quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Fazendo o que é certo

Texto Bíblico - Efésios 4:21-32


21 Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;

22 Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;

23 E vos renoveis no espírito da vossa mente;

24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.

26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.

27 Não deis lugar ao diabo.

28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.

29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.

30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.

31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,

32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.


Que a graça de Deus nos conduza à prática da Palavra!

Vamos estudar cada versículo desta passagem das Escrituras que nos fala sobre a prática da Palavra de Deus tão ricamente ensinada pelo Senhor Jesus Cristo. Devemos fazer aquilo que é certo e deixar as práticas antigas de lado. Nosso alvo e exemplo é Cristo. 

Versículo 21 - Não devemos ser só ouvintes da Palavra de Deus, mas seguir aquilo que está escrito em Tiago 1.22: "E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos". 

Somos convidados aqui a ouvir e meditar naquilo que aprendemos com o Senhor através da Sua Palavra, e é por ela onde somos ensinados a trilhar o Caminho que é Jesus Cristo. "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim"(João 14:6).

Versículo 22 - Devemos deixar a vida antiga com os nossos antigos vícios, pecados e maus hábitos. Devemos nos despojar da velha criatura, pois agora somos novas criaturas em Cristo Jesus. O velho homem é a nossa antiga natureza que tende a viver no engano das concupiscências carnais.

Despojar-se quer dizer despir-se, desapossar-se, desembaraçar-se.

Concupiscência é o termo utilizado para designar a cobiça ou apreço por bens materiais, assim como os prazeres sexuais. Etimologicamente, este termo se originou a partir do latim concupiscens, que significa “o que tem um forte desejo”, que deriva da palavra concupera, que quer dizer “ter forte desejo”.

De acordo com algumas doutrinas religiosas, como o cristianismo, por exemplo, a concupiscência é sinônimo de libertinagem ou lascividade carnal. Esta ação, consequentemente, é tida como um pecado(https://www.significados.com.br/concupiscencia/).


Versículo 23 - Vamos sendo renovados por Deus para uma nova vida. O Seu Espírito incute em nosso espírito a vida nova em Cristo Jesus. Novos pensamentos e sentimentos vão sendo colocados em nossa mente, novos propósitos, novos hábitos e a esperança de vida eterna.

"Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo (Tito 3:5).

Versículo 24 - O novo homem é a nova criatura em Cristo Jesus, resultado de um novo nascimento espiritual. Devemos viver segundo aquilo que somos hoje no Senhor. Nova vida em Cristo nos leva  "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo"(2 Coríntios 5:17). 

A doutrina sobre o novo nascimento foi ensinada por Jesus: "Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus"(João 3:5).

Versículo 25 - Quer algo mais claro que este versículo? Devemos deixar a mentira de lado e falar sempre a verdade. Mentira na vida de um cristão não combina, pois Jesus é a Verdade(João 14:6). Devemos substituir a mentira pela verdade. Vamos fazer o que é certo: dizer sempre a verdade ao nosso próximo e deixar a mentira do lado de fora!

Continuando com o mesmo raciocínio do versículo anterior, devemos nos revestir do novo homem que aborrece a mentira, mas ama a verdade! Mentira é algo relacionado com o velho homem que tende às obras da carne.

Mentira<--->Velho homem<--->Vontade da carne/Diabo(João 8:44)
Verdade<--->Novo homem<--->Vontade de Deus(João 8:32)

Da mesma maneira, devemos ser sempre sinceros e honestos em todas as áreas de nossa vida. A verdade deve prevalecer sempre, seja na congregação, nos negócios ou na vida social.

Versículo 26 - Como podemos nos irar sem pecar, já que a ira é obra da carne(Gálatas 5:20)? E o que dizer da passagem de Tiago 1:20 que diz assim:"Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus"? (Ver também "ira" no versículo 31)

A ira que se refere aqui é fruto de um descontentamento com o pecado de si mesmo e com o dos outros e não contra pessoas. É uma ira zelosa daqueles que tem compromisso com Deus e com as coisas concernentes à verdade.

Esta ira, porém, não deve durar por muito tempo. Ela deveria terminar quando se encerra o dia, as como o por do sol judaico. É um sentimento que deve ser descontinuado, pois ela deve dar lugar à compreensão, ao amor e ao perdão. 

Versículo 27 - Não devemos dar ocasião ou lugar para o Inimigo de nossas almas agir em nós ou através de nós. Não devemos dar lugar à ira desmedida, à mentira, ao engano, ao furto, às palavras torpes(palavrões) e a qualquer outro ato alimentado pela concupiscência da nossa carne.

Versículo 28 - Podemos dizer aqui também: faça o que é certo, não furte e não roube, mas trabalhe! O apóstolo exorta aquele que praticava o furto a não continuar furtando, mas que trabalhe e ganhe o seu sustento com as próprias mãos. Ele ainda vai mais adiante, dizendo que com o salário ganho a pessoa poderá se tornar um despenseiro para ajudar os mais necessitados.

Versículo 29 - Devemos evitar o uso de palavras torpes, ou seja, o uso de palavrões ou de linguagem obscena. Isto não traz benefício para ninguém. Devemos fazer uso de linguagem sã que leve graça e edificação aos outros, No lugar do PALAVRÃO use palavras para a EDIFICAÇÃO

A palavra torpe tem um significado de repulsa, asqueroso ou nojento. O termo usado no grego é sapros, que tem o significado de podre, corrupto ou apodrecido.

Também temos esta recomendação de Paulo ao seu cooperador na obra de Deus, Tito: "Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós"(Tito 2:8)

"A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade nela deprime o espírito" (Provérbios 15:4).

Versículo 30 - O Espírito Santo não deve ser entristecido por nossas obras ou pensamentos. Não devemos tratá-Lo com indiferença. Não devemos dar lugar às práticas e vícios do velho homem. 

Não deveria haver mais lugar em nossas vidas para estas coisas descritas no contexto deste versículo: mentira, furto ou roubo, linguagem obscena, blasfêmia, cólera, amargura, gritaria, malícia entre outras coisas. Tudo isso causa pesar e tristeza ao Espírito do Senhor.

O selo do Espírito Santo se refere a posse do Senhor sobre as nossas vidas. Nós fomos selados com o Santo Espírito para o dia de nossa redenção, seja ele o dia em que nos livrarmos deste corpo através da morte aguardando o evento da ressurreição ou na ocasião do encontro com o Senhor nos ares pelo arrebatamento. 

Versículo 31 - Não há mais lugar em nossas vidas para coisas como estas citadas neste versículos. São sentimentos, comportamentos ou atitudes que deveriam ser arrancadas para fora de nossa vida. 

O termo grego arthētō, que quer dizer "deixe ser removido" é derivado de  airo que tem vários significados como: levar embora o que foi levantado, levar; mover de seu lugar; cortar ou afastar o que está ligado a algo; remover; levantar, elevar, erguer.

1) Amargura: derivada de um espírito amargurado ou vingativo, um ressentimento guardado, coisa que pode trazer não só malefícios próprios, como contaminar os outros em volta da pessoa. 

"Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem" (Hebreus 12:15).

2) Ira: sentimento que vem acompanhado de raiva, fúria, paixão e que deixa a pessoa fora de si. Esta ira é diferente daquela expressa no versículo 26.

3) Cólera: é um impulso ou emoção violenta conta outra pessoa, um comportamento de ferocidade.

4) Gritaria: é uma grande quantidade de gritos, comportamento vexatório e escandaloso.

5) Blasfêmia: vem da palavra grega que é blasphemia, que quer dizer: discurso ímpio e repreensivo, injurioso contra a majestade divina, ou calúnia, difamação, discurso injurioso contra o bom nome de alguém.

6) Malícia: aqui pode ter o sentido de iniquidade, depravação. É algo que se faz com uma índole tendendo ao mal, de fazer dano a alguém de propósito. É agir com engano e dissimulação. Uma tendência de pensamento para aquilo que é impuro, com conteúdo sexual.

Versículo 32 - O comportamento de uma nova criatura em Cristo deve ser naturalmente benigna e de boa índole, com bons sentimentos a outrem, e tratando o seu próximo com gentileza e carinho.

Usando sempre de misericórdia para com os irmãos. Procurando ser compreensivo e compassivo com todos. O ato de perdoar alguém, seja ele um irmão na fé ou qualquer outra pessoa é uma das coisas mais ensinadas e enfatizadas pelo Senhor Jesus Cristo.

"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós"(Mateus 6:14).

Quantos de nós praticamos tudo aquilo que o Mestre nos deixou claramente expresso nos evangelhos e nos demais livros das Escrituras? 

Ele sempre foi benigno, perdoador, misericordioso, manso, compreensivo. Convido a você a ser como Ele. Se você não tiver ninguém na sua igreja para que sirva de exemplo, mire-se no exemplo do Mestre e não desista da sua fé no Senhor!

(Parece até um contradição este versículo 32, pois o que mais se vê nas congregações são pessoas dispostas a tudo, menos a serem benignas, misericordiosas e perdoadoras. Talvez não seja tudo o que encontramos nas igrejas de hoje, mas deveria ser feito tudo desta maneira, conforme o apóstolo Paulo nos ensina e nos recomenda a que façamos).

Que o Senhor nos dê graça para a praticar a Sua palavra para fazermos o que é certo e para que as pessoas vejam que o Evangelho do Senhor verdadeiramente é pregado e praticado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário