quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

A FÉ, NOSSO FIRME FUNDAMENTO

Texto Bíblico: Hebreus 11:1


Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.




A graça de Deus em Cristo Jesus seja abundante em nossas vidas!

A fé é o firme fundamento em promessas que esperamos de Deus. Ela é responsável por nos levar além das coisas materialmente visualizadas. Ela é posta adiante de nós em Cristo Jesus, que é o autor e consumador da fé (Hebreus 12:2). Portanto, temos nossa esperança alicerçada na Rocha eterna e verdadeira e não em promessas vazias de homens. Devemos prosseguir para o que esperamos das promessas de Deus, e isto, através da Sua graça sustentadora em Cristo e da ação sobrenatural do Espírito Santo nos guiando pelo caminho.

Em Hebreus 10:38, encontramos o seguinte versículo: "Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele". O meio de vida de um justo é a fé. Ela vai levá-lo rumo ao desconhecido, através de lutas e provações. Haverá períodos de dúvidas e até paradas, porém daí nascerá uma força no interior daquele que exercita com paciência este labor. Não devemos recuar, pois para agradar a Deus é preciso ter fé, e se recuarmos, Ele não terá prazer em nossa atitude.

O autor de Hebreus, descreve no capítulo 11, a trajetória de muitos heróis da fé. Eles projetaram sua esperança em coisas que ainda estavam para acontecer. Não estavam firmados em acordos de palavras de homens, mas prosseguiram com suas vidas adiante, esperando o melhor de Deus, e nem sempre o melhor que Deus tem para nós é o que desejamos. Não é como as canções fantasiosas do mundo gospel dizem por aí que Deus vai fazê-lo feliz e fazer todas as suas vontades, mas é você que vai agradá-lo com sua fé e vai prosseguir na boa, agradável e perfeita vontade do Pai (Romanos 12:2).

"E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Hebreus 11:36,37)

O versículo acima mostra que os heróis da fé foram maltratados, fizeram pouco da fé que eles tinham, foram perseguidos, mortos e alguns provaram a solidão ao extremo, vagando pelos desertos da vida. Tudo isto por causa da sua fé e por fazerem a vontade de Deus. Eles, não tiveram "seus sonhos" realizados e viveram "prósperos e felizes para sempre".  Podemos nos lembrar do profeta Elias, que suportou perseguição, ameaça de morte, solidão e depressão por servir ao único e verdadeiro Deus. No final, ele foi recompensado, indo ao encontro de Deus no céu. 




Se, hoje em dia, não sofremos todos esses tipos de ameaças físicas aqui no Brasil, muitos cristãos foram executados de forma terrível ao redor do mundo por não negarem a sua fé em Cristo. Podemos sofrer pela fé e sermos ridicularizados por pertencermos a Jesus Cristo, e até mesmo, sermos perseguidos por aqueles que se dizem "irmãos". 

A perseguição pode estar dentro ou por fora do corpo, na forma de tentação mental, de desejos carnais, cobiça material e orgulho. A tentação de jogar tudo para o alto e abandonar a fé também é uma possibilidade a ser combatida! A palavra de Deus nos convida a prosseguir com a nossa carreira: "Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta"(Hebreus 12:1).

Entretanto, viver pela fé não é algo impossível, basta crer em Deus e segui-lo e depositar a sua esperança em promessas sólidas e verdadeiras feitas por Aquele "em que não há mudança nem sombra de variação"(Tiago 1:17). 

Durante a caminhada com Cristo, a nossa fé poderá ser provada e não é intenção de Deus ver seus filhos pararem ou desistirem por causa das muitas aflições que aparecerão durante a vida. Jesus nos fala para termos bom ânimo, por que Ele venceu o mundo como homem. Devemos seguir o seu exemplo: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo"(João 16:33).

Sigamos então em frente, pela fé e na direção d'Aquele que é veraz: "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?"(Números 23:19).

Um comentário:

  1. A Paz do Senhor Jesus! Belíssima pregação, que Deus continue a lhe abençoar e lhe dando um pão quente do céu para nossas vidas.

    ResponderExcluir