quinta-feira, 31 de março de 2016

Salmo 117 - O menor dos salmos

Louvai ao SENHOR todas as nações, louvai-o todos os povos.


Porque a sua benignidade é grande para conosco, e a verdade do Senhor dura para sempre. Louvai ao Senhor.





A Graça e a Paz vindas do coração de nosso Pai sejam com todos!

O salmo 117 é o menor de todos os 150 salmos. Extraímos dele grandes lições sobre o privilégio que Deus concedeu a todas as nações para louvar o Seu santo nome. Não era só exclusividade dos judeus louvar o Deus de Israel. Com o advento da pregação do Evangelho de Jesus Cristo, o nome do Senhor tem sido conhecido por quase todo o mundo. "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura"(Marcos 16:15). Nisto, reconhecemos o chamamento dos gentios à comunhão com o único Deus que primeiramente se manifestou aos judeus.

Todos os povos também são convidados a louvar ao Senhor, e por parte d'Ele, não haverá acepção de pessoas, seja por sexo, raça, posição social etc. "E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo"(Atos 10:34,35). O termo acepção, nesta passagem, significa escolha ou predileção por alguém ou por algo. Aqueles que antes eram considerados "imundos" foram trazidos à salvação e à comunhão com o Altíssimo através do sacrifício do Seu único Filho: "E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo"(Atos 10:28).

Louvar é um privilégio que não só engrandece o nome do verdadeiro Deus, mas também O reconhece sendo o nosso Soberano absoluto de todas as nações deste planeta chamado Terra. "Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam"(Salmo 24:1). 

Louvar significa exaltar, enaltecer, engrandecer e glorificar o nome do Senhor. É quando reconhecemos a grandeza e a majestade do nosso Deus sobre tudo e sobre todos. É um ato que deve ser espontâneo e feito de coração, exprimindo o desejo interno de bendizer ao Senhor. "Bom é louvar ao SENHOR, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo"(Salmo 92:1). 

Louvamos também ao Senhor reconhecendo todos os seus atos perfeitos e todas as suas maravilhosas obras: "Falarei da magnificência gloriosa da tua majestade e das tuas obras maravilhosas"( Salmos 145:5). E também: "Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem"(Salmos 139:14).


A BENIGNIDADE DE DEUS


Uma das características do nosso Deus e Pai é a Sua benignidade. É um atributo comunicável de Deus para com as suas criaturas. A benignidade é uma das características do fruto do Espírito(Gálatas 5:21).

Definição de Benignidade:

s.f. Característica do que é benigno, generoso ou benevolente.
Bondade; particularidade do que é afável ou indulgente.

O Salmo 136 exalta a benignidade do Senhor ao longo dos seus 26 versículos! "Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre"(Salmos 136:1). Deus sempre será benigno mesmo demonstrando seu juízo sobre os seus inimigos, e a finalidade dos Seus atos visam o bem comum da humanidade. 

A benignidade de Deus pode ser reconhecida pela grandiosa obra da criação, pela maneira que Ele sustenta a tudo e a todos, por Sua proteção e livramento, pela sua provisão diária de alimento, e principalmente, pela maneira misericordiosa de enviar o Seu único Filho para morrer em nosso lugar e nos trazer a vida eterna: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"(João 3:16).


A VERDADE DO SENHOR DURA PARA SEMPRE


Definição de Verdade:

Verdade significa aquilo que está intimamente ligado a tudo que é sincero, que é verdadeiro, é a ausência da mentira. Verdade é também a afirmação do que é correto, do que é seguramente o certo e está dentro da realidade apresentada. 

Verdade também faz nos lembrar de algo que é sólido e que tem fundamento estável. É algo em que não há mudança, que é constante sempre e não traz dúvidas ao coração do homem. Assim é Deus, que não muda e permanece o mesmo para sempre:"Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação"(Tiago 1:17).

Não só Deus é verdadeiro, mas tudo o que provém dele é verdadeiro. Jesus enfatizou que a Palavra de Deus é a verdade, e é por ela que somos santificados: "Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade"(João 17:17). Seguindo o mesmo raciocínio aplicado à lei do Senhor: "A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade"(Salmos 119:142). E ainda: "A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre"(Salmos 119:160).

Os conselhos antigos do Senhor são fundamento sólido e possuem firmeza:"Ó Senhor, tu és o meu Deus; exaltar-te-ei, e louvarei o teu nome, porque fizeste maravilhas; os teus conselhos antigos são verdade e firmeza"(Isaías 25:1).

O nosso Deus é a verdade: "Mas o Senhor Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação"(Jeremias 10:10).

Jesus é a Verdade: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim"(João 14:6).

Jesus é o Verdadeiro: "E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna"(1 João 5:20). Ele se mantém o mesmo eternamente: "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente"(Hebreus 13:8). 

Nos fins dos tempos, tudo o que provém da verdade vai permanecer na eternidade, prevalecendo sobre tudo o que é enganoso e temporário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário