Texto Bíblico - Êxodo 20:2-5
2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
Que o Senhor, o Altíssimo, nos guarde debaixo da Sua sombra!
O Senhor é o nosso único Deus. Não há outro a quem possamos recorrer. Ele é o pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Na antiguidade, Ele tinha os seus mediadores, os profetas e até anjos, mas hoje, Ele nos fala através do Seu Filho Jesus (Hebreus 1:1). Ele é o Deus que escolheu Israel para ser o Seu povo desde a Sua revelação à Abraão e depois como o grande EU SOU no Egito !
Quando a Lei foi introduzida em Israel através de Moisés, havia ao redor nações que adoravam a vários deuses. Os cananeus eram os habitantes daquela região onde Israel fixaria o seu território futuramente. Eles tendiam à prática da idolatria, que é o culto aos ídolos.
Entre os deuses adorados, estavam Baal(e suas derivações como Baal-Peor ou Baal Berite), Astarte(Astarote), Moloque(Milcom), Dagom, entre outros. Os cultos a essas divindades exigiam todo tipo de ritual, como orgias sexuais, sacrifícios de animais e também humanos(crianças eram incluídas no caso de Moloque), adoração prostrada, culto a essas imagens e serviço nos templos pagãos. Os seus adoradores, muitas vezes, eram expostos a todo tipo o de ato vergonhoso e humilhante.
Era um "cardápio" de divindades para todos os gostos. Entretanto, nenhuma delas poderia satisfazer o homem de dentro para fora. Não haveria uma real comunhão ou aproximação entre esses deuses e seus adoradores, apenas ritos externos que satisfaziam os desejos terrenos e carnais.
O Deus Vivo é o único Soberano sobre tudo e sobre todos. Ele era e é o Deus de Israel, o único a ser adorado pelo Seu povo. Ele não toleraria ser trocado por outros deuses meramente criados pelo imaginário humano. Sabedor dessas coisas, pela Sua Onisciência, Deus estabeleceu seus mandamentos após a saída do Egito e usou Seu servo Moisés para ser o seu profeta.
Estes mandamentos do Decálogo (10 mandamentos) também dizem respeito a nós na Nova Aliança em Jesus Cristo. O próprio Mestre veio cumprir a lei e nos dar o exemplo:
"Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido" (Mateus 5:17-18).
Versículo 2 - Deus deseja que Seu povo O reconheça como Seu libertador e Seu redentor. Foi Ele que havia tirado Israel da escravidão do Egito. Esta lei seria um memorial para mostrar de onde Israel viera e de todas as aflições e humilhações que havia passado na "casa da servidão". Ele se compadeceu do sofrimento do Seu povo sob à escravidão e à forte mão de Faraó:
"E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão.
E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó; E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus para a sua condição"(Êxodo 2:23-25).
O SENHOR se revelou a Israel através de grandes milagres e prodígios e pôde demonstrar o Seu poder. "EU SOU" havia enviado Moisés para resgatar Israel, o Seu povo, e tirá-lo do jugo de Faraó.
Podemos fazer um paralelo de quando nós ainda não buscávamos a Deus e éramos escravos do pecado e de nossos desejos vãos e egoístas. Não tínhamos total noção do que era certo ou errado e não tínhamos a quem adorar verdadeiramente. Isto foi assim até quando através do conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo pudemos ser salvos e libertos de todo o pecado. Nossa visão para Deus foi aberta através do Seu Filho Jesus.
"Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna"(Romanos 6:20,22).
Versículo 3 - "Não terá outros deuses diante de mim". Nada poderá substituir o lugar do Senhor. Este versículo não deixa dúvidas que Deus exige única e exclusivamente a Sua adoração. Não há outro Deus verdadeiro a quem adorar ou a quem recorrer. O Altíssimo é o único a quem Israel deveria adorar.
Agora o povo escolhido não podia ser tomado por inocente caso fosse apanhado na idolatria. Os hebreus viram todo tipo de milagres e prodígios demonstrados no Egito e o interesse do Senhor pela vida deles quando ainda eram escravos. Deus também era para eles como um pai zeloso
Não haveria mais espaço para Jeová e para mais algum outro deus. Não deveriam ficar divididos como foi o caso do Reino de Israel, na época do profeta Elias: "Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu"(1 Reis 18:21).
Para nós, na atual Aliança com Deus através de Cristo Jesus, não deve ser diferente. Não devemos ter outros deuses diante de nós! Você poderia perguntar que deuses seriam estes na atualidade que não sejam os de madeira, de metal ou de pedra.
Os deuses atuais poderiam ser o culto a um time de futebol, culto ao corpo e à imoralidade, culto às redes sociais, culto às celebridades (atores, jogadores de futebol, líderes religiosos ou políticos, youtubers etc), culto aos programas tipo Big Brother, culto à pornografia, o auto culto usando as fotos chamadas selfies(autorretratos), entre outros.
Não deve haver em nosso coração algo ou alguém que seja o nosso alvo de adoração e dedicação! Não devemos adorar os bens materiais muito valorizados pela Teologia da Prosperidade. Isto nada mais é que uma doutrina de homens que visam mais o lucro do que a própria adoração a Deus. Indiretamente essa doutrina incentiva o homem à idolatria dos bens de consumo.
Versículo 4 - Israel, não faça para ti algo para adorar e colocar no lugar do seu Deus! A Divindade não poderia ser substituída e nem reduzida a um ser criado. Israel não deveria adorar a Lua, estrelas, anjos, pássaros etc(em cima nos céus). Não deveria adorar bois, bezerros, cabras, gatos etc(em baixo na terra). Não deveria prestar culto a crocodilos, peixes e aos demais seres aquáticos(nas águas debaixo da terra).
Toda essa idolatria era comum nas nações gentias, mas não seria permitida em Israel. Não haveria lugar outros deuses. O Senhor é o Criador e todas essas coisas criação de Suas mãos. Israel não deveria trocar a adoração a aquele que é essencial, o Criador Eterno, cujo poder move e abala todos os alicerces da terra, pelas coisas rudimentares como pedra, madeira e metal, que não saem do lugar a não ser carregados por alguém.
"Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta"(Salmos 115:4-7).
Jeremias deixa escrito uma advertência: "Porventura fará um homem deuses para si, que contudo não são deuses?"(Jeremias 16:20).
IDOLATRIA É OBRA DA CARNE!
Não devemos fabricar deuses para nós. A recomendação bíblica é para nos guardarmos da idolatria: "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos"(1 João 5:21). Da mesma maneira, devemos abolir qualquer tipo de idolatria, pois é uma obra da carne (Gálatas 5:20).
Os ídolos modernos de hoje mais adorados não são de pau, pedra ou metal, mas sim deuses digitais Cibuk e Tizap. Eles atraem e cativam milhares de seguidores pelo mundo, tornando muitos deles numa horda de servos-zumbis das redes sociais. É lógico que muitos desses se levantarão e os defenderão, acusando aqueles que não os seguem de "ultrapassados" ou "fanáticos religiosos".
São muitos que não conseguem se desligar deles e já não vivem sem o seu "culto" diário. Muitos servos do Senhor tornaram à casa da servidão devido à dedicação religiosa que eles prestam a estes deuses digitais. Eles trocam o tempo que seria à adoração ao Eterno a esses meros objetos digitais como celulares, computadores ou tablets, conhecidos como os "terafins" modernos.
Terafins = ídolos do lar usados na antiguidade.
Versículo 5 - "Não te encurvarás a elas nem as servirás...". Primeiro, a adoração começa secretamente no coração até se intensificar e transformar-se em algo mais físico. Este são os passos seguintes à adoração de fato, a prostração, ou seja, o encurvar o corpo à adoração.
Era comum neste tipo de adoração haver choros, lamentos e até oferecer algo valioso aos ídolos. Em muitos casos, também se levantavam as mãos e olhos na direção das imagens para adorá-las.
Quando se diz servir, são aqueles atos religiosos, comuns como de queimar incenso debaixo de árvores, oferecer sacrifícios de animais, oferecimento de libações(ofertas líquidas como vinho, azeite ou leite) e bolos: "E quando nós queimávamos incenso à rainha dos céus, e lhe oferecíamos libações, acaso lhe fizemos bolos, para a adorar, e oferecemos-lhe libações sem nossos maridos?" (Jeremias 44:19).
Entre outras práticas estranhas e abomináveis estavam: fazer marcas no corpo com facas (Lembram dos profetas de Baal e Aserá X o profeta Elias, no episódio dos sacrifícios no monte Carmelo?) "E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si"(1 Reis 18:28) e também o sacrifício de crianças: "E da tua descendência não darás nenhum para fazer passar pelo fogo perante Moloque; e não profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o Senhor"(Levítico 18:2).
O Senhor Deus é um Deus zeloso e por isso não permitiria que Seu povo tenha outro deus diante dele. Ele zela pelo Seu povo e pelo cumprimento da Sua lei. Deus abomina a idolatria tanto na Antiga Aliança como na Nova Aliança. A idolatria leva o homem para bem longe de Deus e o faz servo de ídolos de qualquer formato ou material, tornando-o um ser subserviente.
Significado de Subserviente(adjetivo):
Servil; que se dispõe a cumprir ordens de modo humilhante; que atende as vontades de uma outra pessoa de maneira submissa.
Que expressa excesso de condescendência; que aceita as ordens, os desejos e as vontades de uma outra pessoa com facilidade (Etm. do latim: subserviens.entis).
A idolatria poderia ser passada de geração a geração de acordo com os hábitos e vícios familiares, como se fosse uma maldição, e é por isso que Deus visita esta iniquidade até futuras gerações.
No caso da Nova Aliança, quando recebemos a nova vida em Cristo, é anulado todo tipo de maldição contra nós. Jesus se fez maldito por todos nós, anulando todo o tipo de maldições: "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro"(Gálatas 3:13).
Termino este texto com com uma advertência do apóstolo Paulo. A recomendação é para que fujamos da idolatria. "Portanto, meus amados, fugi da idolatria"(1 Coríntios 10:14).
O termo fugir em grego é pheugo que tem vários significados:
1) Fugir, procurar segurança pela fuga.
2) Metáfora. fugir (escapar ou evitar pela fuga) algo abominável, esp. vício.
3) Ser salvo pelo voo, escapar com segurança do perigo.
4) Poeticamente, escapar, desaparecer.
Não podemos ficar brincando de falsos adoradores, com o coração mergulhado nos bens materiais ou nos prazeres terrenos, fazendo pactos secretos com outros deuses, enquanto externamente prestamos um culto hipócrita ao Deus Eterno.
Não devemos brincar com panos, águas, lenços, fronhas, rosas ou até sais ungidos, pois estas coisas pertencem ao mundo com as suas várias crenças. Estes elementos não podem e não devem representar a presença e a ação de Deus no culto que prestamos a Ele, com o perigo de nos tornarmos idólatras. Agíamos assim no passado, no tempo da nossa ignorância espiritual, e que hoje, Deus não leva em conta tais ações: "Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam"(Atos 17:30).
Hoje, nossa adoração ao Eterno é feita e aceita tão somente através do sacrifício do Seu Filho Jesus Cristo: "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne"(Hebreus 10:19,20).
Nada pode ser ocultado da presença de Deus. Nada foge à Sua Onisciência! Nossa adoração deve ser em espírito e em verdade, e o SENHOR conhece o coração daqueles que O servem fielmente.
Que Deus nos guarde dos ídolos! Amém.
Era um "cardápio" de divindades para todos os gostos. Entretanto, nenhuma delas poderia satisfazer o homem de dentro para fora. Não haveria uma real comunhão ou aproximação entre esses deuses e seus adoradores, apenas ritos externos que satisfaziam os desejos terrenos e carnais.
O Deus Vivo é o único Soberano sobre tudo e sobre todos. Ele era e é o Deus de Israel, o único a ser adorado pelo Seu povo. Ele não toleraria ser trocado por outros deuses meramente criados pelo imaginário humano. Sabedor dessas coisas, pela Sua Onisciência, Deus estabeleceu seus mandamentos após a saída do Egito e usou Seu servo Moisés para ser o seu profeta.
Estes mandamentos do Decálogo (10 mandamentos) também dizem respeito a nós na Nova Aliança em Jesus Cristo. O próprio Mestre veio cumprir a lei e nos dar o exemplo:
"Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido" (Mateus 5:17-18).
Versículo 2 - Deus deseja que Seu povo O reconheça como Seu libertador e Seu redentor. Foi Ele que havia tirado Israel da escravidão do Egito. Esta lei seria um memorial para mostrar de onde Israel viera e de todas as aflições e humilhações que havia passado na "casa da servidão". Ele se compadeceu do sofrimento do Seu povo sob à escravidão e à forte mão de Faraó:
"E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão.
E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó; E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus para a sua condição"(Êxodo 2:23-25).
O SENHOR se revelou a Israel através de grandes milagres e prodígios e pôde demonstrar o Seu poder. "EU SOU" havia enviado Moisés para resgatar Israel, o Seu povo, e tirá-lo do jugo de Faraó.
Podemos fazer um paralelo de quando nós ainda não buscávamos a Deus e éramos escravos do pecado e de nossos desejos vãos e egoístas. Não tínhamos total noção do que era certo ou errado e não tínhamos a quem adorar verdadeiramente. Isto foi assim até quando através do conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo pudemos ser salvos e libertos de todo o pecado. Nossa visão para Deus foi aberta através do Seu Filho Jesus.
"Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna"(Romanos 6:20,22).
Versículo 3 - "Não terá outros deuses diante de mim". Nada poderá substituir o lugar do Senhor. Este versículo não deixa dúvidas que Deus exige única e exclusivamente a Sua adoração. Não há outro Deus verdadeiro a quem adorar ou a quem recorrer. O Altíssimo é o único a quem Israel deveria adorar.
Agora o povo escolhido não podia ser tomado por inocente caso fosse apanhado na idolatria. Os hebreus viram todo tipo de milagres e prodígios demonstrados no Egito e o interesse do Senhor pela vida deles quando ainda eram escravos. Deus também era para eles como um pai zeloso
Não haveria mais espaço para Jeová e para mais algum outro deus. Não deveriam ficar divididos como foi o caso do Reino de Israel, na época do profeta Elias: "Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu"(1 Reis 18:21).
Para nós, na atual Aliança com Deus através de Cristo Jesus, não deve ser diferente. Não devemos ter outros deuses diante de nós! Você poderia perguntar que deuses seriam estes na atualidade que não sejam os de madeira, de metal ou de pedra.
Os deuses atuais poderiam ser o culto a um time de futebol, culto ao corpo e à imoralidade, culto às redes sociais, culto às celebridades (atores, jogadores de futebol, líderes religiosos ou políticos, youtubers etc), culto aos programas tipo Big Brother, culto à pornografia, o auto culto usando as fotos chamadas selfies(autorretratos), entre outros.
Não deve haver em nosso coração algo ou alguém que seja o nosso alvo de adoração e dedicação! Não devemos adorar os bens materiais muito valorizados pela Teologia da Prosperidade. Isto nada mais é que uma doutrina de homens que visam mais o lucro do que a própria adoração a Deus. Indiretamente essa doutrina incentiva o homem à idolatria dos bens de consumo.
Versículo 4 - Israel, não faça para ti algo para adorar e colocar no lugar do seu Deus! A Divindade não poderia ser substituída e nem reduzida a um ser criado. Israel não deveria adorar a Lua, estrelas, anjos, pássaros etc(em cima nos céus). Não deveria adorar bois, bezerros, cabras, gatos etc(em baixo na terra). Não deveria prestar culto a crocodilos, peixes e aos demais seres aquáticos(nas águas debaixo da terra).
Toda essa idolatria era comum nas nações gentias, mas não seria permitida em Israel. Não haveria lugar outros deuses. O Senhor é o Criador e todas essas coisas criação de Suas mãos. Israel não deveria trocar a adoração a aquele que é essencial, o Criador Eterno, cujo poder move e abala todos os alicerces da terra, pelas coisas rudimentares como pedra, madeira e metal, que não saem do lugar a não ser carregados por alguém.
"Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta"(Salmos 115:4-7).
Jeremias deixa escrito uma advertência: "Porventura fará um homem deuses para si, que contudo não são deuses?"(Jeremias 16:20).
IDOLATRIA É OBRA DA CARNE!
Não devemos fabricar deuses para nós. A recomendação bíblica é para nos guardarmos da idolatria: "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos"(1 João 5:21). Da mesma maneira, devemos abolir qualquer tipo de idolatria, pois é uma obra da carne (Gálatas 5:20).
Os ídolos modernos de hoje mais adorados não são de pau, pedra ou metal, mas sim deuses digitais Cibuk e Tizap. Eles atraem e cativam milhares de seguidores pelo mundo, tornando muitos deles numa horda de servos-zumbis das redes sociais. É lógico que muitos desses se levantarão e os defenderão, acusando aqueles que não os seguem de "ultrapassados" ou "fanáticos religiosos".
São muitos que não conseguem se desligar deles e já não vivem sem o seu "culto" diário. Muitos servos do Senhor tornaram à casa da servidão devido à dedicação religiosa que eles prestam a estes deuses digitais. Eles trocam o tempo que seria à adoração ao Eterno a esses meros objetos digitais como celulares, computadores ou tablets, conhecidos como os "terafins" modernos.
Terafins = ídolos do lar usados na antiguidade.
Versículo 5 - "Não te encurvarás a elas nem as servirás...". Primeiro, a adoração começa secretamente no coração até se intensificar e transformar-se em algo mais físico. Este são os passos seguintes à adoração de fato, a prostração, ou seja, o encurvar o corpo à adoração.
Era comum neste tipo de adoração haver choros, lamentos e até oferecer algo valioso aos ídolos. Em muitos casos, também se levantavam as mãos e olhos na direção das imagens para adorá-las.
Quando se diz servir, são aqueles atos religiosos, comuns como de queimar incenso debaixo de árvores, oferecer sacrifícios de animais, oferecimento de libações(ofertas líquidas como vinho, azeite ou leite) e bolos: "E quando nós queimávamos incenso à rainha dos céus, e lhe oferecíamos libações, acaso lhe fizemos bolos, para a adorar, e oferecemos-lhe libações sem nossos maridos?" (Jeremias 44:19).
Entre outras práticas estranhas e abomináveis estavam: fazer marcas no corpo com facas (Lembram dos profetas de Baal e Aserá X o profeta Elias, no episódio dos sacrifícios no monte Carmelo?) "E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si"(1 Reis 18:28) e também o sacrifício de crianças: "E da tua descendência não darás nenhum para fazer passar pelo fogo perante Moloque; e não profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o Senhor"(Levítico 18:2).
O Senhor Deus é um Deus zeloso e por isso não permitiria que Seu povo tenha outro deus diante dele. Ele zela pelo Seu povo e pelo cumprimento da Sua lei. Deus abomina a idolatria tanto na Antiga Aliança como na Nova Aliança. A idolatria leva o homem para bem longe de Deus e o faz servo de ídolos de qualquer formato ou material, tornando-o um ser subserviente.
Significado de Subserviente(adjetivo):
Servil; que se dispõe a cumprir ordens de modo humilhante; que atende as vontades de uma outra pessoa de maneira submissa.
Que expressa excesso de condescendência; que aceita as ordens, os desejos e as vontades de uma outra pessoa com facilidade (Etm. do latim: subserviens.entis).
A idolatria poderia ser passada de geração a geração de acordo com os hábitos e vícios familiares, como se fosse uma maldição, e é por isso que Deus visita esta iniquidade até futuras gerações.
No caso da Nova Aliança, quando recebemos a nova vida em Cristo, é anulado todo tipo de maldição contra nós. Jesus se fez maldito por todos nós, anulando todo o tipo de maldições: "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro"(Gálatas 3:13).
Termino este texto com com uma advertência do apóstolo Paulo. A recomendação é para que fujamos da idolatria. "Portanto, meus amados, fugi da idolatria"(1 Coríntios 10:14).
O termo fugir em grego é pheugo que tem vários significados:
1) Fugir, procurar segurança pela fuga.
2) Metáfora. fugir (escapar ou evitar pela fuga) algo abominável, esp. vício.
3) Ser salvo pelo voo, escapar com segurança do perigo.
4) Poeticamente, escapar, desaparecer.
Não podemos ficar brincando de falsos adoradores, com o coração mergulhado nos bens materiais ou nos prazeres terrenos, fazendo pactos secretos com outros deuses, enquanto externamente prestamos um culto hipócrita ao Deus Eterno.
Não devemos brincar com panos, águas, lenços, fronhas, rosas ou até sais ungidos, pois estas coisas pertencem ao mundo com as suas várias crenças. Estes elementos não podem e não devem representar a presença e a ação de Deus no culto que prestamos a Ele, com o perigo de nos tornarmos idólatras. Agíamos assim no passado, no tempo da nossa ignorância espiritual, e que hoje, Deus não leva em conta tais ações: "Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam"(Atos 17:30).
Hoje, nossa adoração ao Eterno é feita e aceita tão somente através do sacrifício do Seu Filho Jesus Cristo: "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne"(Hebreus 10:19,20).
Nada pode ser ocultado da presença de Deus. Nada foge à Sua Onisciência! Nossa adoração deve ser em espírito e em verdade, e o SENHOR conhece o coração daqueles que O servem fielmente.
Que Deus nos guarde dos ídolos! Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário