Texto Bíblico: Salmo 46
1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza,
socorro bem presente na angústia.
2 Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.
3 Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.)
4 Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.
5 Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã.
6 Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu.
7O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)
8 Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra!
9 Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.
10Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.
11O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)
Queridos e amados do Pai, a Paz e a Graça do Senhor Jesus sejam abundantes em vossas vidas!
Hoje, gostaria de fazer um comentário sobre o salmo 46, onde o nosso Deus é apresentado como o nosso refúgio e fortaleza. É bom saber em quem colocamos a nossa confiança, não é mesmo? É como um depósito de algo muito mais valioso que o dinheiro e, hoje em dia, há muita falta de honestidade no gênero humano. Então vamos aplicá-la no Senhor que fez os céus e a terra!
A autoria do Salmo 46 pertence aos filhos(descendentes) de Corá. O contexto possível deste salmo se dá no cerco de Senaqueribe, rei da Assíria, contra Jerusalém (II Crônicas 32). Isto ocorreu no reinado de Ezequias, rei de Judá.
Este salmo também serviu de inspiração a Martinho Lutero que compôs o hino "Castelo Forte é o nosso Deus". Eis aqui a 1ª estrofe:
Este salmo também serviu de inspiração a Martinho Lutero que compôs o hino "Castelo Forte é o nosso Deus". Eis aqui a 1ª estrofe:
"Castelo forte é nosso Deus,
Amparo e fortaleza:
Com seu poder defende os seus
Na luta e na fraqueza.
Nos tenta Satanás,
Com fúria pertinaz,
Com artimanhas tais
E astúcias tão cruéis,
Que iguais não há na Terra."
Agora, vamos meditar em cada um dos 11 versículos deste belo salmo:
v.1 - Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
Deus é onde nos escondemos, como o esconderijo do salmo 91. Ele é a nossa segurança como uma fortaleza que não pode ser invadida. Socorro no momento presente e 24 horas por dia! Socorro naquilo que nos angustia, pois só Ele satisfaz a nossa alma com paz. "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize"(João 14:27).
v.2 - Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.
Mesmo em situações que pareçam irreversíveis como a morte, o Senhor Jesus disse ao principal da sinagoga: "Não temas, crê somente" (Marcos 5:36). Porque então duvidar da providência divina. É simples assim: "NÃO TEMAS!"
Vivemos em tempos de mudanças constantes, sejam elas climáticas, na política, na economia e, principalmente, na relativização da moral humana. O certo se torna errado e o errado se faz como o certo.
Não tema as mudanças! São necessárias que muitas dessas coisas aconteçam para que a glória e a providência de Deus se manifestem. Deus não muda e é eterno, e n'Ele não há sombra de variação. Você deve confiar na imutabilidade do Senhor (Malaquias 3:6).
Há muitas coisas que podem abalar a sua vida, mas o Senhor é a Rocha eterna e você deve fundamentar a sua casa n'Ele: "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha"(Mateus 7:24).
v.3 - Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.
Barulho e grande agitação é o que presenciamos na atualidade. Conflitos de rua, guerras e rumores de guerra espalhados pelo mundo. Terremotos, tempestades e verdadeiras inundações estão sempre presentes nos noticiários. Todas essas coisas geram perplexidade.
Podemos comparar este versículo a Lucas 21:25, onde Jesus relata eventos catastróficos próximos à 2ª Vinda do Senhor: "E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas".
v.4 - Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.
Jerusalém era provida de fontes de água e em tempos de cerco isso trazia um alívio. Deus providencia manancial que é eterno e nunca seca. Do Senhor vem a verdadeira alegria de viver, mesmo em tempos incertos.Nas palavras de Jesus: "Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva"(João 7:38). Neste versículo, Jesus faz alusão à habitação do Espírito Santo em nós. Assim, somos feitos moradas do Altíssimo!
v.5 - Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã.
A presença de Deus é algo que podemos sentir! O salmista diz que Deus está nela. Deus está em você por dentro e por fora e você não será abalado! Deus é aquele que se responsabiliza por guardar a sua vida. É Ele que vem ao seu encontro no meio da escuridão e, como luz, rompe no início de uma manhã de esperança. “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Salmo 30:5b)
Portanto, esperar em Deus não é sinal de fraqueza. "O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra" (Salmos 121:2).
v.6 - Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu.
No mundo, há uma verdadeira inquietude por parte daqueles que não creem em Deus. Logo, estes descrentes se levantam contra o Senhor e O culpam por tudo o que está ocorrendo na Terra e assim perseguem aqueles que O servem. Há um mover mundial de insatisfação e rebeldia humanas contra o Senhor, mas a Palavra de Deus esclarece: "De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados."(Lamentações 3:39)
Vai haver um tempo que Deus julgará os habitantes da terra não mais com base no amor do Seu Filho, mas na sua ira:
"E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra." (Apocalipse 11:18)
v.7 - O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
Aqui o salmista reforça a ideia da companhia e refúgio no Senhor! Você pode não senti-Lo em todo momento, mas é pela fé que nos aproximamos dele e Ele de nós. (Hb 11:6)
Ele é o mesmo Deus dos antigos pactos com os patriarcas de Israel, como Jacó. Ele é o mesmo "EU SOU", aquele que falou com Moisés!"E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós."(Êxodo 3:14)
E alguém poderá se lembrar do hino "O Grande Eu Sou" da Harpa cristã:
"Sou eu aquele, o Grande 'Eu sou'
E, onde estais, também estou...".
Hoje, Ele nos fala através do Seu Filho amado, Jesus Cristo (Hebreus 1:1). E este mesmo, Senhor Jesus é "o verdadeiro Deus e a vida eterna" (1 João 5:20c)
v.8 - Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra!
Podemos contemplar as obras do Senhor na natureza como no salmo 104.24:"Ó Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas".
Entretanto, no contexto do salmo, o escritor mostra que estas obras do Senhor são de justiça e punição! Haverá o "dia da vingança do nosso Deus", conforme nos é relatado em Isaías 61:2. Hoje pregamos o Evangelho do arrependimento e da remissão dos pecados em Seu Filho Jesus Cristo (Lc 24:47), mas haverá um tempo em que Deus há de julgar a todos, a começar pela Sua igreja!( I Pedro 4:17)
v.9 - Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.
Sim, o Senhor faz cessar tanto a guerra material quanto a espiritual. Jesus nos é apresentado como o "Príncipe da paz" em Isaías 9:6.
Da mesma maneira, o Senhor julgará através do fogo, que é um símbolo de purificação e juízo, todos aqueles que se levantarem contra Ele. (Malaquias 4:1)
v.10 - Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.
Deus diz aqui "aquietai-vos" para que experimentemos a sua paz, segurança e providência! O nome dele é engrandecido entre as nações devido à sua Soberania e simplesmente, porque fora d'Ele não há Deus!
"Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus".(Isaías 45:5)
Mesmo não querendo, os orgulhosos rejeitadores do Evangelho terão que reconhecer que Jesus Cristo é o Senhor: "Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." (Filipenses 2:10-11)
O Pai do Céu quer que os seus amados tenham confiança n'Ele e é por isso que encontramos muitas vezes a frase "NÃO TEMAS" espalhada por toda as Escrituras.
Jesus nos disse assim: "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."(Mateus 6:34)
v.11 - O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)
O salmista repete propositadamente o versículo 7(isso pode indicar um refrão ou estribilho), onde diz que o Senhor está conosco e que Ele é o nosso refúgio. O Deus conosco, Emanuel, veio em carne e habitou entre nós! (Mateus 1:23) Se você crê em Jesus, crerá naturalmente no Pai que é invisível, mas real!
Quanto mais guardarmos a Palavra de Deus dentro dos nossos corações e meditarmos em nossas mentes, ela se fará presente quando precisarmos dela, pois é "em espírito e em verdade" que adoramos a Deus. “Estas palavras que eu hoje te intimo, estarão sobre o teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás, sentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te”(Deuteronômio 6:6-7 - Sociedade Bíblica Britânica).
Inculcar: v.t. Propor, recomendar. Imprimir uma coisa no espírito de alguém: inculcar uma verdade. Apregoar, notar. Revelar, dar a entender.
A lição que podemos aprender com este salmo 46 é que temos o Senhor como nosso guardador firme, como os muros solidificados de uma fortaleza. É onde vamos nos refugiar em tempos inseguros. O Pai amado é aquele que é inabalável e não deixará você sucumbir diante das dificuldades desta vida.
Fique firme em Deus e nas suas promessas! Amém!
OBSERVAÇÃO 1: A palavra “Selá” que aparece entre parênteses nos versículos 3, 7 e 11. Selá (em hebraico: סֶלָה, também transliterada como selāh) é uma palavra usada frequentemente na Bíblia hebraica, geralmente em Salmos, e possui um conceito de difícil tradução. (Ela não pode ser confundida com a palavra hebraica sela‘ (em hebraico: סֶלַע) que significa "rocha".) É provavelmente uma marca litúrgico-musical ou uma instrução sobre a leitura do texto, algo como "pare e ouça". Selá também pode ser usada para indicar que haverá um interlúdio musical naquele ponto do Salmo.
OBSERVAÇÃO 2: Algumas informações deste post foram extraídas do comentário bíblico de John Gill, do blog Amando Almas, do site Instituto Paracleto e da Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário