terça-feira, 31 de maio de 2016

O QUERER E O EFETUAR DE DEUS

Texto Bíblico: Filipenses 2:13


"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade"(Filipenses 2:13).



O QUERER


Diz respeito ao querer de Deus sobre a nossa própria vontade. O querer de Deus é maior que o nosso, já que Deus é soberano em suas ações e nenhum dos seus planos e propósitos poderão ser frustrados! (Jó 42:2).  

A graça de Deus nos leva a fazer a Sua vontade por inteiro. Isto não é feito por um mero convencimento moral da parte dos homens, mas é realizado pela poderosa ação de Deus no coração do humano. 

Em Cristo, nosso querer foi modificado, pois Ele vive através de nós. A nossa vida foi modificada de maneira a obedecermos à vontade de Deus pela fé em Seu filho Jesus Cristo: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" (Gálatas 2:20).

Lembremos que não fomos salvos pelas obras, mas pela graça. As obras que fazemos para Deus já foram preparadas antes para que as fizéssemos! "Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas"(Efésios 2:10). Daí, podemos deduzir que Deus, através da Sua graça, nos fez novas criaturas em Cristo  para também fazermos boas obras! Observe nesta passagem o querer de Deus começando a ser feito em sua vida! Deus vai nos guiando pelas suas justas veredas (Salmo 23:3).

É assim Deus incute em nosso coração de carne a Sua vontade que é espiritual. O trabalhar de Deus é invisível e silencioso e faz de nós testemunhas visíveis do Seu poder transformador. 

O que era impossível se fazer só pela força humana, agora é efetuado pela graça de Deus. A ação do Espírito Santo em nossas vidas é de grande importância para que sejamos mudados de dentro para fora e para que andemos conforme à Sua Palavra.

"E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis" (Ezequiel 36:26,27).


O EFETUAR


Diz respeito ao efetuar de Deus sobre a nossa maneira de agir. Outras traduções trazem  "realizar" no  lugar de efetuar. Lembremos também que os pensamentos do Senhor estão acima dos nossos. Ele age de forma soberana e consciente sobre tudo o que está em nossa volta. A graça de Deus vai nos levar a patamares ainda mais altos do que o nosso entendimento possa alcançar. 

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos"(Isaías 55:8,9).

Devemos depender de Deus para tomarmos decisôes, e assim, confiar plenamente na direção que Ele nos dá para não acabarmos num beco sem saída. Não podemos depender da nossa própria força e inteligência, e por mais espiritual que pensamos ser, não devemos tomar a frente de nosso Deus. O Senhor é poderoso para concluir todo o Seu propósito na nossa vida com dia e hora marcados.

"Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas" (Provérbios 3:5,6).

Deus efetuando a Sua vontade nos dá meios para vencermos a nossa carne pela ação do Seu Espírito (Romanos 8:2), o mundo com a nossa fé em Cristo (1 João 5:4) e o Maligno com as armas espirituais (Efésios 6:13-17). Lembremos também, que Deus está no controle de tudo e nada escapa à Sua ação: "Agindo eu, quem o impedirá?"(Isaías 43:13).

Em tudo o que passamos pela vida, podemos ver a boa vontade de Deus agindo a nosso favor. Esta vontade, este querer e este efetuar vêm d'Ele, pela Sua infinita graça, desde o dia em que passamos a serví-Lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário