a fé verdadeira. São irmãos comuns, pregadores renomados, mestres, pastores e doutores que aparentam ter algum conteúdo da fé cristã em seu falar, mas falta-lhes a fé verdadeira, por incrível que pareça. Isto engloba também alguns desigrejados que tentam acalmar as suas consciências assistindo ou lendo aquilo lhes agradam, mas não aquilo que os levam para uma vida de santidade.

"Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro"(Gálatas 6:3,4).

Veja que o comentarista John Gill cita até aqueles irmãos intelectuais que possuem uma fé demasiadamente embasada na tradição histórica cristã e também aqueles irmãos que norteiam a sua crença em Deus por causa dos milagres já presenciados. O certo é que tanto a história pode falhar e mentir, e nem todos os milagres serem obras atribuídas à ação de Deus.

Há muitos pregadores e pregadoras que vão dar conta a Deus pois se portam como os homens dissolutos e maus deste versículo. São pessoas que estão por aí recebendo muitos aplausos de homens pelo seu conhecimento bíblico e pela sua visualização na mídia. São aqueles que estão relativizando a prática da Palavra de Deus e da santidade devida ao Senhor. 

São estes que ensinam que o divórcio é coisa comum e que deve ser permitido abertamente. São estes que causam escândalos vivendo uma vida dupla com um pé no mundo e outro na igreja. São aqueles outros que ensinam que até é permitida uma balada gospel e uma pequena bebedice aqui e ali. São aqueles que ensinam e que banalizam as questões sexuais levando muitos à permissividade e à libertinagem.

São aqueles que tratam as coisas de Deus como profanas e quando pregam a Palavra não a reverenciam com seriedade, produzindo um verdadeiro "stand up" gospel. São todos aqueles que não estão dando glória devida a Deus e roubando a adoração que só é concedida a aquele que é Santo, Santo, e Santo!

A fé verdadeira em Cristo só nos é dada quando somos nascidos de novo e convertidos com a ação do Espírito Santo e com a Palavra de Deus! O resto é só convencimento e palavras vazias de homens e mulheres escandalosos que levam os outros a se perderem com suas dissoluções. Devemos fazer um exame interior e olhar para nossa conduta diária diante de Deus e dos homens, e pedir a Deus que endireite as nossas veredas.

"Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados"(2 Coríntios 13:5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário