Texto Bíblico - Efésios 4:4-6
Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
A Paz do Senhor Jesus Cristo seja com todos!
Na atualidade, muito se discute as diferentes formas de pensamento ao se tratar de teologia. No meio cristão, poucos assuntos bíblicos nos levam à unidade como corpo de Cristo. Acredito que todos nós concordamos que Jesus Cristo é o nosso único Senhor e Salvador, e que através dele e pela fé no Messias somos feitos filhos de Deus: "Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus"(Gálatas 3:26) e ainda: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome (João 1:12).
Como corpo de Cristo somos chamados à unidade, assim como Jesus deixou expressa esta ideia na Sua oração sacerdotal: "Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste"(João 17:21). Esta unidade é o diferencial para a perfeição do corpo de Cristo: "Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim(João 17:23).
Este corpo de Cristo tem que funcionar como um todo em perfeição e harmonia. Devemos buscar a unidade através do Espírito e a paz com todos os filhos de Deus que agregam o rebanho do Senhor. Cristo é o ponto comum para onde todos nós convergimos e devemos olhar para Ele como nossa única esperança de redenção.
O Espírito nos aponta para estarmos de acordo no que diz respeito ao Senhorio de Cristo, à fé, ao batismo, e também à promessa de filiação a Deus, nosso Pai. Sim, como diz o versículo acima, Deus é o Pai de todos nós sem distinção e é Ele quem comanda todas as coisas pela com a Sua soberania e de acordo com a Sua vontade!
Então por que e para que há tantas lutas, divisões e tantos debates teológicos infindáveis entre os chamados cristãos? Qual é o prazer de se vencer um embate de idéias tal como se torce para a vitória de um time de futebol?
Isso é muito baixo para o pensamento de um servo de Deus! Nunca venceremos ninguém de tal maneira a ponto de rebaixarmos os nossos semelhantes. Seremos sim, vencidos por um orgulho próprio e por um pensamento terreno e maligno!
"Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.
Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.
Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia" (Tiago 3:13-17).
Se somos hoje aceitos ao Eterno, o somos através de Jesus Cristo. Toda a nossa santificação é feita pelo mesmo Espírito Consolador que Ele nos enviou, e que hoje, habita em nós. O Espírito continua glorificando e falando acerca de Cristo aos nossos corações. "Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar” (Jo 16.14). O mesmo Senhor nos alerta a ficarmos atentos ao que o Espírito Santo diz a nós, a Igreja: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas"(Apocalipse 2:29).
Tudo o que vai contra esta unidade do corpo de Cristo causará tristeza ao Espírito Santo. Deus nos chama à unidade não só em uma igreja local, mas como o todo do Seu corpo que está espalhado pelo mundo, a chamada "universal assembléia e igreja dos primogênitos". Algumas questões podem até nos diferenciar em termos teológicos, e até podemos divergir acerca de um mesmo assunto, mas jamais o nosso coração poderá estar em desacordo acerca do amor e sentimentos que devemos uns aos outros na unidade do Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário