sexta-feira, 13 de maio de 2016

Guardai-vos dos ídolos!

Texto Bíblico: 1 João 5:21

"Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém".




Que a proteção do Altíssimo nos guarde!

Vamos primeiro definir o que é um ídolo, já que a idolatria não se trata apenas de adorar uma imagem de escultura. Vai muito além disso. Lembre-se que pessoas, entidades, partidos e ideologias políticas, times de futebol e muitas outras coisas também podem ser tornar alvo da idolatria humana. Hoje, temos a chamada adoração virtual que se faz pelas redes sociais de forma velada.

Definição da palavra ídolo: S.m.(gr. eídom, imagem; simulacro, de eidos, forma).

1. Imagem que representa uma divindade e que se adora como se fosse a própria divindade.
2. Fig. pessoa ou coisa intensamente admirada, que é objeto de veneração.

Quando o apóstolo João escreveu esta carta, ele encontrava-se inserido num cotidiano de idolatria. Naquela época, era comum as pessoas adorarem os seus ídolos em grandes templos pagãos. Fora isso, era habitual comer coisas que eram sacrificadas(consagradas) aos ídolos. No livro de Apocalipse, escrito por João, quase na mesma época(entre os 90 e 95 d.C.), encontramos o Senhor Jesus advertindo as igrejas contra as "sinagogas de Satanás"(2:9), "os nicolaítas"(2:6,15) e contra a "doutrina de Balaão"(2:14). 

A defesa da fé de João enfrentou aqueles que não adoravam verdadeiramente a Deus. Havia aqueles que seguiam o Diabo na astúcia de se parecerem espirituais, outros amavam mais a si mesmos e os seus cargos eclesiásticos e também havia os que seguiam preceitos imorais e idólatras ensinados pelo profeta Balaão.


O CONTEXTO DO CAPÍTULO 5 DE JOÃO


O contexto do capítulo 5 de 1a. João traz pistas sobre o que seria se guardar dos ídolos. No versículo 20, o apóstolo aponta para o Senhor Jesus Cristo como o nosso verdadeiro alvo da adoração: "E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna"(1 João 5:20).

A nossa fé em Cristo Jesus nos fez novas criaturas em Deus. Se amamos a Jesus, também amamos a Deus. Se temos de fato esse respeito ao Senhor, guardamos os seus mandamentos que não são pesados. Esta é a prática do nosso amor a Deus e a maneira dedicada de servi-lo e adorá-lo com nossas ações, guardando tudo aquilo que Ele nos ensinou e colocando em prática a Palavra de Deus, pois a nossa fé sem obras é morta(Tiago 2:20).

Se amamos a Deus de fato, nós vencemos o mundo. Vivemos nesse mundo, mas não podemos amá-lo com todas as suas distrações e ilusões que tiram o foco da nossa adoração e amor ao nosso Deus. O apóstolo João mostra de forma clara que não dá para fazermos um culto a Deus com o coração dividido entre Ele e o mundo:

"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo"(1 João 2:15,16). 

Se amarmos o mundo, o amor de Deus não estará em nossas vidas. Nossa adoração será vazia. Isto porque amamos mais o mundo do que a Deus. A isto podemos chamar de pecado de idolatria, que é colocar nossa adoração em algo(ídolo-objeto ou coisas materiais) ou em alguém(divindade ou ídolo-humano) no lugar da adorar somente a Deus. 

A idolatria também é citada como obra da carne e faz oposição ao fruto do Espírito (Gálatas 5:20). Isto é um péssimo sinal de que as coisas não andam bem com a nossa saúde espiritual.

Podemos usar das coisas deste mundo, mas sem o apego às coisas materiais: "Os que usam as coisas do mundo, como se não as usassem; porque a forma presente deste mundo está passando"(NVI - 1 Coríntios 7:31). 


DEVEMOS ADORAR A DEUS EM ESPÍRITO E EM VERDADE


Um dos ensinos do Mestre é que devemos adorar a Deus em espírito e em verdade: "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem"(João 4:23). 

Jesus disse essas palavras para a mulher samaritana, que era descendente de um povo que fazia um culto misto ao Deus de Israel e também aos ídolos estrangeiros: "Assim estas nações temiam ao Senhor e serviam as suas imagens de escultura; também seus filhos, e os filhos de seus filhos, como fizeram seus pais, assim fazem eles até ao dia de hoje(2 Reis 17:41). O povo samaritano é resultado da miscigenação entre os israelitas e os outros povos pagãos que foram levados àquela região por ordem do rei da Assíria.

Não devemos trocar e nem misturar a nossa adoração a Deus por/com nada desse mundo. Não troque o certo e o firme por algo errado e inconstante e sem fundamento! Não há maior prazer do que adorar a Deus na vida de um crente. Foi para isso que Jesus Cristo, o Verdadeiro, se tornou o único Caminho de acesso e de comunhão ao Pai.

Jesus nos ensinou que a nossa adoração vai mais além do que uma reza ou de uma maneira prostrada de orar. A nossa adoração também não deve só seguir os preceitos da religião humana. Ela vai além da forma repetitiva e vazia da religiosidade. Devemos adorar a Deus em espírito, de maneira verdadeira e sincera: "Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade"(João 4:24).



FOCOS DE IDOLATRIA NO MEIO CRISTÃO


O que tem nos atrapalhado de adorar a Deus de forma límpida e transparente? Por que nosso culto a Deus é vazio do Espírito Santo e cheio de formalismos? A igreja atual precisa acordar, se levantar,  identificar e combater os possíveis focos de idolatria. Podemos identificar alguns deles:

1) Culto aos cantores gospel: Alguns cristãos defendem os seus artistas musicais como se fossem isentos de repreensão e os mais perfeitos representantes de Deus na terra. São tidos também por seus fãs como "ungidos de Deus". Estes crentes que os seguem não tem o mesmo ardor de serem os defensores da fé que uma vez professaram em Cristo Jesus, mas defendem "com unhas e dentes" se alguém tocar nos seus ungidos musicais. 

2) Culto ao deus-prosperidade: Muitos defendem a doutrina da prosperidade como se ela fosse um deus em si. Ela parece ser salvadora, mas não é; parece ser redentora; mas não é. Ela reduz o Deus Criador a um gênio da lâmpada que satisfaz o seu amo. Ela é como os demais ídolos que não tem capacidade e eficácia de produzir algo de poderoso e marcante na vida de um servo de Deus.

3) Culto a Armínio e a Calvino: Arminianismo e Calvinismo são duas escolas de doutrinas cristãs de Soteriologia(doutrina da salvação) que são contrárias em muitos pontos de vista e os seus seguidores vivem guerreando entre si como se fossem um "clube da luta". Eles amam os fundadores do seu "time" doutrinário mais do que a Jesus. 

Acredito que nem Calvino, nem Armínio aprovariam tal afronta a Deus e aos seus irmãos em Cristo! Tais homens são criaturas e são tão falhos como qualquer um de nós. Fora isso, estes grupos possuem um prazer quase mórbido de humilhar os seus antagonistas com pegadinhas bíblicas e promovem debates e discussões teológicas cansativas, sem produtividade e sem fim. 

Este foco de idolatria se estende aos demais clubes teológicos do tipo Amilenista, Pré-Milenista(os pré-midi-pós tribulacionistas), Pós-Milenista; Imortalistas e Mortalistas em relação à alma do homem, e as demais associações e escolas teológicas cristãs existentes.

4) Culto aos pregadores/pastores/apóstolos: São conhecidos também como "não-toque-nos-nossos-ungidos". É valido aqui a mesma regra usada para os cantores gospel. Estes pregadores e apóstolos modernos parecem ser os mais adorados e reverenciados e suas palavras e pregações seriam tão inspiradas quanto às Escrituras Sagradas. É o tipo mais cego de idolatria no meio evangélico, pois estes adoradores são seguidores de homens e não possuem discernimento espiritual para os livrar do engodo.

5) Culto à Igreja e às denominações cristãs: Sim, isto existe! Não é o que vemos pelos anúncios de rádio e televisão, que a salvação, a cura e a benção está somente em tal igreja ou ministério? Isto sim é uma idolatria e um sacrilégio não desmascarados. Tais atributos de salvar, curar e libertar pertencem somente a Deus e a Jesus Cristo, o fundador da verdadeira Igreja! 

Muitas outras igrejas se acham santas e perfeitas demais por se apoiarem nos seus próprios credos históricos e nas suas tradições e não olham o quanto precisam de Cristo para curarem a sua cegueira e enxergarem a sua nudez espiritual.

6) Culto aos cargos: Não há nada de errado almejar um carreira cristã. O erro é fazer do cargo eclesiástico um meio de subir perante os demais irmãos e um fim para ser adorado diante da congregação. Lembre-se que um cargo mal cobiçado pode se tornar uma carga indesejada.

7) Culto a si mesmo: Sim, isto se refere a mim, a você e aos outros demais cristãos. Nunca achamos que podemos ser nós mesmos o foco da nossa própria adoração. Aos nossos olhos somos perfeitos e ausentes de falhas. Só os outros pecam e erram. 

Temos que tomar cuidado para o orgulho não dominar o nosso coração. É quando a gente se acha espiritual demais para ser repreendido por Deus! Lembremos que precisamos primeiro tirar a trave dos nossos olhos para depois tirarmos o cisco do olho de nosso irmão!(Mateus 7:5).

Irmãos e leitores, tomemos a precaução para não nos desviarmos do nosso alvo de adoração que é o nosso Deus único e verdadeiro e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Ele não divide a Sua glória e Seu louvor com ninguém: "Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura"(Isaías 42:8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário