sexta-feira, 30 de junho de 2017

PROSSIGAMOS EM CONHECER AO SENHOR

Texto Bíblico - Oseias 6:3,6

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.

Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.


Que o Senhor nos permita em conhecê-Lo a cada dia e cada vez mais!

Estas palavras foram escritas pelo profeta Oseias no Antigo Testamento e dirigidas às 10 tribos do Norte em Israel. São palavras que convidam o povo israelita ao arrependimento e à proximidade com Deus, pois Israel estava distante do Senhor e cometendo pecados gravíssimos. Ele apela para aos judeus a conhecerem verdadeiramente a Deus, não só seguindo os atos externos de uma religião ritualística, mas praticando o bem pelo conhecimento da Lei moral do Senhor.

Conhecer ao Senhor deveria ser a nossa meta principal como servos e filhos de Deus. Deve ser algo contínuo, uma busca por saber a Sua vontade e um desejo de querer agradá-lo sempre. O que Deus quer acima de tudo é que seus filhos tomem conhecimento da Sua divindade, grandeza, soberania, mas também da Sua Graça vinda na pessoa do Seu Filho Jesus Cristo.

 Hoje Deus nos fala e Se manifesta através do Seu filho e é através d'Ele que somos conhecidos de Deus: "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho"(Hebreus 1:1)

É prosseguindo em conhecer ao Senhor, que a nossa vida também prossegue. Temos que desejar o contato e comunhão diária com Deus. Saber mais e mais a cada dia e nunca estar satisfeito com as descobertas adquiridas. Devemos ter sede do Deus-vivo. Sede em buscá-Lo e em conhecer como Ele age por Sua vontade e também em nosso favor. "Estendo para ti as minhas mãos; a minha alma tem sede de ti, como terra sedenta" (Salmos 143:6).

Devemos ansiar por este conhecimento de Deus, como a terra cultivada anseia pela águas das chuvas serôdias que a preparam para a colheita. Estas chuvas revitalizam o solo, assim como o conhecimento de Deus nos reaviva para prosseguirmos em nosso crescimento espiritual.

Na língua hebraica, o termo yada significa conhecer, mas também carrega outros significados como: aprender a conhecer, perceber, discriminar, distinguir, saber por experiência, estar familiarizado com etc. Tomando por base esse conhecimento do dicionário Strong, poderíamos ampliar a nossa visão do que seria conhecer ao Senhor.

Temos que aprender a conhecê-lo pelas Escrituras, a Sua maneira de agir hoje, na Nova Aliança em Cristo Jesus, e de como Ele agia no Antigo Testamento. Devemos ter conhecimento das Suas Leis e da Sua Palavra que não passará. "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar"(Mateus 24:35). 

Jesus, na sua época, também advertiu os judeus para que tomassem conhecimento das Escrituras: "Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus"(Mateus 22:29).

Devemos ainda tomar conhecimento de como Deus age através das nossas experiências pessoais e também da ação divina na vida de outros servos do Senhor. Estas experiências pessoais com Deus podem variar de pessoa a pessoa, e não devem ser tomadas como dogma ou regra. 

Deus muitas vezes nos surpreende, pois Ele não está preso ao pensamento humano! Assim vamos nos familiarizando com Deus e ficamos cada vez mais seguros e firmados nas Suas promessas.

Um dos objetivos de Deus é que o homem se arrependa e torne-se para o Senhor. Ele prefere o coração contristado e carente do que os muitos sacrifícios, promessas e intermináveis campanhas de oração. Ele deseja ouvir a nossa voz pedindo pela Sua presença e pela Sua misericórdia, pois o Seu coração assim deseja nos atender e socorrer em tempos de angústia.

Deus não quer a nossa religiosidade externa, mas um coração que tenha arrependimento e pratique a Sua Palavra. Deus deseja que tomemos conhecimento da Sua pessoa justa e amável para que a nossa fé seja sadia e equilibrada e livre de fanatismos e exageros.

A mensagem de Deus vinda pela vida do profeta Oseias ainda continua atual. Deus deseja que nos voltemos a Ele, que nos arrependamos dos nossos pecados. Não é porque estamos no tempo da Graça e do perdão em Cristo Jesus que devemos folgar com o pecado e os embaraços desta vida.

 O desejo do Senhor foi para que nós tomássemos o conhecimento do Pai como o nosso Deus único e verdadeiro e de Jesus Cristo, o Seu Filho:"E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste"(João 17:3).

Devemos conhecer a Deus e prosseguir a cada dia no conhecimento da verdade e nos afastar do pecado que tão de perto nos assedia. O conhecimento de Deus nos torna fortes e firmes. Esta busca deveria ser o nosso alvo e a nossa meta.

 "Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz. Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares. Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus"(Provérbios 2:3-5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário