quarta-feira, 30 de março de 2016

VASOS NAS MÃOS DO OLEIRO

Romanos 9:20,21

Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?


Jeremias 18:6

Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

Atos 9:15

Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.





A Paz do Senhor Jesus seja com todos nós!

Segundo o dicionário informal (http://www.dicionarioinformal.com.br/oleiro):

1. Oleiro     
Oleiro é aquele cria, molda e dá forma ao barro.

Na Bíblia em Jeremias 18:4-6, o Senhor faz uma relação, dele como Criador e nós a criatura, se colocando Ele como o Oleiro e nós como o barro dizendo: "Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhes estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então veio a mim a Palavra do Senhor: Não poderei eu fazer vós como fez este oleiro, ó Casa de Israel? diz o senhor; eis que como o barro na mão do oleiro, assim sois vós em minha mão, ó Casa de Israel". O oleiro dá o formato que Ele quiser ao vaso. Deus também diz a nós que também fará como achar melhor, porque a nossa tentativa de nos auto formatar não funcionará perfeitamente.

O Oleiro também sabe que para o vaso para ter utilidade é formado segundo a necessidade do que será colocado dentro dele. Só Deus sabe do que necessitamos. Confiar na sua direção é o caminho para glorificar a Deus e para a nossa vitória completa. Somos pó, e um dia, estamos de pé vivos e no outro poderemos estar deitados e mortos, mas Jesus que é a Vida, nos diz que quem dele experimentar não terá sede e nem fome, e garante a vida eterna a todos os que crerem: "E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia"(João 6:35,40).

O vaso simboliza algo frágil e que está sob constantes mudanças nas mãos de um oleiro, que é o fazedor de vasos. Todos nós, que fomos chamados em Cristo Jesus para a salvação e à santificação, somos vasos para honra em/de Seu nome. Não temos mais o controle absoluto sobre as nossas vidas e sobre as nossas vontades. Somos vasos para serem moldados sob à boa, agradável e perfeita vontade de nosso Pai amado e estamos sujeitos a ser modificados por Aquele que nos formou. Deus tem o poder sobre todas as coisas e sob os seus cuidados paternais está a nossa vida em seus mínimos detalhes. 

Quando oramos no Pai Nosso "seja feita a Vossa vontade" é porque devemos confiar nos perfeitos moldes para os quais o nosso Deus nos formou. Não somos perfeitos, mas almejamos a perfeição que o nosso Oleiro pode nos dar. Para a nova vida em Cristo precisamos de um novo molde que é feito à imagem do Seu Filho, que é o varão perfeito, onde nosso caráter vai sendo modificado e transformado numa nova criatura. 

Portanto, mudanças serão necessárias em nossa vida e nem sempre isso poderá ser agradável à nossa vista. Muitos "cacos" do vaso velho poderão cair pela vida. Vontades e hábitos velhos serão deixados para trás, e as mãos do Senhor vão banhar e moldar o frágil vaso com a água do Espírito Santo: "Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre"(João 7:38).

Assim não vivemos mais pela nossa própria vontade, mas agora para o Senhor Jesus Cristo vivemos: "E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou"(2 Coríntios 5:15).

"Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo"(Efésios 4:13).

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo"(2 Coríntios 5:17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário