quinta-feira, 9 de junho de 2016

O AMOR SALVÍFICO DE DEUS

Texto Bíblico: João 3:16

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.



Que o amor de Deus nos alcance e nos ampare a cada dia!

Significado de Salvífico: Que salva, que traz salvação.

Deus nos ama de uma maneira que vai além das palavras, pois a Sua atitude de nos dar o Seu filho Jesus Cristo para morrer em nosso lugar e nos favorecer com a vida eterna é surpreendentemente maravilhosa e supera todas as expectativas humanas de misericórdia. 

O termo amou no grego é egapesen, que significa que Deus teve prazer de/amou ternamente. Esta palavra é derivada da palavra grega agape(amor). Ele teve prazer em oferecer o Seu Filho em sacrifício para resgatar o mundo(a humanidade) de um estado de morte e condenação. Ele amou o mundo com Sua ternura infindável e por isso a demonstrou desta maneira sacrificial. 

A morte de Jesus foi a prova maior do amor de Deus pela humanidade. Ele combateu a morte espiritual atuante no homem pecador com a morte de Seu filho, justo e santo, gerando vida eterna para todos os que creem no Salvador. 

Podemos dizer que Ele nos amou como um Pai perfeito que sabe dar coisas boas aos seus filhos. Ele também é o Pai que provê o sustento espiritual, e para isso, demonstrou toda a Sua afeição pela humanidade perdida com um amor incomparável!

A tal maneira de amar não pode ser medida pelo pensamento humano. Deus nos amou quando não fazíamos conta da Sua existência, ou seja, Ele nos amou primeiro, como diz a Sua Palavra: "Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro"(1 João 4:19). 

Seu amor antecipa qualquer decisão humana e engloba até os desinteressados, pois sua decisão de amar alcança o mundo ainda descrente em Deus e em Jesus Cristo: "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5:8).

Nós não pedimos o Seu amor, mas Ele nos deu o que tinha de melhor: JESUS CRISTO. Através da fé em Seu Filho alcançamos o dom vida eterna. O Pai do Céu proporcionou a salvação ao mundo e não a sua condenação: "Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele"(João 3:17). 

O primeiro pensamento de Deus foi o de salvar o que estava perdido e sem chance alguma de redenção. Isso mostra que Deus "não poupou esforços" para concretizar Seu plano de salvação! A condenação só é uma opção para aqueles que rejeitam este amor de Deus!

Muitos acreditam que Deus só pensa em condenar o mundo por causa da tendência pecaminosa do homem. Cada um pensa de si o pior, pois é mais cômodo continuar no pecado do que voltar-se a Deus e se arrepender. O homem se acha pecaminoso demais para se relacionar com Deus, mas não é assim que se deve ser pensar! 

É verdade que é mais fácil viver em trevas e tentar se esconder do Criador do que renunciar aos prazeres mundanos. O mundo vive uma realidade fora da presença do Senhor e tenta por si alcançar meios de redenção. Só há justiça salvadora em Cristo Jesus e no Seu sacrifício na cruz.

"Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. "Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más"(João 3:18,19).

A condenação do homem é não crer na salvação e redenção vindas gratuitamente na pessoa de Jesus Cristo. A condenação é para "quem não crê" em Alguém que é o nosso único Caminho ao Pai. Este Alguém é aquele que se importa com a nossa situação pecaminosa e distante de Deus. Por isso, de maneira voluntária Ele se ofereceu para morrer em nosso lugar e quitar a nossa dívida do pecado com Deus.

"Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo"(Hebreus 9:26b).

O Pai e o Filho cooperaram para que você e eu fossemos alvo da salvação em Jesus Cristo. O Pai, com um grande amor exercitado, doou o Seu Filho, e Este se entregou à Sua vontade para que esta obra misericordiosa fosse concretizada. 

Lembremos, portanto, que Deus sempre usou de misericórdia para com o mundo. Ele já consumou a Sua obra maravilhosa de salvação para levar/trazer seus filhos para o Seu lar eterno. Ele nos chama através do Seu Filho para a salvação e não para a condenação. Não devemos pensar que somos pecadores demais para se achegar a Deus, pois Ele nos amou de maneira infinita e abundante. "Mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça" (Romanos 5:20).

2 comentários:

  1. A Paz do Senhor Jesus Cristo! Irmão , que Deus continue a iluminar e a dar sabedoria para mais estudos como este . Glórias a Deus!

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor seja contigo, Pr. Ronaldo! Fico agradecido mais uma vez pela sua visita e comentário aqui no blog. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir