terça-feira, 29 de setembro de 2015

Pegadas na Areia

Texto Bíblico: João 28:20b


"Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." 


Esta noite eu tive um sonho. Sonhei que caminhava pela praia, acompanhado do Senhor, e que na tela da noite estavam sendo retratados os meus dias.

Olhei para traz e vi que cada dia que passava no filme da minha 
vida, surgiam pegadas na areia, uma minha e outra do Senhor. Assim continuamos andando, até que todos os meus dias se acabaram. Então parei e olhei para traz. Reparei...

Em certos lugares havia apenas uma pegada e esses lugares
coincidiam justamente com os dias mais difíceis da minha vida,
os dias de maior angústia, de maior medo de maior dor...Perguntei então ao Senhor:

" Senhor, tu me disseste que estarias comigo todos os dias da
minha vida e eu aceitei viver contigo mas, por que tu me deixaste
nos piores dias de minha vida ? "

E o Senhor respondeu:

" Meu filho eu te amo.
Eu disse que estaria contigo por toda a tua caminhada e que não
te deixaria um minuto sequer, e não te deixei...Os dias que tu viste apenas uma pegada na areia, foram os dias que te carreguei... "


A verdadeira e profunda paz do Senhor Jesus Cristo seja com todos!


Este famoso texto é de autoria da canadense Margaret Fishback Powers, que tem um trabalho missionário voltado às crianças de todo o mundo. Foi criado em 1967, portanto há 48 anos. Na época, a escritora e irmã em Cristo escreveu essas linhas baseada em suas expectativas, momentos de incerteza e lutas em sua vida.

Vemos os momentos de nossa vida como as pegadas na areia. Isto pode significar terreno estéril, sem vida e de difícil caminhada. Pode representar solidão e falta de perspectivas melhores.

Quantos de nós não se encontram assim, não é mesmo? Lutas, incertezas e passando por momentos de vale da sombra da morte, como nos relata o salmista Davi. Nesses momentos o Senhor estará conosco, pois a Sua vara e Seu cajado vão nos consolar. 

Eu poderia relatar cada detalhe dos cuidados que o Pastor do salmo 23 tem por nós: Entre eles o refrigério, a mansidão com que ele nos cuida e guia, a Sua eterna companhia etc. Ele é o pastor e âncora de nossas almas, ou seja. Ele é nossa segurança infalível!

Temos ao nosso lado o Sumo Pastor eterno e bendito, aquele que prometeu que de maneira nenhuma lançaria fora aqueles a quem o Pai lhes desse: "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora" (João 6:37).

Você se lembra da promessa em João 28.20? 

"Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." 

Se Ele falou "todos os dias" são todos os dias literalmente. A sua caminhada na areia pode ser árdua, mas se segure na promessa da companhia divina!

Veja no episódio do Jardim do Getsêmani, onde Jesus estava prestes a provar a morte por nós. Seus discípulos acabaram dormindo e abandonaram Seu mestre. Ele queria ter alguém por perto num momento em que se entristecia até a morte!

"E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai"(Marcos 14:34).

O Senhor é aquele que sempre nos acompanha. Nunca ficaremos sozinhos. Ele provou a solidão por nós! Ele entende o quanto é ruim ficar sozinho sem ninguém para ajudar.

O nosso Deus diz que: "Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa se esquecer, eu não me esquecerei de você!"
(Isaías 49:15 - NVI)

Portanto, na sua caminhada por esta vida, o Senhor e Pai, aquele que nos ama de maneira mais forte e mais completa do que uma mãe, não te abandonará. Para Deus, promessa dita é promessa cumprida. O Pai do Céu cuida de cada detalhe da sua vida e não deixará que seus pés tropecem em pedras:

"Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra"(Salmos 91:12).

Então confie e e o Senhor Jesus firmará e confirmará os seus passos na sua jornada!!! "Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho." (Salmo 37:23) 

Queridos e amados de Deus, que o Senhor Jesus firme os nossos passos na direção em que devemos andar, conforme a Sua boa, agradável e perfeita vontade!!!

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Salvação e Vida Eterna

Texto Bíblico: 1 João 5:11-13


11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.

12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.

13 Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.




Irmãos e queridos leitores, a graça e paz de Nosso Senhor Jesus Cristo sejam com todos vocês!

Bem, hoje gostaria de falar sobre o tema "Salvação e Vida Eterna", que é uma das bases da nossa fé em Jesus Cristo.  Sabemos que a salvação é um dom gratuito que só Deus pode dar: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor"(Romanos 6:23).

A salvação não é dada por méritos, justiça própria ou por obras. Somo salvos pela graça: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9).

Poderíamos citar aqui dezenas de versículos sobre a salvação e de como ela se opera, porém o meu intuito é ficar principalmente nos versículos de 1ª João 5 e meditar em cada um deles.


v.11 - E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.


O apóstolo João sabia e foi testemunha de que o Senhor Jesus Cristo é a própria vida eterna. Ele havia andado com o mestre e ouvido de perto as Suas palavras e ensinamentos. O testemunho vem do próprio Filho de Deus em quem a vida eterna está contida. Ele é o doador da vida eterna!

Ou seja, quando você creu na Palavra que foi pregada, e teve consciência que a salvaçáo vem através de Jesus Cristo, a sua fé apontou tão somente para Ele e não para algo que você tenha feito de bom. Você tomou conhecimento que obra nenhuma poderia salvá-lo e reconheceu seus pecados e se arrependeu.

Foi assim que você foi aceito em definitivo por Deus, através do Senhor Jesus! A obra de salvação foi consumada com a morte e sacrifício de Jesus na cruz: "ESTÁ CONSUMADO!"

Se você reparou no verbo "DEU" no versículo acima, pôde notar que ele se encontra no passado, e por isso é um ato consumado na morte expiatória de Jesus Cristo. Assim, Deus deu, e não pediu nada em troca por isso. Ele simplesmente deu a vida eterna, pois Ele a dá a quem quiser.


v.12 - Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.


Se você tem o Filho, Jesus Cristo, como seu Salvador e Senhor, você já tem a vida eterna. Quem ainda não O recebeu, não tem a vida eterna! Pronto, é isso de maneira literal mesmo!

Notamos que o verbo "TEM" está no presente. Ou seja, já temos ou possuimos o dom da vida eterna neste exato momento. Isto quer dizer que fomos salvos em Jesus Cristo desde o início da nossa caminhada com o Senhor. Podemos ainda analisar o tempo verbal de mais este versículo:

"Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece" (João 3:36).

De novo, o verbo "ter" aparece no presente do indicativo. Quando acreditamos na inspiração da Palavra de Deus, devemos ter em mente que o tempo verbal também foi inspirado. Aqui não fala "terá" a vida eterna. 

O verbo é inspirado no presente para dar a certeza da nossa salvação na pessoa de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Hoje desfrutamos um pouco daquilo que vai se consumar na eternidade com Deus. A salvação é algo que vem de Deus e é assegurada por ele!

Entretanto, para aquele que não crer, não haverá a possibilidade da vida eterna e ainda vai permanecer sob a ira de Deus. Que situação apavorante, não acha? 

Nós um dia fomos objetos da ira de Deus, mas pela sua própria misericórdia, nos livrou da morte eterna! Por isso que o livro de Hebreus fala para nós atentarmos para uma tão grande salvação:

"Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram"(Hebreus 2:3).

A salvação é mais que uma obra grandiosa, se posso dizer assim, é gloriosa e eterna. Na obra da salvação, Jesus tomou sobre ele os nossos pecados, levou nossa culpa, pagou nosso preço e morreu em nosso lugar(substituição).

Os benefícios desta obra expiatória, com o derramamento do sangue de Jesus, puderam nos proporcionar a aceitação e o acesso direto ao Pai, justificação de nossos pecados, reconciliação com Deus, redenção, filiação de Deus, paz, alívio, cura etc.


v.13 - Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.


O apóstolo João se preocupou em escrever a epístola e frisar sobre a segurança do salvo em Cristo. Ele escreveu para os que já criam em Jesus, o Filho de Deus, e queria assegurar-lhes a promessa gloriosa da vida eterna.

"Tendes" está no presente do indicativo, e na 2ª pessoa do plural(vós). Portanto, a ideia é a mesma do versículo anterior, ou seja, a salvação é uma posse presente!

Ele reforça isso, para que possamos crer que a vida eterna e a nossa salvação está em Jesus Cristo!

1 João 5:20 mostra que o Senhor Jesus Cristo é o verdadeiro Deus e a vida eterna!!!  "E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna".



A IDEIA DE ESCREVER ESTE POST

 Foi numa reunião na igreja, quando o Senhor colocou a vontade em meu coração para escrever sobre este assunto.

Salvação é mais do que livramento da condenação eterna. Não é algo que buscamos por medo, só para nos livrar do fogo do inferno! Salvação é motivo de festa no Céu e alegria quando um pecador se arrepende.Salvação é para agora! Para que o Senhor nos livre do presente século.

Cuido eu, que muitos irmãos andam receosos de perder a salvação e outros ainda não se "sentem" salvos. Primeiro, a salvação é um dom de Deus que é gratuito, é pela graça e por meio da fé.

Você não precisa se sentir salvo, apenas tem que crer que é salvo baseado na promessa da Palavra de Deus! Ninguém poderá dizer a você que não é salvo, nem homem e nem o diabo! Se houver pecado a confessar, confesse! Se houver coisas que estão atrapalhando você na sua comunhão com Deus, peça graça ao Senhor para que o livre.

Como a salvação é individual, o Senhor Jesus tratará cada um conforme o caso e conforme a luz que você tem da Palavra de Deus. Não se condene naquilo que Ele já o perdoou. Hoje, você é nova criatura e as coisas velhas já se passaram. Não desanime!

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo"(2 Coríntios 5:17).


O CAPACETE DA SALVAÇÃO

Há um versículo nas Escrituras que fala que devemos tomar o capacete da salvação: "Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus" (Efésios 6:17).

"Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e da caridade e tendo por capacete a esperança da salvação"(1 Tessalonicenses 5:8).

Capacete é uma armadura que protege a cabeça. Não é à toa que sofremos ataques contra nossa mente. O nosso inimigo é ardiloso e nos lança dúvidas contra a nossa fé, tentando nos desestabilizar.  Umas das dúvidas mais frequentes e que assombram muitos crentes é sobre a salvação. Ser ou não ser salvo, eis a questão.

Então, inspirado pelo Senhor, Paulo convoca os irmãos a tomar tão importante armadura que guarda a cabeça dos ataques malignos. Para que este capacete seja eficaz, você precisa reforçá-lo com a Palavra de Deus.

O desejo do Pai é que nossa mente seja guardada e defendida com a certeza da salvação que já foi consumada com o sacrifício de Jesus na cruz. Com isso, prosseguimos com os nossos pensamentos seguros de que somos salvos, não baseados em nossas forças, mas na misericórdia do Senhor.


PALAVRAS DITAS PELO NOSSO SALVADOR E SENHOR JESUS CRISTO:

1 - "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora" (João 6:37).

2 - "E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia"(João 6:39).

3 - "E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um" (João 10:28-30).

4 - "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre" (João 14:16).


A SALVAÇÃO É IMPORTANTE!

Se por acaso, você leitor, que chegou até aqui (...e acredito que não foi por acaso), leu este texto e se sentiu tocado por estas palavras. Receba o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador e ele será também o Senhor da sua vida! Fale a Deus que você deseja ter a vida eterna em Jesus Cristo a partir deste exato momento!

Você pode até pensar que foi você quem O procurou para ser salvo. Na verdade, Ele o amou primeiro e o escolheu para Si! O desejo para que você seja salvo parte dele em primeiro lugar! "Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro"(1 João 4:18-19).

"Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores"(Romanos 5:8).

"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda"(João 15:16).

"Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida"(Romanos 5:10).

"Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo"(Romanos 10:13).

“Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts 5:9).

Deus seja glorificado por tão grande salvação consumada através do Seu Filho na cruz, que nos salvou a todos nós os que cremos. Amém.

domingo, 27 de setembro de 2015

VINDE A MIM

Texto Bíblico: Mateus 11:28-30


28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.




O amor do nosso Pai celestial e a graça do Seu amado Filho Jesus sejam com todos! 

Hoje, vamos meditar nesta tão conhecida passagem do evangelho de Mateus, onde o Senhor Jesus se apresenta como o alívio e descanso para as nossas almas cansadas.


v.28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

O convite amoroso do Senhor Jesus é o "vinde a mim". O convite é livre, e é para você e para mim. Para os ricos e para os pobres. Aqui não há nenhum requisito para você se aproximar do Pastor das nossas almas. Nele descansamos e temos alívio nas "águas tranquilas" e nos "pastos verdejantes" do salmo 23. Certamente Ele nos faz repousar em segurança!

Ele é o Deus vindo em carne no qual seu discípulo João, repousou a cabeça no seu peito (João 13:23). Ele deseja que cada um de nós se achegue à Sua presença sem medo e descanse! "No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor."(1 João 4:18). Que cada um de nós lance fora o medo e a dúvida. O amor de Deus é expresso em Seu filho, e através dele temos livre acesso ao Pai. 

A promessa do Senhor da mansidão é que os que forem a Ele, jamais ele lançará fora! "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora"(João 6:37). E mesmo que você tenha pecado, Ele, o justo, é o seu advogado. "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo"(1 João 2:1).

E o mesmo escritor disse acerca dele: 

"O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos olhos, o que contemplamos e o que as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida"(1 João 1:1 - Sociedade Bíblica Britânica).

Jesus é palpável, acessível e Ele sentiu as mesmas coisas que nós sentimos no nosso corpo de carne. Ele, como Deus, se humanizou, pois Ele é o "Verbo da Vida", ou seja, a Palavra pela qual o mundo foi feito! Ele tem prazer em interagir com aqueles que apelam à sua misericórdia e ao seu socorro. Nos 4 evangelhos, a gente pode ver o quanto Jesus atendeu às pessoas, se solidarizou com elas, chorou e se moveu de íntima compaixão.

O vinde é para todos aqueles que se sentem cansados e oprimidos com os cuidados da vida e com as preocupações cotidianas. Ele é o nosso descanso espiritual que nos livra e do peso e do julgamento religioso. 

Ele é o alívio e o bálsamo para nossas feridas. Com a Sua obra consumada na Cruz, nos é oferecida a paz pelos nossos pecados já perdoados. Por causa dos seus ferimentos (pisaduras) também somos curados.

"O castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." (Isaías 53:5)


v.29 - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.


1 - TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO:

Definição da palavra "jugo": s.m. A canga com que se jungem(prendem) os bois para puxarem o arado ou o carro.
Junta de bois. Forca por baixo da qual os romanos faziam passar os inimigos vencidos.

Fig. Opressão material ou moral: conservar alguém sob seu jugo.

Preito de obediência. Sacudir o jugo, procurar libertar-se.

Aqui há outro convite, depois do "vinde" que é o "tomai sobre vós o meu jugo". Jesus não impõe peso sobre ninguém. A religião e seus costumes sim! Temos que separar o que é ensinamento de Jesus daquilo que é doutrina de homens. Eu posso dizer de mim mesmo, que o momento em que Jesus veio em minha vida, eu fui sendo mudado e moldado aos poucos. Fui largando hábitos que não me interessavam mais. A mudança ocorre de dentro para fora.

Isso aconteceu não porque veio alguém me dizendo "isso pode" ou "isso não pode". Foi uma obra interior feita pelo Espírito Santo! Tanto foi, que até hoje, não sinto falta das coisas que ficaram para trás. Na Palavra de Deus, há uma passagem em Colossenses que traduz isso que acabei de escrever:

"Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens."(Colossenses 2:20-22)

Note que o apóstolo Paulo usou a palavra "carregam" no sentido de que possíveis "irmãos" estavam colocando peso ou jugo sobre outros! Jesus vivia repreendendo os fariseus de sua época pela maneira hipócrita de imporem jugos aos outros e eles mesmos não praticavam aquilo que ensinavam:

"Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los."(Mateus 23:4)

Começamos na fé apoiados na graça do Senhor, mas depois, fazemos conta de um monte de "leis santificadoras" que vão nos cansando com o passar do tempo. Começamos no espírito, mas depois terminamos na carne! 

"Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?"(Gálatas 3:3).

Agora, vamos prestar atenção no significado da palavra insensato: adj. e s.m. Que ou o que perdeu a razão; louco, insano.
Que ou o que é contrário ao bom senso.

Trocando em miúdos, Paulo estava chamando os gálatas de pessoas loucas, insanas e que tinham perdido a razão da sua fé! Isso serve de exemplo para nós, mesmo que esta palavra possa  demostrar uma falta de respeito, ela nos alerta para não cairmos em armadilha.

O apóstolo Paulo discursava ainda sobre isso no capítulo 5 de Gálatas! Esta igreja estava sendo influenciada pelos judaizantes que impunham um "jugo" através da observação de ordenanças da antiga aliança. Uma delas era a circuncisão.

"Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão." (Gálatas 5:1) 

O versículo acima nos alerta quanto a nos colocarmos novamente sob o jugo da servidão! É séria esta advertência! No mundo sem Cristo, havia vários jugos de crendices, costumes e modas que nós carregávamos sem saber. Só soubemos o que era viver sem jugo quando conhecemos a liberdade em Cristo! "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor." (Gálatas 5:13) 

Então, cabe a nós, o bom senso de observarmos o nosso chamamento à liberdade em Cristo e não à libertinagem. Portanto esta "dupla" liberdade no Senhor é sublime, pois não é limitada nem por ensinamentos religiosos humanos e nem pelos rudimentos do mundo.

Esta questão do jugo religioso é tão séria que foi tratada logo no primeiro concílio da Igreja em Jerusalém: “Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós?” (Atos 15:10).


2 - E APRENDEI DE MIM, QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO:

O exemplo do Senhor Jesus compreende a mansidão e a humildade. Vem de alguém que sendo Deus, tomou a forma humana! Ele se esvaziou de Si e se humilhou. O termo em grego para designar este esvaziamento é "kenosis". "De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens"(Filipenses 2:5-7).

Aprendemos de Jesus, quando lemos nos evangelhos, que Ele se acomodou às coisas humildes. Comia o pão de cada dia como qualquer outra pessoa e com qualquer tipo de pessoa. Algumas vezes, os pecadores e publicanos lhe faziam companhia às refeições. 

Noutras vezes, o Senhor dormiu ao relento ou era convidado a pousar numa simples residência. Se apiedou da multidão, dando-lhe o que comer e também a fartou espiritualmente com as suas palavras. Lavou o pé dos seus discípulos. Chorou quando soube da morte de Lázaro.

E o que falar dos momentos em que os pecadores vinham a Ele em busca do perdão dos pecados. Ele os perdoava, tirava-lhes o jugo e não os julgava! E os muitos que Ele curou e teve piedade da situação calamitosa em que se encontravam? Em tudo, havia a marca do amor de Deus em Seus atos.

Jesus nasceu numa manjedoura e seguiu a sua vida sem luxos. Ele é aquele sem parecer e sem formosura de Isaías 53. Terminou a Sua obra morrendo numa rude cruz, mas teve uma ressurreição gloriosa ao terceiro dia!!! O Senhor quer que aprendamos dele, pois Ele foi o exemplo vivo dos seus próprios ensinamentos. Ele deseja que o observemos na maneira de agir ou de falar através da Sua viva e eficaz Palavra.

De fato e de coração Ele é manso e humilde. Ou seja, no íntimo ele é assim e deseja que sejamos como Ele. Ele não era como os fariseus com seus discursos vazios. O seu discurso tinha autoridade.

Não sejamos crentes só da "boca para fora", mas em espírito e em verdade adoremos a Deus e pratiquemos a Sua Palavra. Isto vai muito além de um manual de boa conduta. São palavras transformadoras quando as praticamos! "Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha"(Mateus 7:24).


3 - E ENCONTRAREIS DESCANSO PARA AS VOSSAS ALMAS:

Jesus é aquele em quem podemos descansar e esperar. Não devemos nos perturbar por coisas alguma! "Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim"(João 14:1).

A Palavra de Deus diz assim: "Descansa no SENHOR e espera nele" (Salmo 37:7a). Há outro trecho em que somos convidados a descansar n'Ele: "Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR" (Salmo 27:14).

Se você espera no Senhor, você estará descansando. Através da sua oração Deus estará agindo e concederá paz e certeza ao seu coração.

No Antigo Testamento, Deus anima seu servo Moisés com estas palavras: "Disse, pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar"(Êxodo 33:14)Hoje, podemos ter esse descanso na pessoa amada e bendita do Filho de Deus. Devemos descansar nossas almas nele e lançar todas as nossas preocupações e anseios sobre ele! "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós"(1 Pedro 5:7).

Deus abençoou e santificou o sábado para o descanso do povo de Israel. Vemos aí o símbolo de Cristo como o nosso Descanso Sabático. Ele é o perfeito e santo filho de Deus que santifica todos os que creem n'Ele. Assim como Deus santificou o sábado, Ele santificou Cristo e o enviou ao mundo (João 10:36).

Há uma música cristã chamada "O teu trabalho é descansar em Mim", cuja letra retrata exatamente o descanso em Cristo:

"Não tenha sobre ti
Um só cuidado qualquer que seja
Pois um somente um
Seria muito para ti

É Meu somente Meu todo trabalho
E o teu trabalho é descansar em Mim
É Meu somente Meu todo trabalho
E o teu trabalho é descansar em Mim"


v.30 - Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

O próprio sacrifício de Jesus subiu como cheiro suave a Deus, pois Ele prontamente se entregou para morrer em nosso lugar. "E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave" (Efésios 5:2). 

O Senhor opera com mansidão, e com suavidade, trata as suas ovelhas. Ele não é como o mercenário que não cuida do rebanho. O Sumo Pastor dá a sua vida pelas ovelhas: "Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas"(João 10:15).

Quando Jesus advertiu os fariseus que queriam apredejar uma mulher adúltera, ele disse aos acusadores religiosos: "Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela"(João 8:7).

Se você tem sido acusado e julgado injustamente pelos fariseus atuais, lembre-se que em Jesus Cristo você pode encontrar o fardo leve do perdão de seus pecados! "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito" (Romanos 8:1).

No mesmo capítulo 8 de João, o Senhor acalenta a mulher com palavra branda e isenta de condenação, e também diz a ela para não pecar mais: "E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais" (João 8:10-11). 

Em Cristo Jesus encontramos salvação, e assim somos livres do jugo da condenação eterna. Nele encontramos também o perdão dos nossos pecados, sendo nós livres do fardo da culpa!

Veja o testemunho que João Batista dá acerca de Jesus: "No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (João 1:29).

Irmãos e leitores, vamos ao Senhor, para que ele nos livre dos jugos e fardos desta vida!



OBSERVAÇÃO: Algumas informações deste post foram tiradas do Blog Leia A Bíblia e da Wikipédia.

sábado, 26 de setembro de 2015

Por que estás abatida, ó minha alma?

Texto Bíblico: Salmo 42:11


"Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus".



Amados do Pai, sejam com todos vós a alegria e, junto com ela, a força do Senhor!

Na semana passada, eu estava orando e pedindo respostas a Deus, nosso Pai. Eu me encontrava, de certa forma, abatido e desesperançoso acerca de muitas coisas e precisando muito de que Deus falasse comigo. A resposta que me veio à mente foi um trecho do hino 193, "A Alma Abatida", da Harpa Cristã:

"Por que te abates, ó minha alma?
E te comoves, perdendo a calma?
Não tenhas medo, em Deus espera,
Porque bem cedo, Jesus virá".

Este trecho acima é o refrão, mas na verdade, eu não me lembrava do hino inteiro. Somente as palavras "por que te abates, ó minha alma?" e "em Deus espera". Era o que eu precisava para o momento, e assim que estas palavras vieram à minha mente, eu senti paz. Achei muito carinhoso da parte de Deus, que através do Seu Santo Espírito, me confortasse desta maneira! O interessante é que o hino é baseado no salmo 42.

O salmista faz a pergunta a si mesmo sobre o por quê da sua alma estar abatida. Talvez nem ele mesmo soubesse o motivo aparente da sua inquietação. Eram muitas as lutas que ele passava e os inimigos indagavam onde estaria o Deus dele!

A mesma coisa parece se repetir em nossa vida. Queremos uma resposta para todos os acontecimentos desagradáveis à nossa volta e nem sabemos por que estamos inquietos. Assim parece que Deus está longe, não é mesmo? Qual o motivo da sua perturbação hoje? O que perturba você por dentro?

Há um anseio dentro de cada um de nós que precisa ser respondido! Só Deus poderá atendê-lo!

No início do salmo 42, o escritor fala do seu anseio pelo Senhor. Ele deseja a presença e o conforto de Deus, assim como o cervo brama(berra) pelas águas! Ora, era uma situação de emergência!

Assim também somos nós que, prontamente, desejamos o alívio e os cuidados do Senhor. No versículo 2, ele diz assim: "A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo".

Isto mostra a situação de dependência vital que temos do nosso Pai amado, e também, de estarmos alimentados espiritualmente através da comunhão com Ele, que é a nossa fonte de satisfação pessoal. 

E é por isso que temos necessidade da pessoa amada do Senhor, pois Ele é o Deus que habitou entre nós, o Senhor Jesus. Ele é o Pão do Céu que nos sacia plenamente:

"E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede"(João 6:35).

Irmãos, acredito que para cada anseio nosso, Deus vai responder a oração, segundo a vontade e o tempo dele. Acredito que Ele, em primeiro lugar, quer acalmar a sua/minha alma e depois dar a resposta de que tanto precisamos.

Creia que o Senhor mandará a Sua misericórdia e ouvirá a sua oração! Ele é o Deus da sua vida! Você tem passado por lutas, e se sente cercado de inimigos e não encontra onde sossegar a sua alma? Este salmo é para você! As respostas estão com o próprio Senhor, e ele não se esqueceu de você! 

A primeira resposta para você é esperar no Senhor, e se a Palavra diz assim, é bom esperar mesmo, pois: "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?"(Números 23:19)

Situação de abatimento viveu também o apóstolo Paulo. Por muitas lutas, privações e perseguições este servo do Senhor passou, mas não se deixou abater de todo. Ele sabia em Quem ele cria e o Senhor o fortalecia e o enchia de esperança sempre!

"Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece" (Filipenses 4:12-13).

Precisamos usar o exemplo do apóstolo Paulo, que instruído pela graça de Deus, passou por todas essas situações descritas no versículo acima. Só assim poderemos dizer que podemos todas as coisas em Cristo que nos fortalece!

Deus quer que esperemos em Sua providência! Nós ainda vamos ter muitos motivos para agradecer e louvar ao Senhor, mesmo antes dele nos responder! O motivo principal é Ele mesmo, Sua pessoa amada e Sua presença, e por causa do Seu filho, Jesus Cristo, ser a nossa salvação.

Então a resposta para nós hoje é imperativa: "ESPERA EM DEUS"! 

Irmãos amados, que Deus nos alegre, e sempre e nos mantenha animado!

*(Agradeço ao Senhor por me inspirar a escrever estas palavras aqui no blog. Dedico esta postagem especialmente aos meus irmãos em Cristo, Rona, Ellie, Heve e Hesté. Que o Senhor vos abençoe, amados do Pai.)

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A silenciosa manifestação do Evangelho

Texto Bíblico: Isaías 42:1-3


¹Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.

²Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça.

³A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça.





A Paz do Senhor Jesus transborde em vossos corações!

Queridos e amados do Senhor sejam bem-vindos!!

Muitos acham que a pregação do Evangelho é sinal de aglomeração, de agitação, e por que não dizer, de tumulto! O pretexto é que todos ouçam as boas novas aos gritos nas praças, nas ruas, nas grandes avenidas e em estádios lotados para se fazerem ouvidos e vistos!!!

O Senhor Jesus, ao contrário, preferiu o anonimato a ser um pregador de multidões! De fato, Ele pregou para multidões, mas também em secreto ensinava aos mais chegados outras verdades do Reino de Deus. 

A cana pode ser usada como um símbolo de fraqueza e fragilidade. Ele não esmagou os pequeninos como a religião costuma fazer, antes os admoestou e trouxe esperança a aqueles cuja a vida estava por um fio. Lembre-se, Jesus não apaga o pavio que fumega, antes Ele acende a chama da esperança da vida! Ele é a Vida Eterna!

Parece que hoje, a simples explanação da Palavra de Deus não é suficiente! Temos que fazer shows e incluir testemunhos miraculosos para que a multidão venha. Entretanto, nada disso alcançará uma única pessoa, se em secreto, o Espírito Santo não convencê-la de que é pecadora e precisa da justiça de Cristo. "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo"(João 16:8).

Vocês conseguem se lembrar deste texto em Lucas? "E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém." (Lucas 24:47). O Evangelho começou a ser pregado em maior escala na cidade de Jerusalém. Mas antes, ele começou a ser pregado em pequenos lugares como as casas e os cenáculos. Até em sinagogas ele foi pregado!

Antes de tudo, o Evangelho do Reino começou a fazer efeito individualmente no coração de cada pessoa. Foi algo silencioso, espetacular e miraculoso. Foi como o grão de mostarda ensinado por Jesus:

"Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos." (Mateus 13:31-32)

Sabe qual é a grandeza do Evangelho? A transformação interior do homem pecador em nova criatura! Em João 3:1-7, Nicodemos reverencia Jesus como rabi e mestre e exalta os sinais feitos pelo Senhor, mas nada disso importava para Ele: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus"(João 3:3).

O Evangelho não é milagres e espetáculos que se fazem em nome do Senhor Jesus. É uma manifestação individual e silenciosa, de convencimento de que sem Jesus eu nada posso e dele dependo: "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer"(João 15:5). 

Cada indivíduo no Senhor é sal e luz num mundo insípido e escuro: "Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte"(Mateus 5:13,14).

Estamos na era da internet onde tudo tem que ser mostrado, escrito e registrado com fotos e vídeos. Estamos também na era de aparências enganosas e de "caras e bocas" religiosas. A exteriorização da vida religiosa é manifesta na televisão e na rede mundial de computadores com muito exibicionismo individual, grandiosos feitos em auditórios e um show de efeitos especiais. 

Avistamos um "mar" de ovelhas sem ter a direção do Pastor Verdadeiro, pois individualmente nunca se converteram e estão perdidas e afogadas na religiosidade. Falar em arrependimento e pecados incomoda e não "vende" o produto religioso.  

"E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor" (Mateus 9:36).


EM SECRETO!



Jesus enfatizou mais o interior do que o exterior nos seus ensinos. A mudança vem de dentro e se externaliza nas nossas ações e obras. Do contrário, viveremos só de aparências como os "sepulcros caiados" e com o nosso coração longe de Deus!

"E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente." (Mateus 6:5-6)

Jesus pregou à multidão no capítulo 6 do Evangelho de Mateus, mas enfatizava o encontro individual de cada um de nós com Deus. Veja que ele usou a palavra "secreto" 6 vezes nesse capítulo. Ele nos ensinou que esmola, oração e jejum se fazem em silêncio e de maneira sossegada diante do Pai. 

Não precisamos externalizar nada! Não precisamos nos sentir pressionados a fazer grandes sacrifícios. Jesus não nos impõe jugos e pesos religiosos! (Mateus 11:30) 

Chega e basta de vivermos de aparências! Libertemo-nos da nossa própria hipocrisia!

"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres."(João 8:36)

Deus seja louvado e o Seu nome seja engrandecido em nossas vidas!

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

DEUS: Nosso refúgio e fortaleza!

Texto Bíblico: Salmo 46 


Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.

Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.

Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.)

Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.

Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã.

Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu.

7O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)

Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra!


Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.


10Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.


11O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)

 





Queridos e amados do Pai, a Paz e a Graça do Senhor Jesus sejam abundantes em vossas vidas!

Hoje, gostaria de fazer um comentário sobre o salmo 46, onde o nosso Deus é apresentado como o nosso refúgio e fortaleza. É bom saber em quem colocamos a nossa confiança, não é mesmo? É como um depósito de algo muito mais valioso que o dinheiro e, hoje em dia, há muita falta de honestidade no gênero humano. Então vamos aplicá-la no Senhor que fez os céus e a terra!

A autoria do Salmo 46 pertence aos filhos(descendentes) de Corá. O contexto possível deste salmo se dá no cerco de Senaqueribe, rei da Assíria, contra Jerusalém (II Crônicas 32). Isto ocorreu no reinado de Ezequias, rei de Judá. 

Este salmo também serviu de inspiração a Martinho Lutero que compôs o hino "Castelo Forte é o nosso Deus". Eis aqui a 1ª estrofe:

    "Castelo forte é nosso Deus,
     Amparo e fortaleza:
     Com seu poder defende os seus
     Na luta e na fraqueza.
     Nos tenta Satanás,
     Com fúria pertinaz,
     Com artimanhas tais
     E astúcias tão cruéis,
     Que iguais não há na Terra."


Agora, vamos meditar em cada um dos 11 versículos deste belo salmo:


v.1 - Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. 

Deus é onde nos escondemos, como o esconderijo do salmo 91. Ele é a nossa segurança como uma fortaleza que não pode ser invadida. Socorro no momento presente e 24 horas por dia! Socorro naquilo que nos angustia, pois só Ele satisfaz a nossa alma com paz. "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize"(João 14:27).


v.2 - Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.

Mesmo em situações que pareçam irreversíveis como a morte, o Senhor Jesus disse ao principal da sinagoga: "Não temas, crê somente" (Marcos 5:36). Porque então duvidar da providência divina. É simples assim: "NÃO TEMAS!"

Vivemos em tempos de mudanças constantes, sejam elas climáticas, na política, na economia e, principalmente, na relativização da moral humana. O certo se torna errado e o errado se faz como o certo. 

Não tema as mudanças! São necessárias que muitas dessas coisas aconteçam para que a glória e a providência de Deus se manifestem. Deus não muda e é eterno, e n'Ele não há sombra de variação. Você deve confiar na imutabilidade do Senhor (Malaquias 3:6). 

Há muitas coisas que podem abalar a sua vida, mas o Senhor é a Rocha eterna e você deve fundamentar a sua casa n'Ele: "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha"(Mateus 7:24). 



v.3 - Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.

Barulho e grande agitação é o que presenciamos na atualidade. Conflitos de rua, guerras e rumores de guerra espalhados pelo mundo. Terremotos, tempestades e verdadeiras inundações estão sempre presentes nos noticiários. Todas essas coisas geram perplexidade. 

Podemos comparar este versículo a Lucas 21:25, onde Jesus relata eventos catastróficos próximos à 2ª Vinda do Senhor: "E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas". 


v.4 - Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.

Jerusalém era provida de fontes de água e em tempos de cerco isso trazia um alívio. Deus providencia manancial que é eterno e nunca seca. Do Senhor vem a verdadeira alegria de viver, mesmo em tempos incertos.Nas palavras de Jesus: "Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva"(João 7:38). Neste versículo, Jesus faz alusão à habitação do Espírito Santo em nós. Assim, somos feitos moradas do Altíssimo!


v.5 - Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã.

A presença de Deus é algo que podemos sentir! O salmista diz que Deus está nela. Deus está em você por dentro e por fora e você não será abalado! Deus é aquele que se responsabiliza por guardar a sua vida. É Ele que vem ao seu encontro no meio da escuridão e, como luz, rompe no início de uma manhã de esperança. “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Salmo 30:5b) 

Portanto, esperar em Deus não é sinal de fraqueza. "O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra" (Salmos 121:2).


v.6 - Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu.

No mundo, há uma verdadeira inquietude por parte daqueles que não creem em Deus. Logo, estes descrentes se levantam contra o Senhor e O culpam por tudo o que está ocorrendo na Terra e assim perseguem aqueles que O servem. Há um mover mundial de insatisfação e rebeldia humanas contra o Senhor, mas a Palavra de Deus esclarece: "De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados."(Lamentações 3:39)

Vai haver um tempo que Deus julgará os habitantes da terra não mais com base no amor do Seu Filho, mas na sua ira:

"E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra." (Apocalipse 11:18)


v.7 - O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

Aqui o salmista reforça a ideia da companhia e refúgio no Senhor! Você pode não senti-Lo em todo momento, mas é pela fé que nos aproximamos dele e Ele de nós. (Hb 11:6)

Ele é o mesmo Deus dos antigos pactos com os patriarcas de Israel, como Jacó. Ele é o mesmo "EU SOU", aquele que falou com Moisés!"E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós."(Êxodo 3:14)

E alguém poderá se lembrar do hino "O Grande Eu Sou" da Harpa cristã:

"Sou eu aquele, o Grande 'Eu sou'
E, onde estais, também estou...".

Hoje, Ele nos fala através do Seu Filho amado, Jesus Cristo (Hebreus 1:1). E este mesmo, Senhor Jesus é "o verdadeiro Deus e a vida eterna" (1 João 5:20c)


v.8 - Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra!

Podemos contemplar as obras do Senhor na natureza como no salmo 104.24:"Ó Senhor, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas".

Entretanto, no contexto do salmo, o escritor mostra que estas obras do Senhor são de justiça e punição! Haverá o "dia da vingança do nosso Deus", conforme nos é relatado em Isaías 61:2. Hoje pregamos o Evangelho do arrependimento e da remissão dos pecados em Seu Filho Jesus Cristo (Lc 24:47), mas haverá um tempo em que Deus há de julgar a todos, a começar pela Sua igreja!( I Pedro 4:17)


v.9 - Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.

Sim, o Senhor faz cessar tanto a guerra material quanto a espiritual. Jesus nos é apresentado como o "Príncipe da paz" em Isaías 9:6. 

Da mesma maneira, o Senhor julgará através do fogo, que é um símbolo de purificação e juízo, todos aqueles que se levantarem contra Ele. (Malaquias 4:1)


v.10 - Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.

Deus diz aqui "aquietai-vos" para que experimentemos a sua paz, segurança e providência! O nome dele é engrandecido entre as nações devido à sua Soberania e simplesmente, porque fora d'Ele não há Deus!

"Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus".(Isaías 45:5)

Mesmo não querendo, os orgulhosos rejeitadores do Evangelho terão que reconhecer que Jesus Cristo é o Senhor: "Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." (Filipenses 2:10-11)

O Pai do Céu quer que os seus amados tenham confiança n'Ele e é por isso que encontramos muitas vezes a frase "NÃO TEMAS" espalhada por toda as Escrituras.

Jesus nos disse assim: "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."(Mateus 6:34)


v.11 - O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)

O salmista repete propositadamente o versículo 7(isso pode indicar um refrão ou estribilho), onde diz que o Senhor está conosco e que Ele é o nosso refúgio. O Deus conosco, Emanuel, veio em carne e habitou entre nós! (Mateus 1:23) Se você crê em Jesus, crerá naturalmente no Pai que é invisível, mas real!

Quanto mais guardarmos a Palavra de Deus dentro dos nossos corações e meditarmos em nossas mentes, ela se fará presente quando precisarmos dela, pois é "em espírito e em verdade" que adoramos a Deus. “Estas palavras que eu hoje te intimo, estarão sobre o teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás, sentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te”(Deuteronômio 6:6-7 - Sociedade Bíblica Britânica).


Inculcar: v.t. Propor, recomendar. Imprimir uma coisa no espírito de alguém: inculcar uma verdade. Apregoar, notar. Revelar, dar a entender.

A lição que podemos aprender com este salmo 46 é que temos o Senhor como nosso guardador firme, como os muros solidificados de uma fortaleza. É onde vamos nos refugiar em tempos inseguros. O Pai amado é aquele que é inabalável e não deixará você sucumbir diante das dificuldades desta vida. 

Fique firme em Deus e nas suas promessas! Amém!


OBSERVAÇÃO 1: A palavra “Selá” que aparece entre parênteses nos versículos 3, 7 e 11. Selá (em hebraico: סֶלָה, também transliterada como selāh) é uma palavra usada frequentemente na Bíblia hebraica, geralmente em Salmos, e possui um conceito de difícil tradução. (Ela não pode ser confundida com a palavra hebraica sela‘ (em hebraico: סֶלַע) que significa "rocha".) É provavelmente uma marca litúrgico-musical ou uma instrução sobre a leitura do texto, algo como "pare e ouça". Selá também pode ser usada para indicar que haverá um interlúdio musical naquele ponto do Salmo.

OBSERVAÇÃO 2: Algumas informações deste post foram extraídas do comentário bíblico de John Gill, do blog Amando Almas, do site Instituto Paracleto e da Wikipédia.