sábado, 28 de janeiro de 2017

A mulher virtuosa

Texto Bíblico - Provérbios 31:10

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.


Que a paz do Senhor Jesus Cristo 
esteja sobre as nossas vidas! 


Definição de Virtude:

Virtude é uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo. 

Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.

Há diferentes usos do termo, e existem vários exemplos de virtude, que estão relacionados com a força, paciência, coragem, o poder de agir, a eficácia de um ou a integridade da mente. Virtude é um conceito que remete para a conduta do ser humano, quando existe uma adaptação perfeita entre os princípios morais e a vontade humana.
...............................

A mulher virtuosa é aquela que é dotada de virtudes. Sua vida é de uma constante habilidade em administrar pessoas e bens. O valor que ela tem vai muito além do valor de uma pedra preciosa como o rubi. Ela é ao mesmo tempo uma preciosidade e uma raridade! Quem a achará? 

No texto original em hebraico a palavra chayil traduzida como virtuosa possui vários significados:

1) força, poder, eficiência, fartura, exército
1a) força
1b) habilidade, eficiência
1c) fartura
1d) força, exército

Ela é uma mulher inspirada por Deus e pelas suas virtudes. É honesta e pura. Ela cumpre todos os seus objetivos com eficácia. Tem sempre ânimo e disposição para todos e para tudo. Não, ela não é uma obra de ficção e nem uma super-heroína, apenas é um ótimo exemplo a ser seguido pelas demais mulheres cristãs ou não. Ela faz tudo o que vier à mão e tem um senso de administração fora do comum. 

Se ela existisse nos dias de hoje, e você, mulher, pudesse conhecê-la, mesmo que através das redes sociais, você a seguiria ou seguiria o seu exemplo? Sentiria inveja dela pela maneira como ela é, pelo tratamento que dá as pessoas e pela vida abençoada que ela tem por parte de Deus?

Ela tem a confiança do seu marido. Não é uma pedra de tropeço ao seu cônjuge.  Ela tem como objetivo fazer o bem. Este sentimento é algo constante e abundante em sua vida. Não, ela não quer saber de fazer fofocas e falar mal dos outros. Pelo que vemos na descrição de Provérbios 31:10-31 ela se mantém focada e trabalhando muito.

A mulher virtuosa é uma mulher determinada a cumprir o seu destino sem reclamar. Ela vai aqui e ali sempre buscando o que fazer, não medindo esforços e nem a distância a ser percorrida ao longo de sua jornada diária. Por isso ela não tem tempo para fuxicos, maledicências e mal pensamentos. 

Ela tem consciência de suas responsabilidades para com os outros. Ela é uma mulher de iniciativa e procura não falhar em seu labor. Sabe analisar aquilo que deve ser adquirido por experiência própria e não foge de um trabalho braçal. "Ela arregaça as mangas e pega no pesado", como dizem por aí. Apesar de ser mulher, sabe usar a força e a canaliza para o trabalho.

Esta mulher de virtudes é caridosa para com os pobres. Ela não esconde a sua mão, mas a abre e estende-a em auxílio ao necessitado. Não é omissa com aqueles menos favorecidos. 

Ela é uma mulher prevenida e faz todo o trabalho visando o futuro e garantindo o conforto e bem estar para todos de sua família. Para esta mulher não há lugar para a preguiça. Ela é uma pessoa honrada e motivada por objetivos na vida.

A mulher virtuosa não põe a sua confiança na sua formosura. Não se garante no tamanho das suas pernas ou se o seu abdômen é definido. Podemos dizer que ela não vive só da aparência exterior, pois enganosa é a vaidade, mas ela tem algo em seu interior que indica a sua fortaleza: o seu temor a Deus. 

Ela será louvada sim, não adorada, pois excede em muito por seus valores humanos dificilmente encontrado em muitas mulheres. As suas obras e ações dão testemunho de que ela é uma mulher valiosa e valorosa! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário