sexta-feira, 29 de junho de 2018

NÃO À VANGLÓRIA!

Texto Bíblico - Gálatas 5:26

Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.

Que a humildade e a mansidão do Cordeiro de Deus esteja sobre nós!

Começamos o texto já com a definição de vanglória: convencimento, nem sempre fundamentado na realidade, dos próprios méritos, qualidades ou talentos; vaidade, jactância, bazófia. E não é assim que podemos enxergar a realidade do mundo atual? Homens possuídos de um convencimento vazio que não leva a nada, a não ser à ruína. "A soberba precede à ruína; e o orgulho, à queda(Provérbios 16:18).

Essa vanglória toda de que alguns norteiam suas vidas é resultado de uma realidade distorcida que possuem de si mesmos. A riqueza material pode levar muitas pessoas a pensarem que estão acima dos outros e acham que podem comprar tudo. Pensam eles que são donos do mundo, mas a sua estabilidade material é como uma casa construídas sobre à areia.

Até no meio cristão, uma pessoa rica pode se achar tão importante e acima dos outros como se fosse numa sociedade secular. Em alguns ajuntamentos de cristãos parece acontecer o mesmo, onde os ricos são recebidos com honrarias especiais, enquanto os irmãozinhos mais pobres ficam quase esquecidos. Por causa disso, o apóstolo Tiago nos admoesta sobre tal comportamento errôneo: 

"Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje, E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado"(Tiago 2:2,3).

Também podemos afirmar que a vanglória de alguns se baseia em seu conhecimento e na sua inteligência. Estes são aqueles que tem o poder da eloquência e influenciam muitos pela maneira como articulam os seus discursos. Logo são colocados em posição de destque na igreja. Alguns destes costumam desprezar os mais humildes por não possuírem o seu grau de instrução.

Um assunto que podemos introduzir como vanglória, mas que não está no contexto bíblico em questão é aquele do orgulho da vaidade pessoal, de alguém se achar mais bonito fisicamente que os outros e a vontade de ser admirado(adorado)pela sua formosura. Assim muitos agem como se o coração estivesse entorpecido pelas passageiras glórias terrenas, não sabendo que o corpo também pode adoecer e envelhecer com passar do tempo.

Quando o apóstolo Paulo escreveu aos Filipenses, também discorreu sobre o tema da vanglória. No contexto, ele enfatiza o uso do amor cristão e o exemplo da humildade de Cristo Jesus, que tomou a forma de servo: "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo"(Filipenses 2:3).

Acabando de ler este versículo acima, podemos olhar para nós mesmos e verificar se há algum tipo de vanglória em nosso coração. Seria por algum dom espiritual? Seria pela maneira mais santa do meu comportamento em relação aos recentes casos de escâncalos no meio cristão? Seria eu cheio de vanglória por pensar de mim mais do que eu sou na realidade para Deus?

Podemos também observar que verdadeiramente há falta e escassez de humildade nas igrejas pelo mundo afora, e infelizmente, há uma abundante colheita de vanglórias pessoais pelos salões eclesiásticos. Muitas pessoas saem das comunidades cristãs por serem postas de lado, não por causa de algum pecado que tenham cometido, mas pela falta de amor e humildade de irmãos e de muitos líderes que preferem a vanglória de homens, mas desprezam a glória do Altíssimo.

Como diz o texto, a vanglória leva às pessoas a se irritarem e também a se invejarem umas das outras. Isso também pode levar a casos extremos de xingamentos e agressões físicas, uma verdadeira baixaria. Não há nada de bom em se vangloriar. Temos sim é que nos gloriarmos no Senhor e lembrar que é Deus que dá a verdadeira honra: "Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva"(2 Coríntios 10:17,18).

Vanglória é uma glória vã e sem fundamento em si mesma. É uma coisa do coração do homem orgulhoso sem a perspectiva eterna de Deus. É algo passageiro como a erva que nasce e daqui a pouco não existe mais. O caminho para detê-la é o exemplo vivo daquele que é manso e humilde de coração: JESUS CRISTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário