quinta-feira, 24 de novembro de 2016

7 Coisas que desagradam a Deus


Texto Bíblico - Provérbios 6:16-19


16 Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina:

17 Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,

18 O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal,

19 A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.




Que a verdadeira Paz do Senhor Jesus habite em nossos corações!

Tem coisas que Deus odeia e abomina nas atitudes e nos pensamentos do homem. Na verdade todas estas "coisas" são práticas abomináveis e dignas de rejeição por parte de Deus. São as perversidades escondidas no interior do coração humano que está dominado pela impiedade! 

Não devemos levar em conta o número ordinal "sétima" como o pior de todas as coisas, e que seria o semeador de contendas o mais abominável entre elas. Isto foi escrito desta maneira, obedecendo o estilo numérico usado na literatura hebraica. Devemos entender assim: as seis outras coisas mais a sétima são abominação ao Senhor, ou seja, são sete coisas que são abomináveis a Deus num todo!


1 - OLHOS ALTIVOS

Esta primeira coisa pode significar alguém exaltado que se acha em posição mais elevada que os outros. É alguém em estado de soberba, seja por se achar mais inteligente, bonito, sábio, rico, iluminado que os outros seres humanos. Não é descartado o orgulho espiritual nesta classificação. Os fariseus se achavam a facção religiosa mais santa entre os judeus. 

Estes olhos são aqueles que adoram ver os outros por baixo do seu complexo de superioridade! São olhos que desdenham de outros seres, ou seja, é alguém que desconsidera, deprecia ou menospreza as outras pessoas ou até mesmo as opiniões ou pontos de vista alheios. 

Ao contrário disso, Jesus nos dá o exemplo da perfeita humildade: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas"(Mateus 11:29). 

Nosso Deus resiste a homens e mulheres soberbos e cheios de si:"Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes"(Tiago 4:6). 

"Soberbo é aquele indivíduo considerado orgulhoso, altivo, que está dominado pela arrogância. É também um adjetivo que qualifica aquele que é mais alto ou está mais elevado que outro, que tem soberba, vaidoso, grandioso, sublime, magnífico, belo.

Para a Igreja Católica, soberba é um dos sete pecados mortais, e contra ela se prega a virtude da humildade, da modéstia"(https://www.significados.com.br/soberba/).



2 - LÍNGUA MENTIROSA

Jesus disse que aqueles que tendem a mentir são filhos do Diabo, pois quando agem assim o satisfazem, pois ele é o pai da mentira (João 8:44). A mentira é uma arma para esconder ou distorcer um fato verdadeiro. Mentir é uma coisa que muitas pessoas fazem sem um incomodo na consciência. Podemos dizer que uma pessoa mentirosa tem um sério defeito de caráter.

Com a língua podemos ferir alguém distorcendo os fatos por inveja, vingança ou trapaça. Lembremos que a língua pode ser um instrumento para glorificarmos a Deus, mas que também pode ser usada para amaldiçoar os homens. Ela pode ser um instrumento inflamado pelo inferno e está cheia de veneno mortal (Tiago 3:6-9).

Contrariando esse tipo de mal, somos incentivados a falar a verdade e deixar a mentira de lado: "Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros"(Efésios 4:25).



3 - MÃOS QUE DERRAMAM SANGUE INOCENTE

São mãos cobertas de sangue inocente, tal como foram as de Caim quando matou seu irmão Abel por inveja (Gênesis 4:8-10). São mãos à serviço da violência e da força desmedida. Na época de Noé a terra já estava cheia de violência, que foi uma das causas para Deus mandar o dilúvio que extinguiu toda a vida sobre o mundo criado (Gênesis 6:11,13). 

Estas mãos estão à serviço do Inimigo de nossas almas que veio para roubar, matar e destruir: três coisas que podem requerer o sangue das suas vítimas: "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância"(João 10:10).

Um outro versículo ilustra bem a índole violenta do Maligno e aqueles que o seguem também o satisfazem derramando sangue: "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira" (João 8:44).

Nas Escrituras somos estimulados a usar as nossas mãos como instrumentos a serviço do Senhor: "Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado"(Provérbios 31:20). Quantas vezes nos livros de Atos lemos sobre o testemunho dos apóstolos que impunham as suas mãos e pessoas recebiam o Espírito Santo, ou eram curadas ou separadas para um ministério específico!?



4 - O CORAÇÃO QUE MAQUINA PENSAMENTOS PERVERSOS

O termo coração foi aqui empregado no lugar da mente humana, que fica arquitetando e planejando laços e armadilhas para os outros serem prejudicados. É um coração que vive sempre para inventar todo tipo de mal. 

Tem um ditado que diz assim: "Mente vazia é oficina do diabo". Sim, isto é algo que resume uma mente desocupada pelos bons pensamentos. São pessoas que "não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem alguém tropeçar (Provérbios 4:16).

Diferente de tudo isso, somos ensinados na Palavra de Deus para pensarmos nas coisas que são lá de cima, ou seja, em coisas que são do nosso Pai que está nos céus: "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra"(Colossenses 3:1,2).

Ainda somos encorajados a preencher nossa mente de bons pensamentos: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai (Filipenses 4:8).


5 - PÉS QUE SE APRESSAM A CORRER PARA O MAL

São pessoas ávidas em praticar toda espécie de mal. Podemos dizer que uma pessoa que age assim está sempre de prontidão ao serviço da maldade. Estes pés tem pressa em satisfazer a perversidade interior e são rápidos para concretizá-la. Judas teve pressa em entregar o Senhor Jesus: "E, tendo Judas tomado o bocado, saiu logo. E era já noite" (João 13:30). Seria o caso de uma ansiedade para ver o mal instaurado. 

Há indivíduos que sede de bisbilhotar a vida dos outros, e depois, espalhar fofocas e distorcer os fatos ocorridos pela vizinhança, que pode estar ou não fisicamente próxima. Vivemos em dias onde boatos correm soltos na internet. Não se importando se foi algo verídico que foi divulgado, mas o que vale é a pressa em soltar as falsas notícias e causar mal estar, pânico e contendas pela rede mundial de computadores.

Estes pés ligeiros são diferentes daqueles outros que são formosos, pois estes anunciam as boas novas do Senhor: "Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!"(Isaías 52:7).


6 - A TESTEMUNHA FALSA QUE PROFERE MENTIRAS

Jesus foi vítima deste tipo de gente, que mente à serviço de si mesma ou de outrem: "E os principais dos sacerdotes e todo o concílio buscavam algum testemunho contra Jesus, para o matar, e não o achavam. Porque muitos testificavam falsamente contra ele, mas os testemunhos não eram coerentes"(Marcos 14:55,56).

A testemunha falsa pode condenar alguém inocente pelo simples fato de distorcer a realidade, substituindo-a por uma fantasiosa mentira. Esta falsa testemunha poderá jurar até em um tribunal para condenar uma pessoa justa. A sua meta é destruir a reputação de alguém por prazer, contentamento ou por dinheiro.

"Martelo, espada e flecha aguda é o homem que profere falso testemunho contra o seu próximo"(Provérbios 25:18). Analisando este versículo temos a seguinte lição:

A) Martelo: o homem que é usado com este instrumento tem o prazer de triturar ou esmagar a esperança de alguém. Quer ver a pessoa desmoronada e deformada pelas suas mentiras e enganações.

B) Espada: o homem que é usado assim, é aquele que corta e faz em pedaços a vida de alguém. O seu falso testemunho fere profundamente a vida do seu próximo e deixa marcas pela vida toda.

C) Flecha: o homem que é como este projétil, é ágil e rápido e suas ações alcançam a sua vítima mesmo à uma grande distância. A flecha pode causar ferimentos sérios e fazer a pessoa sangrar se não for tirada cautelosamente do corpo.

O delito do falso testemunho foi incluído no decálogo da Lei de Deus para coibir uma prática viciosa da índole humana: "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo"(Êxodo 20:16).


7 - O QUE SEMEIA CONTENDA ENTRE OS IRMÃOS

É aquele agente do mal que tem prazer em ver "o circo pegar fogo". Ele é um indivíduo que espalha as sementes da fofoca, da divisão e da mentira para colher o caos entre os irmãos. Ele é alguém que semeia as obras da carne (Gálatas 5:19-21) como as dissensões (disputas, conflitos, desavenças)e as emulações (competições, disputas, concorrências). 

Ele quer espalhar iras, porfias(discussão, disputa pela palavra), emulações(competição para tentar superar alguém ou rivalidade) e inimizades entre as pessoas. O contendedor vive uma insatisfação interior muito grande, e por isso, quer transformar a vida dos outros num inferno.

Este semeador é bem diferente daqueles que trabalham na Seara do Senhor, pois estes colhem os frutos da pregação do Evangelho de Cristo e promovem a paz (Mateus 9:37,38).

O semeador de contendas depõe contra a Palavra de Deus que recomenda um sentimento de amor e misericórdia entre os irmãos: "E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis"(1 Pedro 3:8).

O Salmo 133 diz que a união entre os irmãos é algo muito bom: "Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união" (Salmos 133:1). 

...................................................................................................

Lembremos desta palavra no livro de Provérbios e não nos achemos santos e intocáveis demais para não sermos vítimas, ou, na pior das hipóteses, propagadores destas coisas odiosas e abomináveis a Deus. Temos o antídoto e a vacina para todos esses males nas próprias Escrituras. Pratiquemos o que o salmista nos escreveu e guardemos a Palavra de Deus nos nossos corações:

"Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti"(Salmos 119:10,11).


Nenhum comentário:

Postar um comentário