Texto Bíblico: 3 João 1:2
Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.
No antepenúltimo livro da Bíblia, o apóstolo João inicia sua carta desejando uma sorte de bençãos a Gaio, servo de Cristo, e entre elas, menciona a saúde. A pergunta que fica é esta: Como vai a sua saúde?
Nos tempos atuais, onde há muita correria, não paramos para ver se estamos bem de saúde. Só prestamos atenção se houver alguma dor incomodando o nosso corpo. Raramente vamos ao médico quando tudo vai bem. Nós sabemos segundo a Palavra, que somos templo do Espírito Santo e que também glorificamos a Deus através do nosso corpo. Mesmo assim, não atentamos para este importante cuidado. Deus deseja sim que cuidemos da nossa saúde.
"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus"(1 Coríntios 6:19,20).
Além disso, no capítulo 6 de 1 Coríntios, somos alertados para não praticarmos a fornicação, pois é algo que nos faz pecar contra o próprio corpo (v.18)! Outro motivo, nossos corpos são membros de Cristo(v.15). Nosso corpo também há de ser ressuscitado pelo Senhor(v.14).
"Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder. Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? Não, por certo. Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo"(1 Coríntios 6:14,15,18).
Não podemos ser negligentes, pois devemos fazer um culto racional a Deus, onde oferecemos também nosso corpo em sacrifício vivo: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional"(Rm 12:1). Ora, Deus leva em conta sim o cuidado com o templo e morada d'Ele. Não é só na questão moral ou sexual que devemos empreender um cuidado especial.
Não é porque Jesus falou que devemos adorar ao Pai em espírito e em verdade(João 4:23), que esqueceremos do nosso corpo. Com ele vamos aqui e ali, com ele trabalhamos e com ele também servimos ao Senhor! Gostaria de levar isso para o lado da saúde corporal. Da maneira como bebemos, comemos, dormimos e também o jeito como usamos o tempo no lazer.
Sabemos que tudo em excesso faz mal. Com as bebidas, também não devemos nos exceder. Na Bíblia, há a recomendação de não se embriagar com o vinho, em que há contenda (Efésios 5:18). O excesso de bebidas alcoólicas leva a pessoa perder a sobriedade e a passar mal. A bebedice é obra da carne (Gálatas 5:21).
No texto da Ceia do Senhor de 1 Coríntios, havia irmãos que comiam e bebiam em excesso sem pensar nos outros menos favorecidos. "Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se" (1 Coríntios 11:21).
Todos estes textos falam do excesso de bebida alcoólica que é a embriaguez. Não vou entrar aqui na questão se é lícito ou não beber, mas sim, na questão do excessivo uso de bebidas, entre as quais também estão os refrigerantes.
Se faz uma verdadeira "caça às bruxas" quando o assunto é bebida alcólica, mas os refrigerantes acabam se livrando da "inquisição". Refrigerantes também são bebidas "tentadoras". Quem já não ouviu falar de alguém que tenha vício em refrigerante de cola, não é mesmo? E não é só nesse tipo de "refri". Pode ser de limão, laranja, uva, guaraná etc.
Um dos problemas desta bebida está na quantidade excessiva de açúcar, já o outro, está no grande volume de sódio(sal) empregado para contrabalançar o paladar. Geralmente, estes ingredientes ajudam a roubar o cálcio do nosso organismo(descalcificantes), facilitando o aparecimento da osteoporose, que é o enfraquecimento dos ossos do nosso corpo.
O aumento da pressão sanguínea também pode ser verificado com o abuso deste líquido. Outra coisa a ser observada é o inchaço da barriga. Nesse caso, o sódio é o causador destes males. Por outro lado, a parte doce da bebida poderá causar a médio/longo prazo o desenvolvimento da diabetes. Ainda podemos citar a obesidade como consequência do uso excessivo de refrigerantes.
Quanto tempo conseguimos ficar sem ingeri-las? Vamos pedir graça a Deus para que nos ajude a mudar a nossa maneira de beber e também vamos nos disciplinar! Meu conselho é deixar para beber as "gasosas" só uma vez por semana, ainda mais que poderá aparecer a oportunidade para ir a uma festa ou a um outro evento.
Eu poderia citar aqui outras bebidas que também fazem parte do cotidiano de muitas pessoas. Devemos também fazer uso equilibrado delas: café, sucos de saquinho, energéticos etc. Portanto, abaixo o "porre" do refrigerante e de qualquer outra bebida! O que devemos preferir para saciar a nossa sede é água mesmo. Ainda podemos fazer uso de sucos naturais e chás para hidratar o organismo.
OBSERVAÇÃO 1: Já li em algum lugar que não é bom comer quando se está muito cansado. Não cai bem! Também não devemos comer para "afogar" alguma mágoa. A comida não serve para você descontar uma frustração. Da mesma maneira que foi citado o excesso de bebida, a Palavra de Deus também coloca a glutonaria como obra da carne(Gálatas 5:21).
Quero fazer aqui outra observação quanto a Bíblia NVI(Nova Versão Internacional). Ela não traz a palavra "glutonaria" em Gálatas 5.21: "E inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus"(Gálatas 5:21).
Ela usa a palavra orgias tanto para designar bebedices e glutonarias.
Orgia = festim licencioso = bacanal = festa pagã greco-romana que fazia honrarias ao deus do vinho, da ebriedade e dos excessos(entre eles os sexuais) Dionísio/Baco.
Entretanto, em 1 Pedro 4:3, glutonarias e bebedices aparecem de maneira distinta: "Porque é bastante que, no tempo passado da vida, fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borracheiras, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias".
OBSERVAÇÃO 2: Devemos prestar atenção na quantidade de calorias que colocamos para dentro do nosso organismo. Comer é um ato que serve para manutenção do nosso corpo e não um passatempo, um esporte ou qualquer outra coisa. Não precisamos sobrecarregar o nosso organismo com o excesso de comida.
OBSERVAÇÃO 3: Comer é algo que deve ser feito de preferência sentado, sem pressa e com muita mastigação. Quanto mais mastigamos, mais satisfação teremos com uma quantidade menor de comida.
OBSERVAÇÃO 4: A comida é uma benção de Deus e isso faz parte da nossa manutenção diária. O pão de cada dia é lembrado na oração do Pai Nosso: "O pão nosso de cada dia dá-nos hoje"(Mateus 6:11).
Nos evangelhos temos passagens onde o Senhor Jesus participava das refeições com os diversos tipos de pessoas, entre elas, publicanos e pecadores. Por causa disso, Ele foi até chamado de comilão e beberrão! Na companhia dos seus discípulos, Ele também fazia disso um momento de comunhão.
OBSERVAÇÃO 5: Lembre-se, onde quer que você esteja comendo, seja em casa, no serviço, na rua ou no restaurante, toda refeição poderá ser considerada um motivo de gratidão a Deus com uma simples oração em pensamento. Isto poderá ser de grande valor, transformando todo ímpeto, ansiedade e voracidade num momento de prazer e alegria. Lembre-se também das pessoas que tem pouco ou nada para comer! Um dos exemplos de Jesus era agradecer o alimento (1 Co 11:24/Lc 22:19).
OBSERVAÇÃO 6: Coma menos quantidade de comida à noite e prefira alimentos leves como frutas. Observando isso, você corre menos risco de ganhar peso e de ter uma noite de sono mal dormida! Deus sabe que necessitamos de comida e de bebida e não quer que andemos ansiosos por causa disto:
"Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas" (Mateus 6:31,32).
Vou ser bem sucinto aqui, separando o que é realmente comida daquilo que até é comestível e também dos supérfluos:
1) COMIDA:
Estes são a nossa refeição diária! Alimentos vegetais como legumes, verduras e frutas devem ter prioridade. No preparo podemos deixá-los de molho com vinagre ou hipoclorito de sódio por uns 10 minutos ou mais.
A) Arroz, feijão, macarrão, pães, grão de bico, aveia, lentilha, milho, ovos, carnes, frango, peixe, óleos vegetais etc.
B) Batata, batata doce, mandioca, mandioquinha, nabo, cenoura, tomate, cebola, alho etc.
C) Alface, agrião, rúcula, acelga, couve, repolho, couve-flor, vagem etc
D) Banana, maçã, laranja, limão, abacate, tangerina, pêssego, ameixas, abacaxi etc.
2) COMESTÍVEIS:
Este é o grupo de alimentos onde tem que haver moderação no uso.
Bolo simples, geléias de frutas, iogurtes, doces de frutas(ex.: doce de abóbora), gelatinas, vitaminas de frutas, queijos de qualquer tipo, pizzas feitas em casa, manteiga, bolachas simples etc.
3) SUPÉRFLUOS:
Este é o grupo de alimentos que podem ser chamados dispensáveis, ou seja, podemos até comê-los muito raramente em casa, festas ou quando saímos para o lazer. Não devem ser tidos como alimentos rotineiros e nem para substituir uma refeição digna. São alimentos altamente calóricos e ricos em açúcar, sal e gordura. São alimentos que dão muito trabalho ao aparelho digestivo. Eles são um "céu" ao entrar pela boca, mas um "inferno" quando estão no ventre sendo digeridos.
A) Sanduíches de redes de fast food, batatas fritas(idem), coxinha, empadinha, churros, donuts, pastel frito etc.
B) Sorvetes, pipocas de microondas, brigadeiro, achocolatados em pó, bolachas recheadas, salgadinhos em sacos, balas, jujubas etc.
C) Salsicha, empanados de qualquer tipo, pizzas de supermercados, mortadela, salame, presunto, margarina etc.
ALIMENTOS QUE JESUS COMIA
Acredito que o Senhor Jesus foi perfeito em tudo e até a sua alimentação era saudável e equilibrada.
Podemos citar alguns alimentos que poderiam ser comidos rotineiramente por Jesus: pães do tipo sírio(achatados e sem fermento)e peixes principalmente! Tem aquela passagem onde Jesus vai procurar figos para comer. Ele também cita a videira nos seus ensinamentos. Frutas parecem ser o que Ele também gostava. Na região onde Ele viveu, havia plantações de oliveiras, então provavelmente o azeite e as azeitonas fizeram parte do seu cardápio. O vinho da época e água também foram consumidos pelo Mestre.
CUIDADOS NA MANEIRA DE DORMIR/DESCANSAR:
Já foi escrito aqui num post que o Senhor Jesus é o nosso descanso verdadeiro. Dormir é uma maneira de reparar o nosso corpo depois de um dia de trabalho e afazeres. Não devemos roubar o tempo que é devido ao descanso e dá-lo a qualquer outra atividade.
1) A leitura breve de um trecho da Palavra de Deus e a oração podem ser ótimas ajudadoras antes de deitarmos. "Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança"(Salmos 4:8).
2) Devemos evitar assistir filmes muito agitados perto da hora de dormir. O mesmo se pode aplicar aos jogos eletrônicos que são estimulantes da visão e também da audição.
3) Não ingerir alimentos pesados, principalmente à noite, antes de ir pra cama.
4) Não deixe a inquietação pelas coisas materiais acabar com o seu momento de sossego. "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal" (Mateus 6:34).
5) Acomode-se às coisas humildes(Rm 12:16). Tenha pensamentos de gratidão e contentamento. "Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir"(Eclesiastes 5:12).
6) Pensar em fazer coisas más e vingativas faz a pessoa perder o sono. "Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem alguém tropeçar"(Provérbios 4:16).
7) Pense que Deus é quem dá um abençoado sono aos seus amados. "Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono"(Salmos 127:2).
O conceito da palavra lazer: "O conceito de lazer ou também conhecido como “ócio” vem da etimologia latina otium, o que significa descanso. Mas para chegar a uma compreensão adequada do conceito de lazer é essencial distinguir tanto o lazer e como tempo livre. Lazer ou tempo livre é considerado como o período de tempo não sujeito a deveres"(Do site Que Conceito).
O lazer também pode ser uma forma de expressarmos a nossa alegria de viver abundantemente em Cristo. Acredito que este momento de liberdade nos leva a querer fazer sempre o bem. Poderíamos tomar o versículo abaixo como base para se pensar num lazer saudável e que não acarrete riscos, danos ou excessos às pessoas:
"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai"(Filipenses 4:8).
1) Já falei acima que o lazer ou qualquer outra atividade não deveria tirar as preciosas horas do sono diário.
2) Lazer rima com prazer. É o prazer de se fazer algo que nos traz certa satisfação e não gera em nós um senso de obrigação.
3) Lazer não rima com "mofar". O lazer não se resume em passar horas nas tais "redes sociais" ou em frente à televisão. Lazer pode ser até um meio de se socializar como um passeio no parque ou na praia, andar de bibicleta, uma caminhada, fazer ginástica etc.
4) Livro e lazer, tudo a ver! Leia mais livros nas horas de folga. Além de passar seu tempo, você adquire vocabulário e conhecimento.
5) Imagine que lazer é associado ao descanso. Como vamos descansar quando nos submetemos a assistir filmes violentos e imorais? Como vamos relaxar passando horas em jogos "sanguinolentos" no videogame? Como sossegaremos nossa mente e nossos olhos diante de tanta pornografia que infesta a internet? "Não porei coisa má diante dos meus olhos" (Salmos 101:3).
6) Visitar amigos e pessoas queridas para bater um longo papo ou se divertir.
7) Lazer também é uma forma de se aproximar as pessoas de uma família.
8) Por que não redescobrimos junto com as crianças algumas maneiras antigas de se divertir como pular corda, empinar pipa, jogar bola, soltar os piões, bolinha de gude, andar de rolimã, jogos de tabuleiro etc.
9) Por que não aprender música e assim tocar um instrumento musical em tempo ocioso?
10) Ouvir uma boa música com letra e instrumental decentes.
Leitores e irmãos em Cristo, não quero fazer deste texto um apanhado de leis, muitos menos escrever um segundo livro de Levítico sobre o que é lícito ou não comer, sobre como devemos dormir ou passar o nosso tempo no lazer. O que me vêm à mente é a preocupação de Deus com a nossa vida. Há pessoas muito ansiosas e apressadas para comer e beber, e também, sem disciplina para coisas que são básicas, mas vitais para a manutenção do corpo humano.
Há uma preocupação também em relação a falta de descanso e o tempo excessivo gasto com coisas eletrônicas como computador e televisão. O trinômio cel-pc-tv tem sido a base da diversão para muitas pessoas. Poderíamos até fazer uma comparação com os ídolos do lar do AT, com indivíduos que diária e "religiosamente" assistem novelas e curtem/cultuam um "fakebook". Largue um pouco ou muito dessas coisas e deixe sua mente "respirar"!
Fora isso, há uma falta de discernimento daquilo que é essencial para comer e beber! Tem muito lixo que a gente põe pra dentro das nossas barrigas na correria de saciar a fome e a sede! Da mesma maneira ocorre com tudo aquilo que ouvimos, assistimos e acessamos pela rede mundial de computadores ou pela televisão. De alguma forma isso poderá afetar a nossa alma e influenciar o nosso sono e a nossa paz.
Uma coisa que devemos pensar é que vamos colher aquilo que plantamos com o nosso corpo. O objetivo é chegar a uma idade mais avançada com boa forma e saúde, se Deus assim permitir. "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus"(1 Coríntios 10:31).
Que o Senhor Jesus nos guie, nos dê saúde e sabedoria para usufruirmos das coisas materiais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário