quarta-feira, 27 de setembro de 2017

FAZER O BEM SEMPRE!

Texto Bíblico - Gálatas 6:9

Não nos desanimemos de fazer o bem; pois a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.

Que a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo seja com a nossa vida!

O nosso objetivo para fazermos as boas obras é agradar a Deus em primeiro lugar, e em segundo, dar assistência ao nosso semelhante. A recomendação é de não se cansar de fazer o bem, pois nem sempre vamos receber a devida consideração ou agradecimento por tais feitos. 

Muitas vezes nós recebemos o mal em troca do bem que fazemos aos outros, mas não devemos desfalecer quando isso acontecer! Devemos perseverar em fazer tudo  o que é reto e bom: "Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem"(Romanos 12:20,21).

Podemos sempre dedicar todo o bem que fazemos a Deus, pois não precisamos dos aplausos dos homens. Devemos fazer todas as obras com o intuito de agradar a Deus: "Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Diferente dos fariseus, as nossas obras são para enaltecer o prórpio ego, mas sim, engrandecer o nome de Deus" (Mateus 6:1).

Desde quando aceitamos a fé em Cristo, as obras seriam consequência de uma vida nova em Cristo: "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas"(Efésios 2:10). 

Portanto, fazer o bem é praticar as boas obras preparadas por Deus em decorrência do nosso testemunho pessoal diante dos homens. Isto é para que as nossas obras condigam com a nossa fé em Deus, pois a fé  sem as obras é morta: "Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta (Tiago 2:26).

O cristão deve ter em mente que sua vida pessoal com Deus e a prática do bem são necessárias para que leve uma vida reta e límpida diante dos homens, sem falsas aparências. Isto é bom para calar possíveis acusadores: "Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos (1 Pedro 2:15).

O apóstolo Paulo incentivou os cristãos tessalonicenses a perseverarem em fazer o bem e não desanimarem: "E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem"(II Tessalonicenses 3:13). O cansaço e o desânimo poderão aparecer na jornada do cristão por causa da falta de incentivo e das perseguições, mas ele não deverá largar o seu arado e voltar atrás na seara do Senhor. É para Cristo que trabalhamos e é por Ele que vamos perseverar em fazer o bem até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário