terça-feira, 28 de novembro de 2017

A benção do Senhor enriquece

Texto Bíblico - Provérbios 10:22

A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores.



Que o Senhor nos abençoe com toda sorte de bençãos em Cristo Jesus!

"É a bênção, a boa vontade e o favor de Deus, que torna os homens ricos em Cristo; que lhes confere suas riquezas insondáveis; que os enriquece com todas as bênçãos espirituais nele; que os torna ricos em fé e em boas obras, e com riquezas de graça e de glória; e não acrescenta tristeza com ela" (John Gill ).

O Senhor Deus e Pai é aquele que nos abençoa de modo total e completo e tudo o que Ele faz é bom, agradável e perfeito, assim como é a Sua vontade para com todos nós (Romanos 12:2). Ele não é como os homens hipócritas que fazem algo por puro interesse e para receber alguma coisa em troca. Suas bençãos são dadas de boa vontade e dispensadas de forma graciosa aos Seus filhos.

O Senhor é aquele que nos enriquece plenamente em Cristo Jesus e aquele que recebeu o Seu Filho foi realmente abençoado: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo" (Efésios 1:3).

O Senhor nos dá somente as coisas que não nos acrescentarão dores. Só Ele sabe o que é melhor para nós. Suas dádivas vem na no momento certo e nos causam alegria. Não podemos ter tudo o que queremos, mas vamos ter tudo aquilo que o Senhor nos dispensar em Seu plano temporal e eterno para nossas vidas. 

Já somos ricos por pertencermos ao Senhor e não precisamos viver sempre em abastança, pois a graça de Deus já nos é mais que suficiente. Nosso coração poderá ter o sossego se descansarmos nas promessas de provisão da parte de Deus.

Em se tratando das coisas materiais, o livro de Provérbios nos ensina que é bom ter somente aquilo que é necessário. Não é preciso  ter um super testemunho de prosperidade financeira para sermos felizes e realizados: 

"Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume. Para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o Senhor? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão"(Provérbios 30:8,9).

A Palavra de Deus nos alerta que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Traz consigo dores, desespero, ansiedade e muitas preocupações desnecessárias: "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores"(1 Timóteo 6:10). Podemos  aprender com isso que o apego material leva muitas pessoas a perderem o foco e a sua fé em Cristo.

Seguindo o mesmo raciocínio, a ganância pelo dinheiro e pelas riquezas materiais quase sempre é seguida de tragédia e um abismo vai chamando um outro ainda maior. "Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade"(Eclesiastes 5:10).

Em certas igrejas a cobiça material é ensinada sorrateiramente em forma de doutrina da prosperidade. É como se eles legalizassem o erro usando os versículos bíblicos isoladamente e fora do seu contexto de interpretação. Com isso, a ganância pelas riquezas materiais se torna uma doutrina institucionalizada, aceita, aprovada e consentida por muitos crentes. 

Jesus nos ensinou a guardar nosso tesouro no céu, pois assim estaremos seguros com nossas riquezas e não haverá dor e nem preocupações: "Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração"(Mateus 6:20,21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário