quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

A fé fundamentada na Palavra de Deus

Texto Bíblico - Josué 1:8

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.


Nossa fé em Deus deve ser fundamentada na Sua Palavra que é confiável e Suas promessas são infalíveis. "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?"(Números 23:19)

A ordem de Deus ao Seu servo Josué foi para que a Lei divina dada a Moisés estivesse em sua boca e em seu coração pronta para ser usada, meditada e praticada. No Salmo 1, versículo 2 temos uma semelhança com esta passagem: "Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite"Portanto, a meditação não deve ser algo feito de qualquer maneira, mas de forma disciplinada e constante. 

A estrita observância e a obediência("...dela não te desvies, nem para direita nem para a esquerda...") aos preceitos da Lei de Deus daria a Josué e ao povo israelita uma firme estrutura escriturística. Eles não estariam fundamentados em promessas vazias de homens, mas na Palavra daquele que é Eterno e que não pode mentir.

"Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares"(Josué 1:7).

Como consequência de fazer tudo conforme o que está escrito no livro da Lei, Josué receberia a verdadeira prosperidade espiritual e material, e que também o levaria à vitória diante dos seus inimigos. Ele, como líder, deveria ser o grande exemplo aos seus comandados e ao povo de Israel. 

Significado de Meditar:

verbo transitivo indireto e intransitivo
Pensar muito sobre; refletir: meditar sobre um assunto; gosto de passar o tempo meditando.

verbo transitivo direto

Estudar muito sobre alguma coisa, submeter à análise detalhada; ponderar, considerar: meditar as propostas de trabalho. 

Tomando essas definições como base, podemos dizer que a Palavra de Deus deve ser sempre meditada com mais cuidado e atenção, que deve ser sempre refletida e se tornar um hábito de leitura, seja em qualquer hora do dia. Devemos estudá-la com mais afinco e dedicação para sabermos qual o seu real significado para a nossa prática e para o nosso crescimento espiritual.

Trazendo isso para o Novo Testamento do qual fazemos parte, lembremos do que o apóstolo Paulo aconselhou o jovem Timóteo no preparo das Escrituras: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade"(2 Timóteo 2:15).

Diante da tentação de Satanás no deserto, o próprio  Senhor Jesus usou as Escrituras do Antigo Testamento (Deuteronômio 8:3) para derrotar Satanás: "Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus"(Mateus 4:4).

Também podemos seguir aquilo que o Senhor Jesus disse para nós em relação à prática da Palavra de Deus: "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha"(Mateus 7:24).

O cristão que pratica as palavras do Mestre é alguém firmemente fundamentado na Rocha, que é Cristo. Ele não é somente um ouvinte ou leitor das Escrituras, mas é um verdadeiro praticante da Palavra de Deus.

Quando nos fundamentamos na Palavra de Deus,  somos fortalecidos no conhecimento do Altíssimo(saber qual é a razão da nossa fé), no poder da Palavra diante do mundo espiritual(a espada do Espírito), mas principalmente para sermos um testemunho vivo e sólido de fé praticante(sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário