sexta-feira, 28 de abril de 2017

SENHOR, MOSTRA-NOS O PAI!

Texto Bíblico - João 14:7-10

Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.

Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.

Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.


Que a verdadeira paz do Senhor Jesus Cristo seja conosco!

Quem poderá conhecer o Pai a não ser por Seu filho, Jesus Cristo? Jesus é o Caminho ao Pai. Ele é o meio acessível a para se estabelecer plena comunhão com Deus. Ele possui a mesma natureza e atributos do Pai celestial. Jesus possui a mesma gloria que o Pai. Podemos ver o Pai através das ações miraculosas e do testemunho de santidade do Senhor Jesus Cristo. Jesus é a imagem do Pai e age de acordo com a vontade do Pai.

O pedido de Filipe para que Jesus mostrasse o Pai demonstra uma certa dúvida, fraqueza e ignorância deste discípulo. Ele pôde testemunhar ao vivo as obras que Jesus fazia. Não eram obras e discursos comuns. Jesus possuía uma autoridade única sobre tudo e sobre todos, mas ao mesmo tempo era humilde, pois fazia a vontade d'Aquele que O enviou. Ele não queria atrair a atenção para si, mas fazia sempre referência que Sua mensagem vinha do Pai.

O exemplo de Filipe serve para todos nós que seguimos Jesus Cristo. Na nossa mente queremos idealizar Deus, mas no coração ainda nos restam dúvidas de como o Pai é realmente para nós. Jesus desejava que o Pai fosse acessível a todos quanto O adorassem e temessem o Seu nome. 

Jesus queria que Filipe presenciasse a manifestação do Pai no Seu Filho amado. Ele queria que seu discípulo visse o Pai se manifestando n'Ele e para que pudesse perfeitamente conhecer o Pai.

Quando nos deparamos com as palavras de Jesus: "Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai", podemos afirmar que quando aprendemos tudo quanto o Messias nos ensinou, nós estamos tomando conhecimento do Pai celestial, de como ele age, de como Ele é Santo, justo, misericordioso, perfeito e amável.

Nunca antes o Deus vivo pôde ser perfeitamente apresentado à humanidade a não ser pelo Seu Filho. É através de Cristo que Deus revelou o Seu plano de salvação e redenção aos homens. É com Seu Filho a quem devemos ouvir, pois através d'Ele o Pai nos tem falado: 

"Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho."(Hebreus 1:1).

O próprio Jesus é o EMANUEL, o Deus conosco (Mateus 1:23). Sim, Deus veio habitar entre nós através do Seu Filho, Jesus Cristo, que veio em carne! Quem vê a Jesus, vê o Pai. O Pai estava n'Ele no Seu ministério terreno e O usava como a Sua voz, olhos e boca. Podemos nos chegar com confiança a Deus através de Jesus:

"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno"(Hebreus 4:15,16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário