quarta-feira, 27 de julho de 2016

"Deus não ajuda as pessoas. Pessoas ajudam pessoas". Será?

TEXTO BÍBLICO - Salmos 109:26-26 - João 3:16-16


Ajuda-me, ó Senhor meu Deus, salva-me segundo a tua misericórdia.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.



Alguns perguntam por que Deus leva o crédito das boas obras que as pessoas praticam em prol do seu semelhante? Já presenciei este questionamento na cena de um filme, quando uma mulher foi salva de uma fogueira a tempo de não se queimar. Um dos heróis agradece a Deus pelo livramento e um outro o questiona por que Deus tem que levar o crédito de tal façanha, se foram eles mesmos que livraram a mocinha de perecer.

Aí vai depender do ponto de vista que cada um tem em relação ao tema. É comum entre os cristãos atribuir a Deus toda a honra e toda a glória, porque Ele mesmo é o que pode comandar o tempo, mudar a nossa direção e atrasar a ação do mal. 

Deus pode mudar o coração de um ser humano e fazê-lo se arrepender de cometer um ato mau. Deus, através do Seu Espírito, pode incutir na mente de uma pessoa para ajudar uma outra. Sim, isto é bem comum na fé de uma pessoa que acredita em Deus.

"Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece"(Romanos 9:16-16).

A ação de Deus nestes casos é praticamente invisível aos olhos humanos, mas Ele pode usar o homem como um dos agentes da Sua misericórdia! Ele pode dar meios e capacidade aos homens para que os use no socorro de alguém. Na mente de um incrédulo isto ficaria muito difícil por causa do raciocínio lógico e também pela dureza de um coração orgulhoso.

Sim, é verdade que pessoas ajudam pessoas movidas por um íntimo sentimento de compaixão pelo seu próximo. Também é verdade que pessoas ajudam pessoas com o intuito de parecerem justas diante dos homens, assim como os fariseus da época de Jesus. Outra verdade é que pessoas ajudam pessoas para aparecerem nas redes sociais com inúmeras fotos dos seus atos caridosos.

Sim, pessoas ajudam pessoas, mas isto não anula a ação de Deus que fez o homem dotado de moralidade, tanto que há uma lei interior pela qual um homem natural pode ser guiado:

"Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os"(Romanos 2:14,15).

Deus também partilha moralmente com o homem os seus atributos de amor, misericórdia, justiça, bondade, graça, longanimidade e santidade. Por isso foi feito o homem à imagem e à semelhança do Seu Criador. Quer uma prova maior de que Deus manisfestou tudo isso em um única pessoa? 

Sim, a prova é que Ele enviou o Seu Filho Jesus Cristo, o Deus conosco, o Emanuel! O Deus que se humanizou, que veio em carne! Ele se tornou a personificação do amor de Deus pelo mundo e através da Sua reta justiça somos justificados no Seu sangue precioso. A maneira que Jesus exerceu a sua misericórdia e a sua bondade na vida de muitas pessoas está descrita detalhadamente nos quatro Evangelhos. Podemos deduzir daí que Deus ajuda as pessoas, sim!

Vamos aprender também com o Mestre que a caridade é algo que fazemos também em relação a Ele. Se a pessoa não acredita em Deus (ateu), e faz a caridade de boa vontade, poderá até cumprir a vontade de Deus sem sabê-lo!

"Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 

E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes"(Mateus 25:35-40).

JESUS CRISTO É A PROVA MAIOR QUE DEUS AJUDA PESSOAS. AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário