terça-feira, 31 de maio de 2016

O TRABALHAR DA GRAÇA DE DEUS

Texto Bíblico: 1 Coríntios 15:10


"Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo".



Que a maravilhosa graça do Senhor esteja sobre nossas vidas!

Graça, segundo o dicionário bíblico Strong: Do grego charis. Da bondade misericordiosa pela qual Deus, exercendo sua santa influência sobre as almas, volta-as para Cristo, guardando, fortalecendo, fazendo com que cresçam na fé cristã, conhecimento, afeição, e desperta-as ao exercício das virtudes cristãs

O que seria de nossas vidas se a graça de Deus não operasse? Você já se imaginou que sem esta Graça não seríamos salvos? Por que Deus se lembraria de nós, seres mortais e limitados? Mas a providência divina nos alcançou para que assim pudéssemos ser salvos pela sua graça imerecida. O meio para esta graça operar foi o sacrifício de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Efésios 2:8).

Quantas vezes nas cartas do Novo Testamento é expresso o desejo de que a Graça de Deus seja com a nossa vida! "Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo"(Gálatas 1:3). É esta graça que nos leva também ao conhecimento de Deus! "Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo"(2 Pedro 3:18a).

Esta graça cresce de maneira gradual em nosso interior. Primeiro vem o grão jogado na terra, cresce a planta e depois vem a espiga, e na sequência, muitos grãos enchendo a espiga. Assim nossa vida em Cristo cresce em graça com a oração diária, com o ouvir da Palavra de Deus e com o serviço ao Mestre, de maneira que estamos ligados n'Aquele que nos fornece a força para viver. Jesus Cristo é a nossa fonte de vida!

"Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer"(João 15:4,5).


O TRABALHO DE PAULO AO SENHOR JESUS


O apóstolo Paulo reconhecia que seu trabalho árduo para o Senhor Jesus havia sido fruto da operação da graça de Deus! Paulo, que um dia foi Saulo, um perseguidor incansável da Igreja de Cristo, havia sido alcançado pela misericórdia de Deus, e que pela graça divina, pregava o Evangelho de maneira árdua e abundante! 

A graça na vida dele não havia sido vã, pois um dia ele creu em Jesus e a partir daí começou a andar sob a graça do Senhor. Ele havia se rendido de corpo e alma a Jesus e estava pronto a sofrer e a ser perseguido durante o seu ministério. 

Paulo havia sido capacitado pela graça de Deus a ser um servo experimentado em todo tipo de situações, sejam elas boas ou ruins.Ele sabia de quem vinha o seu fortalecimento: "Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece"(Filipenses 4:12,13).

A graça de Deus permitiu Paulo enfrentar situações difíceis e adversas, onde sua vida ficou em risco várias vezes. Seu corpo foi levado à exaustão pelo trabalho evangelístico e pelas viagens à lugares inóspitos e pelos castigos dos seus perseguidores. Foi confinado em prisões e suportou a oposição dos gentios e daqueles que se diziam judeus. A graça de Deus continuou com ele e nunca o abandonou até que terminasse a sua carreira na fé em Cristo Jesus.

"São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos"(2 Coríntios 11:23,26).

Quando o Senhor havia enviado seu servo Ananias ao encontro de Saulo, Ele já tinha um plano preparado para a vida do Seu futuro apóstolo e o quanto ele havia de padecer pelo Seu nome: "Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome"(Atos 9:15,16).

O apóstolo sabia reconhecer o trabalho que a graça de Deus fazia na vida de seus irmãos, e por isso era grato a Deus pelo Seu agir sobrenatural na vida deles. Com esta graça operante é possível a todo crente em Jesus ser enriquecido na palavra, no conhecimento e nos dons distribuídos por Deus. "Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo"(1 Coríntios 1:4).



Talvez o que Deus tenha nos designado a fazer seja tão pequeno perto daquilo que os Seus servos do passado suportaram por amor a Jesus. Nunca poderemos nos ausentar desta graça maravilhosa, pois ela trabalha em nós e nos capacita. Ela nos leva espontaneamente a seguir o Mestre e a querer trabalhar na Sua Seara. 

Deus opera em nossa vontade de maneira que não percebemos. E não é só o desejo de trabalhar para Deus, mas também o desejo de que Ele opere mudanças em nosso interior. É com graça que Ele age hoje e agia no passado: "E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos" (Zacarias 4:6).

"A obra da graça na alma é expressa por uma regeneração, a ressurreição dos mortos, uma criação, e do novo homem, ou uma transformação de um homem em outro homem; todas as quais exigem poder onipotente para efetuar. Regeneração não é da vontade do homem, nem da vontade da carne, mas de Deus, do  Espírito. 

A santificação é chamada de santificação do Espírito, e toda a graça que é um fruto seu; é ele que é o Espírito da vida de Cristo, que vivifica os homens quando eram mortos em delitos e pecados, e ilumina suas mentes escuras com a luz espiritual, nas coisas divinas. É ele que produz um arrependimento evangélico neles, e a fé em Cristo é de sua operação; é ele que começa a obra da graça no coração, e leva isso adiante, e faz com que abundem no exercício de todas as graças, e executa a obra da fé com poder" (Comentário Bíblico de John Gill - Zacarias 4:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário