segunda-feira, 31 de outubro de 2016

JESUS CHOROU

Texto Bíblico - João 11:35

Jesus chorou.



Que a verdadeira paz do Senhor Jesus repouse sobre todos!

Este versículo do evangelho de João é um dos menores das Escrituras. Em poucas palavras, o escritor narra uma das mais emocionantes passagens da vida de Jesus, que ao chorar, demonstrou toda a sua compaixão e humanidade com as pessoas de seu cotidiano.

Definição de Chorar (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa):

Verbo Intransitivo
1. Ter choro.
2. Verter lágrimas.
3. Fluir humor a.
4. Lançar vapor aquoso (por exemplo, a vide quando deitada no lume).

Verbo Transitivo
5. Lamentar.
6. Afligir-se muito.
7. Destilar.

Verbo Pronominal
8. Queixar-se, lastimar-se chorando.

Chorar pode ser algo que aparente fraqueza, pois expõe um sentimento que está escondido dentro de nós e pronto para sair de uma vez. Jesus demonstrou esta compaixão ao ver o estado de tristeza de Maria e dos judeus que lamentavam a morte de Lázaro. "Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se" (João 11:33). 

Houve aí uma identificação com o sentimento alheio. Jesus havia sido movido espiritualmente e sentiu-se preocupado com a situação daquelas pessoas em estado de luto. Da sua parte, houve choro, que foi percebido por alguns judeus que disseram: "Vede como o amava" (João 11:36). 

Jesus havia se exposto ao chorar, pois não era alguém de outro planeta, mas um homem perfeito para lamentar-se também pela morte de um ser humano. Isto também não aconteceu só porque Jesus amava a Maria, a Marta e a Lázaro, mas sim, porque era de sua natureza agir assim (João 11:5). 

Jesus agiu no passado como um homem compassivo, e ainda assim o faz hoje e eternamente, pois é o nosso Sumo Sacerdote perfeito diante de Deus: "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado" (Hebreus 4:15).

Sim, Ele é conhecedor de nossas fraquezas, tropeços, limitações e pecados, mas mesmo assim, intercede por nós com um sentimento de choro, de lamento pela nossa condição limitada e carente de Seu amor e compreensão. 

Não estamos nós em comunhão com o Cristo ressuscitado? Não é Ele o mesmo das Escrituras? Pois, de onde vem o receio de Deus não se importar com o nosso sentimento? Se Jesus chorou antes, agora que foi glorificado não se importa mais com nós, mortais?

Lázaro aparentemente havia sido entregue à morte. A derrota parecia ter sido definitiva para Marta e Maria. Todos lamentaram o triste fato já consumado e choraram! E mesmo sabedor de todas essas coisas, Jesus chorou e não atuou como ator. 

Toda aquela aparente demora entre a enfermidade e a morte de Lázaro havia acontecido para a glória de Deus, e através disso, o Filho de Deus havia sido glorificado. Assim como há tempo para lamentos e aflição, haverá tempo de alegria e livramento da parte de Deus.

O fato de Jesus chorar demonstra que Ele é de fato o nosso Senhor e Salvador perfeito e verdadeiro, vindo em carne e assumindo toda a humanidade que Lhe havia sido dada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário