segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Não extingais o Espírito

Texto Bíblico - 1 Tessalonicenses 5:19

Não extingais o Espírito.






Que o Espírito do Senhor seja atuante na vida de cada um de nós!

     O Espírito Santo não pode ser extinto! O texto se refere a ação do Espírito de Deus sobre a vida do crente que não deve se extinguir. Esta ação de encher e capacitar cada filho de Deus se dá a Ele e não deve ser apagada. É através dele que nos vem a graça, a iluminação, a capacidade e o fervor de servir a Deus. É Ele quem vivifica as Escrituras para o nosso entendimento: "Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica" (2 Coríntios 3:5,6).

     Este Espírito é o Consolador que Jesus prometeu aos discípulos e que viria sobre a  vida de cada um de nós : "Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vô-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não creem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado" (João 16:7-11).

    Ele capacitaria não só os discípulos do Senhor, mas também todos os demais cristãos em várias épocas. Sem a ajuda dele não haveria um real convencimento acerca das coisas espirituais, não haveria um real arrependimento no coração dos homens. e muito menos, uma verdadeira conversão! 

     É Ele que faz o homem sentir o peso do pecado e que aponta para o único Caminho de salvação. que é Jesus Cristo. É Ele que aponta para Cristo Jesus, a nossa justiça: "Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção" (1 Coríntios 1:30). É o Espírito que também nos fala acerca do juízo, onde Satanás já está julgado e condenado!

   É o Espírito que nos guia em toda a verdade e, sem Ele, poderíamos ficar sem direção também na vida. No mundo, há muitos falsos profetas espalhando falsos evangelhos e é necessário estar atento ao que o Espírito nos diz: "Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir" (João 16:13).

     A vida espiritual sem o calor do Espírito Santo poderá sim se apagar. É Ele que dá ao crente o poder para testemunhar conforme Atos 1.8: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra". É um poder para ser uma testemunha viva de nosso Senhor Jesus Cristo e para pregar o Seu Evangelho nas proximidades locais e até em outros lugares do mundo!

       Nos capítulos 2 e 3 do livro de Apocalipse, há várias menções sobre ouvir o que o Espírito Santo diz às igrejas. Para cada igreja há sempre uma mensagem de repreensão, de consolo e de ânimo. Uma igreja avivada dá ouvidos ao que Consolador quer falar: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas"(Apocalipse 2:29).

     Se não dermos lugar ao Espírito, o amor vai se esfriando, a fé acaba se tornando monótona e vazia. A extinção desta ação em nossas vidas seria desastrosa. O pecado poderia se tornar mais permissivo em nossas vidas e ficaríamos mais tolerantes a ele. Não haveria uma capacidade de discernimento espiritual, tendo a consciência amortecida pelo convencimento próprio. 

     Por tudo isso, não extingais a ação do Espírito em sua vida! Não dê lugar à frieza e ao comodismo. Faça a diferença sendo alguém que pensa e age diferente num mundo indiferente a Deus. A ação do Espírito Santo é muito ampla e gera na igreja a vontade e a capacidade de servir a Deus!

"Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito"(Gálatas 5:25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário