sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Tirando forças da fraqueza


Texto Bíblico - Hebreus 11:34

Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.


Que a força do nosso Deus e Pai seja com todos em Cristo Jesus!

Assim agiram alguns heróis da fé descritos no capítulo 11 de Hebreus. Tiveram que batalhar não só com a fé, mas agindo e se levantado diante dos inimigos. Na força do Senhor assim fizeram, pois que a fraqueza era algo a ser vencido também, mas se levantaram e tiraram as forças em Deus.

É para Deus que miramos a nossa fé. É n'Ele que consiste a nossa força! Não devemos confiar na nossa própria força e nem no nosso entendimento! "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento"(Provérbios 3:5). 

Uma certa vez, ouvi um testemunho de um irmão que aprendeu a ter alegria em meio à fraqueza, pois estava atravessando um período de lutas e isto não o desanimou em sua jornada cristã. Ele perguntava todo eufórico se os outros irmãos na fé tinham experimentado tal regozijo. 

Isto ele aprendeu vivenciando a sua fé e confiança no Senhor, que o guiava pelo meio das provações e não o deixava ficar abatido. Era no seu aparente estado de fraqueza que Deus estava agindo e fortalecendo-o no Seu poder. 

Ele seguiu o mandamento de se alegrar sempre: "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos" (Filipenses 4:4).


O APÓSTOLO PAULO E SUAS FRAQUEZAS

Podemos nos lembrar do apóstolo Paulo, que num período de sua vida onde a sua fraqueza estava exposta. Ele teve uma sensação de falta de forças. Sentia-se limitado pelo "espinho na carne" que fora permitido entrar em sua vida, por causa de uma revelação dada pelo Senhor(Coríntios 12: 7-9).

"Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte"(2 Coríntios 12:10).

A) Fraquezas: é quando nos sentimos debilitados ou fracos. Não temos muita força para orar, a não ser clamar com a ajuda do Espírito Santo e seus gemidos inexprimíveis: "E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis" (Romanos 8:26).

Em grego, a palavra fraquezas, que é astheneia, tem alguns sentidos como: falta de força, fraqueza, debilidade (que pode ser do corpo); saúde debilitada ou enfermidade(que pode ser da alma); fraqueza natural e fragilidade, entre outros.

B) Injúrias: é quando se sofre uma injustiça ou se recebe insultos e ofensas gratuitas. Quando somos caluniados ou inventam mentiras a nosso respeito.

C) Necessidades: é quando não temos tudo o que gostaríamos de ter e com mais abundância. Tudo parece agora mais racionado ou mais fracionado. Temos uma leve impressão de que algo está faltando na nossa despensa.

D) Perseguições: somos perseguidos tanto física como espiritualmente. Perseguição é algo quase crônico na vida de um verdadeiro servo de Deus. Podemos lembrar da vida dos profetas do Antigo Testamento, onde destacamos Jeremias. O próprio rei Davi foi perseguido por Saul, sem contar a época dos Juízes de Israel. Em o Novo Testamento, temos o exemplo de Paulo, dos outros apóstolos e servos de Cristo que sofreram perseguição nos primórdios da Igreja.

E) Nas angústias: é quando sentimos uma expectação de que algo pode ou deve acontecer; uma expectativa ansiosa por algum evento que tanto se aguarda. Geralmente é uma sensação de espera por uma resposta ou por um livramento da parte de Deus.

Deus havia dito ao seu servo Paulo que a graça d'Ele bastava e que Ele não agiria em conformidade com as orações do apóstolo. Quando isso acontece é porque a graça de Deus vai trabalhar a/em favor daquele que espera no Senhor. É uma somatória da graça divina e do poder de Deus sobre as nossas fraquezas. 


.......................................................................


Quando tiramos forças da fraqueza é porque uma Fortaleza invisível nos provê uma infinita e poderosa provisão. Nosso Deus é a nossa força e nosso Castelo forte! "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia"(Salmo 46:1). 

Não devemos olhar para as nossas condições, limitações, se estamos bem abastecidos, ou se estamos em aparente necessidade, mas devemos mirar a nossa fé n'Aquele que nos fortalece (Filipenses 4:13). A maneira de se ter essa força é a nossa fé que vence o mundo: "Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé (1 João 5:4).



O EXEMPLO DE JOSUÉ

Quando Josué, sucessor de Moisés, iniciou a sua carreira como líder de Israel, ele poderia ter se sentido pequeno para uma tarefa que estava além das suas forças, inteligência, carisma ou capacidade. Mesmo assim, anteriormente, ele havia sido separado para a liderança através das mãos de Moisés (Deuteronômio 34:9).

Talvez ele se sentisse diminuído, pois  o seu antecessor foi um grande líder, bem estimado pelo povo e considerado um profeta sem igual: "E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face (Deuteronômio 34:10).

O Senhor precisou frisar e repetir as palavras de ânimo e esforço para Josué se sentir seguro nas Suas promessas. Ele prometeu que estaria com Josué e agiria da mesma maneira que fez no ministério de Moisés. Deus disse a Josué se esforçar e ter bom ânimo, ir adiante, prosseguir e deixar a sua fé agir para conquistar a terra prometida.

De agora em diante, Josué estaria depositando a sua confiança no Senhor e nas suas promessas. Ainda assim, o Senhor repetiu o conselho de ter "mui bom ânimo" e o instruiu a seguir toda a lei que fora dada a Moisés. Lembre-se da expressão "toda a lei" e não parte dela deveria ser observada e praticada.

"Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. 

Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares" (Josué 1:5-7). 


MEDITANDO NO VERSÍCULO DE HEBREUS 11:34

Estes exemplos são nos dado pela Palavra de Deus, para que também tenhamos a mesma atitude de enfrentamento diante das lutas. Em Deus podemos ter mui bom ânimo. É isto que Ele quer de nós, bom ânimo e esforço da nossa parte.  

Se meditarmos no versículo inteiro de Hebreus 11:34 poderemos ver que os heróis da fé tiveram que agir, pois eles "apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos". Houve um intenso esforço físico e também espiritual.

Notamos que ouve a ação de enfrentamento com o fogo, tiveram que escapar correndo risco de vida, se recobraram tomando forças de onde não tinham(tiveram bom ânimo), batalharam com esforço e puseram os inimigos para correrem.

Acredito que cada um de nós já enfrentou várias batalhas cotidianas, sejam elas no interior da mente ou no exterior do mundo presente. Podemos tomar isso no sentido figurado, pois nem sempre enfrentamos perigo de vida ou do fogo literalmente. 

Por outro lado, num sentido um pouco mais prático, enfrentamos as hostes da maldade em nossas lutas espirituais (Efésios 6:12) e se nos sujeitarmos a Deus, resistirmos ao Diabo, ele fugirá de nós (Tiago 4:7). 



JÓ É UM EXEMPLO!

Seria injusto não incluir o exemplo de Jó, homem justo, que tirou forças da fraqueza, passou por várias provações e privações: perdendo seus filhos, seus bens e sua saúde, mas perseverou com fé no Seu Redentor e Deus!  "Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra"(Jó 19:25).

Temos o relato do apóstolo Tiago, tomando-o como um exemplo a ser seguido e nos mostrando quão rico é o Nosso Deus em piedade e misericórdia: "Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso" (Tiago 5:11).
............................................................................

Enfim, aprendemos que o importante é agir com fé e tirar forças da nossas fraquezas, assim como fizeram Josué, Jó e os heróis da fé! Lembre-se que o nosso Deus é a nossa fonte inesgotável de força e poder onde somos reabastecidos diariamente:

"Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados. Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus" (Salmos 84:5,7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário