Texto Bíblico - Efésios 2:4-7
4 Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
5 Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
6 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
7 Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
Estes versículos do capítulo 2 do livro de Efésios descrevem a natureza amável de nosso Pai providenciando em Jesus Cristo bençãos inestimáveis aos Seus filhos. Ele nos coloca em uma posição de honra no Seu Reino ao lado de Seu filho Jesus Cristo.
Versículo 4 - Deus é rico em misericórdia, e isto é da Sua natureza longânima. Ele olha o homem carente da Sua compaixão e necessitado de redenção. É em Cristo Jesus que Ele consumou o Seu plano perfeito para resgatar o homem que havia se perdido no pecado. "Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre"(Salmos 106:1).
Definição de longânimo:
1) Que contém longanimidade.
2) Que representa ou possui generosidade; altruísta, magnânimo.
3) Que tem grandeza de ânimo; corajoso, generoso; bondoso.
4) Que demonstra paciência, resignação; resignado, conformado.
5) Do mesmo significado de longânime.
Sua misericórdia é extensa e não pode ser medida dentro dos padrões humanos. Ela nos alcança sem antes pedirmos. Lembrando-se que Ele nos amou primeiro, sendo ainda nós pecadores: "Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados"(1 João 4:10). Podemos dizer que Deus é liberal em dispensar a sua misericórdia, pois isto Lhe agrada muito. A abundância do Seu amor transborda afim de alcançar aqueles que necessitam de salvação, perdão, regeneração e redenção.
"O amor de Deus para o seu povo escolhido é muito grande, se for considerado quem é que os amou, Deus e não o homem; que é um Ser infinito, imutável e soberano; e seu amor é como a si mesmo, porque Deus é amor; ele tem alturas e profundidades e comprimentos e larguras imensuráveis"(John Gill).
Versículo 5 - Nós estávamos mortos moral e espiritualmente e não sabíamos até o nosso encontro com Cristo. Assim nossos olhos foram abertos e nós sentimos todo o peso do pecado que estava em nós. Estávamos em uma situação desfavorável sem a misericórdia de Deus. "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores(Romanos 5:8).
Foi em Cristo Jesus que sentimos o seu jugo suave e o seu fardo leve(Mateus 11:28,30). Foi através dele que fomos vivificados para uma nova vida espiritual com o Senhor! O Pai nos deu uma nova vida cheia de significado e sentido para vivermos não mais para nós, mas para Ele! O mesmo Deus criador de todas as coisas usou o Seu poder vivificador e nos tornou novas criaturas em Cristo Jesus! É Ele que dá a vida a todos e é Ele que renova as nossas forças e nos revitaliza.
Significado de Vivificar: Dar vida a; fazer existir; animar: a energia vivifica o universo.
Versículo 6 - Foi através de Jesus Cristo que fomos ressuscitados e saímos de uma condição de mortos espirituais. Deus nos coloca em uma posição de "nascidos de novo" dentro do Seu Reino que é espiritual e não é deste mundo. Em Cristo Jesus, somos colocados em uma posição privilegiada, pois fomos redimidos de nossos pecados em Seu sangue. "Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça"(Efésios 1:7). Hoje, somos justificados em Cristo diante de Deus (Romanos 5:1).
Todos nós fomos levantados com Ele na Sua ressurreição, pois o Senhor é o cabeça da Sua Igreja(Efésios 5:23). É Cristo a primícia dos que dormem, pois ressuscitou primeiro do que todos os homens! Foi Ele quem nos prometeu que nos prepararia lugar nas mansões celestiais: "E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também"(João 14:3). Temos a promessa que vamos reinar com Ele futuramente: "Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará"(2 Timóteo 2:12).
Versículo 7 - Deus tem mostrado, pelos séculos, sua maravilhosa graça cheia de riquezas onde o homem pode ser restaurado plenamente na pessoa do Seu Filho. Em Cristo, todos nós recebemos estas riquezas por sermos salvos da ira divina, perdoados, lavados no Seu sangue e justificados diante de Deus.
Deus continua a distribuir suas riquezas abundantes para aqueles que se achegam a Ele através do Seu filho Jesus Cristo. São riquezas celestiais, não são palpáveis, e não são deste mundo material, por isso, o homem natural não pode compreender quão ricas são estas bençãos.
Nada disso pode ser negociado com Ele, pois nos é dado de graça, pela Sua infinita Graça que nos alcança e nos salva para uma vida eterna em Jesus Cristo. Somos salvos pela graça, mediante a fé, não vem de nós mesmos, pois é dom de Deus distribuído de maneira misericordiosa e maravilhosa à humanidade!
Que o Senhor nos capacite sempre pela sua graça infinita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário