sexta-feira, 24 de março de 2017

Senhor, tu tens as palavras da vida eterna!

Texto Bíblico - João 6:65-69

E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.

Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele.

Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?

Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.

E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.


Que a graça e a paz de Cristo sejam com todos!

Jesus é o pão do céu, nosso alimento espiritual e é Ele quem dá vida a todos nós: "Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo" (João 6:33). Não é como a vida no mundo material, é uma vida nova, renascida para se viver ao lado de Deus, desfrutando da comunhão com o Pai e nunca mais sentindo fome ou sede espirituais, pois o próprio Cristo nos alimenta. "E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede"(João 6:35).

O Senhor Jesus Cristo é o detentor da vida eterna e em Seu nome somos salvos! No próprio contexto do capítulo 6 do evangelho de João encontramos Jesus se referindo a Ele como a fonte da vida eterna: "Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia"(João 6:40)".

É interessante, que depois de toda a pregação de Jesus, alguns incrédulos indagaram se Ele não era apenas o filho de José e de Maria e como o Ele poderia ser alguém que havia descido do céu? De fato, Ele era filho do casal, mas na realidade, aquelas pessoas estavam diante de alguém muito especial, o Filho de Deus!(Isso acontece quando as pessoas querem ter apenas uma fé lógica baseada apenas em fatos e aparências). 

Vivemos em dias onde o materialismo tem falado mais alto. Algumas teologias tornam o Evangelho de Cristo um verdadeiro evangelho de homens gananciosos e pragmáticos, onde só a prosperidade é o que importa. Há também muitos escândalos e heresias sendo divulgados pelos meios de comunicação, onde a internet é o principal divulgador de más notícias. Nunca se viu tanta apostasia em uma quantidade colossal como a que estamos presenciando na atualidade. 

Algumas pessoas tem se aproveitado dessa confusão e se levantam para falar mal do nome de Jesus Cristo e dos cristãos. Outros, por sua vez, lançam dúvidas sobre a existência do Filho de Deus ou se Ele foi um mito criado pelo império romano. O homem natural só quer viver por aquilo que é palpável. Nâo há muito lugar para uma fé simples e a descrença está sendo disseminada como uma doença contagiosa. 

O fato é que há muitas pessoas desgostosas com aquilo que receberam ou deixaram de receber dentro dos templos cristãos. Há muitos "desigrejados" que não perderam o desejo de servir a Deus e mesmo longe das denominações prestam sua adoração a Deus. É bem verdade que há muita manipulação da fé por parte de algumas igrejas institucionais, mas não podemos generalizar. 

Poderíamos ter muitos motivos para desanimar e deixar o Senhor ao olhar em volta o lodaçal de pecados e de enganos no mundo que tão perto nos assedia. Há muito mais desânimos em nossa caminhada do que estímulos para prosseguir. Há tantos maus testemunhos daqueles que se dizem cristãos, fora os lobos sanguinários que não poupam o rebanho de Deus. Tantos escândalos e tantos evangelhos da "porta larga" que desanimam o crente sincero na tentativa de levar uma vida santa no Senhor.

Há muitos que se voltaram contra Deus abertamente e não tem mais o escrúpulo de esconder o seu desvario, querendo levar outras pessoas para longe de Deus. Estes ensinam heresias destruidoras e propagam uma fé negativa em Deus, culpando-o de ser a fonte causadora de todas as mazelas humanas. 

Quando muito, outros se dão ao trabalho em desvalidar sutilmente as Escrituras como a Palavra de Deus, levando os incautos a abandonarem a fé no Deus único. A relativização das doutrinas bíblicas como regra de fé e prática cristãs estão dando lugar a ensinos heréticos, transformando igrejas em centros de entretenimento humano.

Com um cenário destes, fica difícil para qualquer servo de Deus criar uma boa expectativa do futuro. Não há mais o amor verdadeiro em muitas igrejas e não foi isso que Cristo nos ensinou: "Amai-vos uns aos outros"?(João 13:34) É verdade que muitos pregam sobre ele, mas são poucos que o praticam. Sim, é a pura realidade: o amor de muitos esfriará por causa da iniquidade!(Mateus 24:12)

Mesmo que o amor de muitos tenha esfriado e a falta de fé tenha transformado muitos crentes em céticos, há esperança para aqueles que depositaram sua fé simples em Cristo Jesus. Para onde iremos longe do Senhor? Não há esperança para este mundo, pois ele jaz no maligno, mas lembre-se que Jesus tem as palavras da vida eterna. É Ele que nos guiará como Nosso Sumo Pastor e Sacerdote, Salvador e Senhor!

"Não há nenhum outro nome, meio ou caminho para irmos a Deus, a não ser por Ele. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos"(Atos 4:12).

Se hoje estamos aqui, é por que o Pai nos concedeu a fé para irmos até Cristo para sermos salvos eternamente. Fomos atraídos pela Sua palavra e pelo Seu amor. Estavamos alheios quanto a existência de Deus e de Seu plano para as nossas vidas e éramos por natureza filhos da ira. 

"Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)" (Efésios 2:3-5).


E a pergunta que Jesus fez: Quereis vós também retirar-vos?

Não é momento para nos retirarmos da nossa fé em Cristo Jesus. Não é o momento para nos acovardarmos diante de tamanha oposição do mundo. Se Cristo foi perseguido e odiado pelo mundo, nós também passaremos pelo mesmo tipo de aflições, mas devemos ter bom ânimo, pois foi assim que Ele mesmo nos recomendou: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo"(João 16:33).

O que importa é que nos consolemos e nos fortaleçamos nas palavras de vida eterna que o Senhor Jesus Cristo deixou a nós. Só Ele tem as palavras de vida eterna, "o Cristo, o Filho do Deus vivente"! São palavras que nos conduzirão através desta vida para a eternidade! São palavras que estão impressas em nossos corações e nos dão vida espiritual. 

"O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida"(João 6:63).

Nenhum comentário:

Postar um comentário