quinta-feira, 29 de junho de 2017

Jesus Cristo contra o pecado

Texto Bíblico - 1 João 3:5,6

E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado.

Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu.


Que a paz do Senhor Jesus nos conceda a certeza do Seu perdão e d o Seu amor!

Para aqueles que realmente acreditam em Jesus Cristo, sabem que Ele se manifestou em um corpo humano, e sobre Si levou nossos pecados na cruz. Foi esta a principal missão d'Ele, tirar o pecado do mundo, nos garantido acesso ao Pai e a salvação das nossas almas. "No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo"(João 1:29).

Jesus assumiu o Seu sacrifício que proporcionou a reconciliação dos homens com Deus. É o sangue pelo qual nossos pecados são tirados e somos justificados diante de Deus. É este o sangue que é mais eficaz do que os muitos sacrifícios de animais na Antiga Aliança. É um sacrifício superior: "Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?"(Hebreus 9:13,14).

O sacrifício de Jesus é para aniquilar o pecado, ou seja, para tirar o poder do pecado sobre a consciência humana, livrando-nos da culpa e para não haver mais acusação do nosso Adversário: "Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo" (Hebreus 9:26).

Termo em grego que se refere a aniquilar carrega também o significado de abolição, anulamento, remoção e rejeição. Anulamento quer dizer: 1) Tornar ou ficar nulo ou sem efeito. 2) Causar ou sofrer destruição. = ANIQUILAR, DESTRUIR, EXTERMINAR ("anulamento", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa /https://www.priberam.pt/dlpo/anulamento).

O sacrifício de Cristo é definitivo e único: "Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação"(Hebreus 9:28).

Em Cristo, não há pecado. E é por isso que o Seu sacrifício e o Seu sangue são puros e verdadeiros diante do Pai. Ele se apresenta a Deus como o Sumo Sacerdote sem pecado para interceder perfeitamente pelas nossas vidas: "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado"(Hebreus 4:15).

Cristo, como o Cordeiro de Deus, é sem mancha e sem defeito. O Seu sangue não é um sangue comum, mas um sangue santo, poderosíssimo e super eficaz na ação definitiva contra o pecado. Com isso, somos purificados pelo Seu sangue para vivermos para Ele em santidade de vida e para sermos um povo zeloso de boas obras, tendo a nossa consciência purificada de acusações e de culpa.

COMO ENTENDER O VERSÍCULO 6?

Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu.

 O que este versículo quer dizer não é muito complicado de se entender. Quando o versículo diz que "aquele que permanece nele não peca" não se refere que a pessoa não peque mais ou que não tenha pecado, e sim que esta pessoa não vive mais em uma contínua e viciosa prática de pecados. Quando o versículo diz "qualquer que peca" não se refere a uma única ação de pecar, mas sim no contínuo ato de pecar. 

É sobre este assunto que o apostolo Paulo discorre no capítulo 6 do livro de Romanos. Ele alerta para que o cristão não fique pecando só porque está debaixo da graça de Deus e ainda lembra que se estamos mortos para o pecado, não devemos viver na prática do pecado. 

O cristão deve andar em novidade de vida como uma nova criatura que abandonou as práticas pecaminosas do velho homem, pois este foi crucificado com Cristo, para que nós não precisemos mais servir ao pecado.

"Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências"(Romanos 6:11,12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário