quinta-feira, 27 de julho de 2017

Somos astros resplandecentes num mundo de trevas


Texto Bíblico - Filipenses 2:15


Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo.

Que a luz de Cristo Jesus brilhe sobre a vida de todos nós!

Os que seguem ao Senhor Jesus Cristo são como astros neste mundo que está envolto em trevas e devem resplandecer com suas boas obras e com um bom testemunho pessoal. Não podemos nos nos conformar com a maneira de ser própria do mundo, antes nos opomos contra as obras infrutuosas das trevas condenando-as!(Efésios 5:11) 

Somos agora participantes da luz, mas antes éramos trevas e andávamos conforme as regras e comportamentos mundanos. "Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz" (Efésios 5:8). 

Não tínhamos ideia do que era pertencer à escuridão, sem antes de nos confrontarmos com a verdadeira Luz que é o Senhor Jesus Cristo. Ele nos convida a brilharmos no meio desta geração corrompida e perversa, e é com as nossas obras que vamos fazer a diferença neste mundo. "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus"(Mateus 5:16).

Somos reflexo daquilo que vivemos em Cristo. Se não tivermos comunhão com Ele, como poderemos refletir a Sua luz? Não é para brilhar o nosso "EU" sobre todos os demais, mas sim a luz de um verdadeiro astro submetido à vontade do Sol da justiça. 

Vivemos num tempo onde a glorificação do "EU" impera na sociedade atual. No mesmo capítulo do texto acima, podemos notar que o apóstolo Paulo enfatiza a não fazer as coisas por contendas e nem por vanglória: "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo" (Filipenses 2:3).

Vanglória, segundo o dicionário quer dizer: Presunção; vaidade exagerada; opinião excessivamente boa acerca de si mesmo; pessoa que se orgulha em demasia de suas próprias qualidades ou aptidões pessoais: a vanglória é o oposto da humildade.

O mundo não precisa de egos brilhantes, convencidos e vaidosos, mas sim astros banhados pela luz verdadeira de Cristo que conduz o homem à retidão e à justificação diante de Deus. A glória não será nossa, mas ela a será somente para nosso Deus.

Quando o apóstolo Paulo diz para sermos irrepreensíveis e sinceros é porque tudo o que fizermos deve ser de coração e de boa vontade para agradar a Deus. O termo grego amemptoi para irrepreensíveis é traduzido também como livre de falhas ou defeitos. 

Não deve haver fingimento ou falsidade nas nossas ações diante de Deus e dos homens. Evitemos a "aparência de piedade" tão comum no meio religioso e que é um mal potencializado especialmente nos últimos dias (2 Timóteo 3:5). Não devemos aparentar sermos filhos de Deus, mas sermos de fato e de verdade! 

Quando o versículo fala sobre sermos filhos de Deus inculpáveis é porque assim o somos quando submetidos ao senhorio de Nosso Jesus Cristo, que é a nossa justificação. É assim que devemos proceder para sermos luz e astros resplandecentes e praticantes da Palavra de Deus. Portanto, deixemos Cristo brilhar em nós e assim cumpriremos a Sua palavra: "E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos"(Tiago 1:22).

Nenhum comentário:

Postar um comentário